Home » Cultura

Características da cultura brasileira

O Brasil é um país que tem sua cultura originada a partir de diversas outras culturas, formando assim a nação brasileira.

Brasil

O Brasil é um grande sistema vivo em termos de cultura, pois concentra dentro de suas fronteiras uma enorme diversidade de elementos sociais que, no decorrer do tempo, construíram a imagem de uma nação marcada pela mistura de povos. Assim, em cada cantinho desse país enorme é possível encontrar os mais diferentes sinais de vida cultural, todos autônomos e característicos, que juntos criam a constelação mais bela de nosso país. Conheça mais sobre esse complexo e rico sistema:

Características da cultura brasileira: povos

Brasileiro

Diferente de outros povos, nenhum brasileiro pode se dizer cem por cento descendente de qualquer etnia especifica, pois um dos processos mais complexos de nossa formação foi a agregação de povos ao longo da história. Assim, desde o tempo da colonização, com a chegada dos portugueses, o Brasil começou um processo de diversificação e combinação étnica.

Em primeiro momento através da relação entre nativos e colonos, e depois, com a agregação dos novos povos que chegaram no decorrer dos séculos XIX e XX: os italianos e japoneses, os alemães e os povos do oriente médio; e mais recentemente, os outros povos da América Latina.

Características da cultura brasileira: culinária

Tapioca

Com todo esse acumulo de nacionalidades, eleger um prato cem por cento típico é difícil, pois cada um destes povos trouxeram na bagagem suas tradições, inclusive as culinárias. Por isso, a mesa brasileira é uma das mais diversificadas do mundo.

Um exemplo disso é o acarajé, conhecido no mundo todo, e nasceu da relação dos escravos com as novas possibilidades de alimentos que o Brasil oferecia. Outro exemplo é a tapioca, de origem indígena, que hoje é um dos pratos mais típicos de todo o país. E é claro, o pastel, que todos amam comer na feira, e é herança das colônias japonesas no Brasil.

Características da cultura brasileira: música

Pagode e samba

Dizem que um dos aspectos mais fortes de nossa cultura é o ritmo. Somos um povo extremamente musical. E pode-se atribuir isso justamente a essa diversidade, pois muitos gêneros musicais cem por cento brasileiro nasceram das relações entre as musicas trazidas por nossos imigrantes. É o caso do pagode, que nasceu do samba africano, e junto com o desenvolvimento urbano, originou-se nas favelas do Rio de Janeiro.

Ou o próprio Samba, que nasceu do Samba de Roda, importado da África. Ou até mesmo o nosso sertanejo, que foi o estilo que sofreu mais mudanças ao longo dos anos, justamente pelo contato com os outros gêneros, tendo começado com a moda de viola e terminado no sertanejo universitário.

Características da cultura brasileira: danças

Frevo

Se a música faz parte de quem somos, a dança o faz também. Qualquer bom sambista não nega, a paixão começa nos pandeiros e termina nos pés. Por isso muitas danças se espalham por todo país. Tais quais o frevo, o axé, a quadrilha, o funk, entre outros.

De qualquer modo, fica evidente que seja nos passos, no ritmo, nos sabores ou nas próprias pessoas, o Brasil é um universo que concentra uma ampla biodiversidade cultural.

Diversidade cultural brasileira

O Brasil é um dos países mais amplos do mundo em muitos sentidos. Geograficamente estamos entre os maiores países do planeta, e para tanto espaço somente uma vida cultural bastante diversificada poderia resultar.

Ao longo de nossa história, o Brasil foi povoado por vários povos, de diferentes etnias, vindos de toda parte do mundo, que aqui trocaram bagagens culturais e foram influenciados pela cultura que já existia, misturando diferentes pontos em que se encontravam. Assim, nossa cultura é bastante pluralizada, ampla, e de grande diversidade de costumes, cores e formas. Saiba mais sobre os principais elementos e características da cultura brasileira.

Características da cultura brasileira: culinária

A comida brasileira é uma das melhores do mundo. Reconhecida por seu tempero e sabor forte, a comida brasileira encanta paladares de todos os gostos e há quem diga que basta provar uma vez para ficar enlevado por tanto sabor.

Muitos de nossos pratos, por sua vez, têm sua história ligada com a história de nosso próprio país. É o caso da feijoada, por exemplo, cuja história remonta ao tempo dos escravos, que não podiam receber a mesma alimentação que os brancos e eram alimentados com os restos de carne (em especial o porco), e com feijão preto, que era tido como inferior. Os negros, muito espertos, por sua vez casaram os dois, e o resultado é o que hoje nós chamamos de feijoada.

Feijoada

Outro prato cem por cento nossa é a tapioca. De origem indígena, a tapioca é mais antiga que o Brasil, já sendo consumida pelos índios antes da chegada do homem branco. Assim, a tapioca, tanto a doce como a salgada, constitui um dos nossos pratos mais típicos, que só seria completo quando os portugueses trouxeram da Europa outros ingredientes, como o doce de leite, o que a faz um prato fruto da barganha cultural que é tão característica nossa.

Características da cultura brasileira: música

Música brasileira

Dizem que o brasileiro é alguém musical por natureza, e isso é verdade. Não existe brasileiro que não ame a música. E nossa música e nossa história também se confundem. É o caso do tropicalismo e dos movimentos musicais da contra cultura, que em plena época de ditadura buscavam uma forma de expressão autentica, fugindo das limitações da censura e compondo, com ritmos bem brasileiros, canções críticas sobre a vida social no país.

Ainda hoje, muitos nomes dessa época são cultuados por seu valor cultural, como Caetano Veloso, Chico Buarque e a banda Legião Urbana.

Características da cultura brasileira: danças

Mulheres dançando frevo

E se somos apaixonados por música, a dança, com certeza, é parte integrante de nosso dia a dia (a pesar de que nem todos os brasileiros saibam sambar!). O samba, por sua vez, constitui uma das danças mais tradicionais brasileiras. Surgida na senzala, o samba é um ritmo marcante, originalmente marcado pelos tambores africanos, que tocavam por toda a noite nas festas dos escravos.

O frevo tem origem no norte do Brasil, é outra dança muito típica nossa. Com movimentos frenéticos e rápidos, é uma das danças mais difíceis de dançar no país.

No vídeo abaixo você confere mais informações sobre as características da cultura brasileira:

Publicado por Andre
Revisado em 15/10/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados

Receba novidades

Comentar