Home » Culinária

Chá de alecrim

O chá de alecrim é uma bebida tão poderosa que é capaz de evitar vários tipos de câncer e ainda te ajudar a perder peso.

Chá de alecrim

Muito tem se falado do chá de alecrim para emagrecimento e também como bebida saudável. Na verdade trata-se de um chá bastante indicado, e vem sendo utilizado desde a idade média. Ou seja, não é novidade! É usado para o rejuvenescimento, como acreditavam os antigos. Também foi muito utilizado, já na época renascentista, para o combate da tristeza, pois era tido como a bebida da alegria. Seu preparo, assim como a maioria dos chás, é por infusão. Para quem não sabe o que é isso, infusão é o processo de inserir a erva em água quase fervente para retirar sua essência.

Vamos ensinar nesse artigo algumas dicas de como consumir o chá de alecrim e quais seus benefícios.
Comente suas dúvidas e sugestões ao final do texto.

Chá de alecrim benefícios

Por conter uma substância chamada carnosol, o chá de alecrim é um poderoso aliado no combatente ao câncer. É comprovado cientificamento que essa substância é eficaz no combate ao câncer de mama, próstata, cólon, leucemia e de pele. Portanto, um dos grandes benefícios do chá de alecrim é a prevenção a vários tipos de câncer. Também é um aliado na melhora da memória, pois contém a Derpina, mais conhecida como Ácido Carnósico, com propriedades que protegem e previnem o acometimento por Alzheimer.

Chá de alecrim1

Além do mais, o chá de alecrim também melhora o humor. Mas isso não é ao ingerir o chá, mas sim ao inalar seu cheiro. Isso mesmo, o cheiro de alecrim melhora o humor das pessoas! Enxaqueca também está na lista dos malefícios combatidos pelo chá de alecrim. Na verdade, há séculos o chá de alecrim vem sendo usado para combater a enxaqueca. Para finalizar, o alecrim também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Chá de alecrim e limão

Para consumir o chá de alecrim, você pode utilizar também um pouco de limão. O chá de alecrim com limão auxilia na perda de peso e ainda causa um efeito calmante. Se quiser, vale a pena acrescentar uma ou duas rodelinhas de gengibre, que irá ajudar a acelerar o seu metabolismo o que consequentemente auxilia ainda mais na perda de peso. O único "efeito colateral" disso pode ser seu efeito diurético, que o levará mais vezes ao banheiro do que o normal.

Mulher bebendo chá

Mas tome cuidado, antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou ingerir substância que possam causar qualquer tipo de perda de peso, ainda que naturais, procure um nutricionista e saiba mais a respeito.

Chá de alecrim
O chá de alecrim tem como nome científico Rosmarinhos Officialis, é um dos chás mais consumidos desde a época da Idade Média quando a Rainha Elisabeth da Hungria estava paralítica e com gota e procurava sua cura, mas não encontrava, foi então que um monge lhe ofereceu ajuda lhe dando o chá de alecrim e, então aos setenta e dois anos ela se curou de seus problemas de saúde.
Na mesma época o Chá era considerado rejuvenescedor e considerado uma planta que combatia a tristeza, a depressão e outras propriedades medicinais.

Chá de alecrim benefícios

Melhora a digestão, alivia o cansaço, as dores da enxaqueca e as dores de garganta, diminui os sintomas da gripe, da bronquite e da TPM, dá alivio nas aftas, estomatites e gengivites.
Previne problemas do coração, aumenta a capacidade de aprendizado e raciocínio lógico, além de auxiliar no tratamento de lesões musculares e dores nas articulações. Auxilia na prevenção de problemas respiratórios e debilidade cardíaca, combate hemorroidas e é um ótimo cicatrizante.
chá canela e limão
O alecrim age diretamente no centro vital, curando e aliviando as dores e fazendo com que o corpo fique resistente e com alta imunidade, também reduz muito os problemas capilares como a queda de cabelo e as caspas e ajuda a cuidar da saúde da pele, deixando-a sempre macia.
Pode ser consumido em compressas, comprimidos e em derivados, mas a melhor forma de consumi-lo é em chá, porque passa a agir diretamente no organismo com mais rapidez. Pode-se beber de 1 a 4 xícaras dele diariamente sem a adição de açúcar.
Uma boa dica é 01 xícara de alecrim para ½ litro de água. Deixe a água ferver e acrescente a erva, desligue, tampe-a e espere por mais ou menos 15 minutos e estará pronto, tomar entre as refeições até 4 xícaras.

Chá de alecrim e limão

Chá de alecrim com limão
Existem certos segredos que nos auxiliam muito durante a vida, um deles é o chá de alecrim com limão, que além de ser um ótimo calmante auxilia na perda de peso, pois ajuda a acelerar o metabolismo.
Diminui a ansiedade, controla o nervosismo, desincha o corpo e, com isso melhora o sistema digestório e limpa seu organismo. Para prepará-lo é bem fácil. Coloque em uma caneca 200 ml de água de água, duas rodelas de limão e um ramo de alecrim espere ferver, desligue o fogo e sirva.

Chá de alecrim e canela

Chá de alecrim com canela
Esse chá também é muito consumido e tem benefícios semelhantes ao com limão e serve como calmante, somando ao efeito termogênico da canela. O chá de alecrim com canela atua aliviando o estresse, trazendo tranquilidade e calmaria, diminui a ansiedade e o nervosismo. Para prepará-lo, coloque em um recipiente 200 ml de água, dois pauzinhos de canela e um ramo de alecrim, espere ferver, desligue, tampe e aguarde em média 10 minutos, em seguida é só adoçar e servir.
Esses tipos de chá trazem muitos benefícios, mas há contraindicações, não é recomendável que pessoas com histórico de convulsões, que tenham gastroenterites, que estejam gestantes ou que tenham alergia do alecrim e é indicado apenas para pessoas acima de 12 anos.

Tags:
Publicado por Paulo
Revisado em 11/08/2015

Compartilhar