Home » Festa

Cardápio para ceia de Natal

O Natal é momento de unir toda a família. A ceia é pensada em cada detalhe, desde o amigo secreto até o cardápio. Veja dicas!

Bolinho de papai noelPara muitas pessoas o Natal é sinônimo de alegria, presentes e família reunida em volta de uma mesa com muita, mas muita comida.

Não só os pratos típicos do Natal, mas outras especiarias entram no cardápio da ceia ou do almoço da data comemorativa.

Os preparativos já começam cedo, as lista de convidados, a organização da casa para receber as pessoas, a compra do supermercado, que nesta época é reforçada.

A decoração interna e externa da casa, e claro, a decoração da mesa de Natal também são muito importantes para impressionar seus convidados! E finalmente o cardápio.

Todos esperam pratos diferentes, especiais ou sofisticados para a ceia de Natal e isso tudo pode parecer pesado para você, tanto na hora de fazer a digestão quanto na hora de pôr a mão no bolso, mas não se preocupe, aqui você encontra dicas para economizar na composição do “menu” da sua festa e dicas para um cardápio light, o que é mais recomendado para refeições noturnas.

Mas se você é daquelas pessoas que não está preocupada com uma coisa e nem com outra, também tem um cardápio completo para você, com tudo que uma comemoração natalina tem direito, sem se preocupar com gastos e dados nutricionais dos alimentos.

Cardápio para ceia de Natal light

DamascoOs pratos mais leves e de baixa caloria, são mais adequados para a ceia de natal, afinal o jantar de ceia é servido à meia noite, um horário consideravelmente tarde, então selecionamos um cardápio light para você oferecer em grande estilo para seus convidados.

Para a entrada temos as seguintes sugestões, damasco com cream cheese, tomates cereja com ricota, outra boa opção são os palitinhos de cenoura e de pepino sem molho.

Barquinha de palmito, batidinha ou até mesmo água para acompanhar. No prato principal sirva muita salada e preste atenção ao molho e temperos, eles também não podem ser calóricos, salpicão de legumes, duas opções de carnes, branca ou vermelha, farofa, para a bebida sirva água, suco ou vinho. Para a sobremesa sirva frutas.

Cardápio para ceia de Natal completa

Tender com abacaxiO cardápio completo para a ceia de Natal pode ser composto dos seguintes elementos: para a entrada, sirva salgadinhos de festa, coxinha, risoles, quibe, bolinho de queijo, a primeira degustação será um sucesso logo de cara, para acompanhar os salgadinhos, que tal uma farofa recheada com castanha portuguesa, pão francês, uvas passas.

Para o prato principal, o tradicional peru, você pode servir também o tender com abacaxi que é uma delícia.

E para finalizar com sucesso, a sobremesa tradicional da ceia de natal é a rabanada, bastante comum nos lares brasileiros.

Cardápio para ceia de Natal econômica

Mousse de chocolateAgora, se a solução dos seus problemas é fazer um cardápio mais econômico, também podemos de ajudar.

Bem, a grana ta curta e o décimo terceiro já acabou, você pode começar a ceia servindo torradas de frango ao gergelim na entrada, acompanho batatas chips, como prato principal a moqueca de Natal, isso mesmo, uma moqueca à base de pernil com arroz branco e para fechar com chave de ouro, a sobremesa pode ser uma deliciosa mousse de chocolate sem ovo.

Ceia

A preparação da ceia de Natal é importante, principalmente quando se reúne pessoas de diferentes tipos de paladares, tornando as opções de pratos ainda mais variados para todos aproveitarem a festa. A ceia pode ser um jantar tradicional ou ainda a preparação de uma mesa que permita ao convidado apreciar as diferentes iguarias preparadas, combinando os alimentos que mais lhe apetecem.

Podem ser preparados salgadinhos para servir como aperitivo, podendo também separar as peças frias, como queijos, presunto, ovos de codorna com molhos variados ou ainda torradas com molhos e patês variados. O peru é o prato principal do cardápio, podendo ser acompanhado por um arroz colorido, farofa, batatas ou o famoso salpicão, e as sobremesas podem ser tradicionais, como pudim, pavê, rabanada e mousse.

Cardápio para ceia de Natal light

Pratos natalinos

Desfrutar de uma ceia de Natal sem precisar sair da dieta pode ser essencial para quem é rigoroso com o peso, evitando o efeito sanfona que acontece em todo mundo nas festas de final de ano, podendo substituir determinados alimentos, ou ainda buscar pratos que possam ser facilmente preparados e que proporcionem baixas calorias. Nestas substituições, o tender se faz mais amigo da dieta do que o peru de Natal, além disso, o mousse pode ser preparado com receita light para ser servido como sobremesa.

O peixe é ainda a principal escolha para quem está de dieta, ainda mais se for grelhado, podendo substituir o tender e o peru de Natal, podendo ser acompanhado por uma salada de aipo, salada de alface ou de legumes cozidos e para a sobremesa, pode ainda ser feito uma salada de frutas, ou um panetone light.

Cardápio para ceia de Natal completa

Mesa natalina

Uma ceia completa pode levar diferentes opções de pratos, porém deve manter as opções de entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa, podendo ainda servir alguns petiscos para que os convidados se saciem antes de começar a servir a ceia completa.

Uma salada de lentilhas pode ser uma opção inusitada de entrada, ou ainda uma salada de mozarela de búfala, e o prato principal pode ser um peru acompanhado de salada de maionese e arroz colorido, ou ainda um lombo de porco com arroz ao champanhe, e a sobremesa pode ficar por conta de uma torta de damasco ou pavê de trufas.

Cardápio para ceia de Natal econômica

Ceia de Natal econômica

Optar por batatas gratinadas com queijo e presunto é uma opção barata de entrada, ou ainda legumes grelhados com queijo, a salada Ceasar e o lombo de porco com farofa também são opções mais econômicas, além de uma sobremesa de merengue italiano.

Para não se perder nas tarefas da cozinha, planeje a ceia com bastante antecedência, podendo ainda criar uma lista somente para as compras da ceia, considerando os temperos que serão utilizados e os ingredientes mais utilizados no cotidiano, que podem faltar no momento do preparo, sendo assim, garanta somente que os ingredientes utilizados nas receitas não sejam consumidos até o dia do preparo.

Calcule o tempo de cada prato para poder se organizar na ordem de preparo, evitando que saia da cozinha somente no horário da ceia, sendo assim, prepare a sobremesa com um dia de antecedência para que não ocorram atrasos, e tente preparar simultaneamente os demais pratos desde cedo, iniciando pelos mais demorados e por fim os mais rápidos.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 25/11/2013

Compartilhar