Home » Cultura

Características da cultura francesa

Mergulhe no universo da cultura francesa e conheça grandes destaques e características da França e sua moda, cinema e música.

Torre Eiffel

Uma das culturas consideradas mais surpreendentes e interessantes é a da França, sendo que os franceses possuem costumes diferentes dos demais ao redor do mundo e tais aspectos são aplicados não somente no modo de falar ou em suas ações, mas de forma cultural que podem ser notados, principalmente, nas artes e nas vestes do povo.

Cinema da cultura francesa

Gerárd Depardieu

O cinema francês é uma marca registrada da cultura, vários brasileiros atraem-se pelo estilo próprio dos filmes que são exibidos, normalmente, em cinemas específicos, sem que estes sejam apresentados para a massa, pois o público, atualmente, considera como exemplo os filmes hollywoodianos e, muitas vezes, o cinema francês não apresenta a mesma história e enredo que são apresentados pelos americanos.

O aspecto mais relevante é que o cinema francês é considerado o mais dinâmico da Europa, havendo vários produtores que conseguiram consagrar-se por seus filmes belíssimos, assim como Gerárd Depardieu, ele foi o percussor do cinema francês, com várias estreias marcantes em sua gama de histórias criadas, fazendo parte de seu portfólio o famoso “Os 101 Dálmatas”, este que marcou a história e permitiu exibir ao restante do mundo alguns aspectos da França. O cinema francês recebeu um papel importante na comunicação social, os filmes criados eram tecnicamente e historicamente importantes para estabelecer-se a comunicação.

Música da cultura francesa

Jacques Brel

Ainda que os brasileiros não conheçam muitos aspectos da música francesa, a mesma está presente em diferentes meios de comunicação, mesmo que programas do gênero não sejam exibidos em nosso país. O principal destaque da música francesa é o canto gregoriano, várias canções deste gênero ficaram famosas, assim como aquelas que continham a polifonia, com vários sons ao mesmo tempo. Como a França foi um dos países onde os trovadores do século XII estavam, os mesmos também permitiram influenciar a música, porém rapidamente houve a mudança para as canções atuais, na época do romantismo, dando lugar aos novos compositores como Dalida, Jacques Brel, Edith Piaf, entre muitos outros que seduziram e até hoje permitem encantar todos os ouvintes.

Moda da cultura francesa

Coco Chanel

A moda francesa é um dos aspectos mais atraentes da cultura, houveram vários períodos, com diferentes mudanças relacionadas ao vestuário do povo local. A primeira passagem foi o Diretório, onde as pessoas vestiam-se com roupas bruscas, fazendo com que os habitantes muitas vezes considerados como mal vestidos, porém esta impressão rompeu-se com a passagem conhecida como Império, esta com a marcação da silhueta das mulheres e formas sofisticadas, utilizando, principalmente, de corsets. A última passagem foi a Regência, sendo que a mesma apresenta um look mais romântico. Para os brasileiros, até os dias de hoje, a França é considerado o país de alta-costura, com peças sofisticadas e modelos elegantes.

Cada povo possui uma cultura diferente, sendo que a mesma costuma ser modificada de acordo com os países, porém dentro de uma só nação é possível perceber as várias diferenças que pessoas de estados diferentes possuem, principalmente no Brasil, com várias influencias de outras localidades que foram repassadas para o nosso dia a dia.

Conheça mais características da França e sua cultura com o vídeo a seguir.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 17/10/2013

Compartilhar