Home » Política

Cargos políticos e suas funções

A cada eleição, indicamos nossos candidatos para que ocupem cargos políticos. Conheça as funções de cada um e vote com consciência.

Aqui no Brasil,  a cada dois anos passamos por eleições municipais, estaduais ou federais, mas infelizmente muitas das vezes não sabemos as funções dos nossos representantes, tampouco nos lembramos os nomes nos quais votamos. Por isso, para exercermos a nossa cidadania e cobrarmos medidas da melhor maneira possível, é importante que saibamos o que cada político faz.

Brasília

Independente de gostarmos de assuntos relacionados à política, é extremamente necessário que saibamos a importância de cada função ou cargo em que votamos. Se soubermos as atividades de cada cargo político, fica mais fácil cobrar de maneira eficiente que as nossas necessidades sejam atendidas, principalmente as melhorias nas áreas de saúde, segurança, transporte, moradia e educação.

Abaixo, segue uma breve explicação de cada função dos cargos políticos eletivos:

Cargos políticos municipais e suas funções

Prefeitura de São Paulo

Os políticos de um município são os mais próximos de sua população, que sabem de todos os problemas locais. Por isso, devemos conhecer quais as atribuições de prefeito e de vereador.

O cargo mais importante em um município é o prefeito. O prefeito, chefe do Poder Executivo, é responsável por administrar a cidade, colocar em prática políticas, obras e projetos e cuidar do bem estar de sua população através de diversos convênios com outras instituições, além de planejar obtenção de recursos com os governos estadual e federal para manter todo o serviço público em funcionamento e administrar as verbas direcionadas a cada departamento municipal.

A principal função de um vereador, representante do Poder Legislativo, é fiscalizar todos os atos do Prefeito, como a administração pública e os gastos, além de criar a Lei Orgânica do Município. Para este cargo não há um limite de reeleições e cada cidade pode ter de 9 a 55 vereadores, de acordo com o tamanho do município.

Cargos políticos estaduais e suas funções

Palácio dos Bandeirantes - Governo de São Paulo

Entre os cargos estaduais, o de governador é o mais importante em um estado. O governador escolhe os seus comandados, além de responder por todos os atos de sua administração e buscar recursos junto ao governo federal.

Já o deputado é responsável por criar leis, revogar e criar emendas para as leis, e ainda tem a responsabilidade legítima como representante do eleitor na esfera Estadual, responsável por Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) e fiscalização das contas do governo. Podem ocorrer reeleições por diversas vezes.

Cargos políticos federais e suas funções

Palácio do Planalto - Governo Federal

O presidente é o cargo mais importante do país. É responsável por representar a nação perante o mundo e definir estratégias para governar, além de escolher os Ministros de Estado e cuidar da Economia do país. Por sua vez, o senador possui como principal tarefa fiscalizar o presidente da república, os ministros de Estado, o vice-presidente, o uso dos recursos públicos e a criação de leis para o benefício dos estados. Ou seja, ocupa o posto de revisor das decisões dos deputados.

Assim como os deputados estaduais, os deputados federais criam leis, que podem passar para frente ou simplesmente serem engavetadas. As lei podem ser modificadas, revogadas ou aprovadas e cada estado possui um número certo de deputados, portanto quanto mais populoso o Estado, maior a quantidade de deputados.

Agora que você já conhece a função de cada um dos cargos políticos, seja cada vez mais consciente na hora de votar, informando-se sobre as propostas e o histórico dos candidatos.

O vídeo a seguir traz mais explicações sobre os cargos políticos e suas funções.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 20/03/2018

Compartilhar