Home » Documentos

Carteira de trabalho estágio

Apesar de não ser obrigação do empregador, alguns podem chegar até a registrar o estagiário com observações na carteira de trabalho.

carteiras de trabalho

As pessoas estudam para encher-se de conhecimento e fazer bonito no mercado de trabalho, aí antes mesmo de terminar os estudos você quer botar em prática o que está aprendendo na teoria, na faculdade ou na escola, achando que vai ser tudo lindo, afinal, você é o aluno nº 1 mesmo não é? Então, a primeira oportunidade de emprego que aparece na área, você agarra com todas as forças, para ser... o estagiário! Você vai trabalhar que nem um condenado, vai ganhar uma merreca, vai servir de tapa buraco, vai ser zuado pelos veteranos da empresa, mas mesmo assim, você se enche de orgulho, bate a mão no peito e vai correndo contar pra sua mãe que conseguiu um emprego em uma multinacional!

Acha que dá conta do recado, afinal você está estudando pra isso, na teoria sabe como tudo funciona, mas sinto muito em te informar que, na prática tudo é bem diferente, vai ter que se virar nos 30! E nem precisa chegar lá no primeiro dia com sua carteira de trabalho, esta, continuará em branco, isso mesmo, o estágio não cria vínculo empregatício com carteira assinada, quem sabe um dia, no futuro, seu chefe pense com carinho no assunto, mas neste caso você passará a assumir outro cargo e deixará de ser estagiário. Anda não entendeu o que eu “tô” falando? Então continue lendo este texto.

Carteira de trabalho assina estágio

A empresa contratante não é obrigada assinar a carteira para cargo de estágio, o documento existente que comprove a contratação é o Termo de Compromisso de Estágio no qual deve constar informações do estudante, informações da instituição de ensino e as especificações do estágio, como objetivos, jornada de trabalho, as atividades que serão exercidas pelo estagiário na empresa, assim como o valor da bolsa auxílio e auxílio transporte.

estágio

E tudo isso deve ser assinado pela empresa, pela universidade ou escola, pela empresa contratante e pala agência de estágio que encaminhou todo o processo desde o início.

Carteira de trabalho estágio remunerado

As contratações de estagiários não são regidas pela CLT que é a Consolidação das Leis do Trabalho, então não incidem encargos sociais nestas contratações, porém, o contratante, se quiser, pode anotar, carimbar e assinar na parte de ‘anotações gerais’ que fica no final da carteira de trabalho.

mãos segurando carteira de trabalho e dinheiro

Para a anotação deve ter as seguintes informações: o nome da empresa que está concedendo o estágio, o nome da instituição de ensino do estagiário, ano ou período do curso, nome do curso, data de início do estágio e data de término de estágio.

Carteira de trabalho contrato de estágio

O contrato de estágio não tem vínculo nenhum com a carteira de trabalho e previdência social CTPS, mas é redigido um documento no qual deve constar os dados do contratante, do contratado, da instituição de ensino e da empresa agência de estágio.

O estágio é bastante sofrido, mas é uma experiência ótima, com certeza que faz estágio sai à frente daqueles que nunca trabalharam na área, pois esta experiência logo cedo, enriquece o currículo.

Saiba mais sobre os direitos do estagiário neste vídeo do Youtube:

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 24/01/2014

Compartilhar