Home » Cultura

Características da cultura de Portugal

A cultura de Portugal é extremamente rica em sua culinária, música, dança e literatura. Veja algumas de suas principais características.

Cada nação, normalmente, possui sua própria cultura, costumes e hábitos, essa tradição é repassada para outras gerações para que continuem sendo praticados, fazendo com que o país possa ser reconhecido por alguns aspectos culturais, além de que, ocasionalmente, tais hábitos são repassados para outros países, fazendo com que haja influências para diferentes partes do mundo.

Bandeira de Portugal

No Brasil, assim como em vários outros países da América, os portugueses são os principais responsáveis por nossos hábitos cotidianos, já que vários dos costumes são originários de Portugal, até mesmo por conta da colonização que ocorreu comandada pelos portugueses. Os campos mais afetados em relação às influências da cultura de Portugal foram: culinária, danças, músicas e literatura

A culinária da cultura de Portugal

A culinária é um dos aspectos mais marcantes da culinária portuguesa, vários aspectos da cultura que foram trazidos ao Brasil e aos outros países se tratam de pratos que são cultivados até hoje pelos portugueses, fazendo com que o cardápio dos mesmos seja repleto de delícias gastronômicas. Um dos mais tradicionais é o pão, este é originário dos portugueses e foi adotado pelos brasileiros, assim como por diferentes outras regiões do mundo, tal como o vinho, que marca a origem portuguesa em nossa nação.

Comidas portuguesas

Sopas e cozidos também são originários de Portugal, assim como o famoso azeite que serve de tempero e ingrediente para o preparo de vários pratos e refeições. Enchidos, peixes e mariscos, principalmente o bacalhau, também se originam da culinária portuguesa. Em questão de doces da gastronomia portuguesa, é possível ressaltar uma série de pratos deliciosos como: pão de ló, Pudim Abade de Priscos Choquinhos à algarvia e diferentes outras especiarias, principalmente contendo ovos em seus ingredientes. Uma curiosidade é que uma das dietas mais realizadas atualmente por homens e mulheres surgiu em Portugal, chamada dieta mediterrânea.

Dança Fandango

Músicas e danças da cultura de Portugal

A música e a dança portuguesa são características, o ritmo é costumeiramente alegre, permitindo que, não somente os próprios portugueses, assim como diferentes outras nações, passem a divertir-se com as canções originárias do local. As músicas e danças são, normalmente, originárias do folclore português, sendo possível destacar uma série de tipos de dança, principalmente, assim como fandango, dança de roda, chotiça, corridinho, vira, verde-gaio e até mesmo a valsa de dois passos que também foi criada pelos portugueses, considerada a mais comum no Brasil.

Livros de Literatura Portuguesa

Literatura da cultura de Portugal

A literatura portuguesa é repleta de especificidades e épocas que marcaram a história, estas de alguma maneira, afetaram tanto os brasileiros, quanto os outros países. É possível destacar, na literatura portuguesa, marcos como: Renascimento com o teatro, prosa e lírica; Barroco com a poesia lírica e a prosa; Neoclassicismo com as academias, poesias, prosa e teatro; Romantismo e Realismo com a poesia, teatro e novela; entre outros.

A cultura de Portugal é repleta de detalhes interessantes e aspectos surpreendentes que afetaram diferentes outros países, permitindo identificar uma nação própria e visualizar os costumes e hábitos que podem ser encontrados até hoje em territórios portugueses.

Veja mais traços culturais e históricos de Portugal no vídeo a seguir.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 31/10/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados