Home » Infância

Birra infantil o que fazer

As birras na infância são normais até os 4 anos de idade, mas quando ela é exagerada é preciso ficar alerta e procura ajuda profissional.

criança fazendo birraO processo de formação de uma criança passa por várias etapas, sendo que algumas delas envolvem resistência.

Embora com o avanço da idade essa resistência se torne mais ordenada e talvez até ideológica, na infância trata-se de algo mais emotivo e de momento, mas que quando não educada pode tornar-se algo frequente no comportamento da criança.

E embora todas as crianças passem em menor ou maior grau pela birra ao menos algumas vezes durante a infância, alguns pais sofrem pela violência e frequência com que seus filhos fazem as tão lamentáveis cenas de birra. Saiba mais.

Como acabar com a birra dos filhos

É verdade que a birra é algo normal, mas, embora muitos pais achem fofos os ataques ocasionais de birra de seus pimpolhos, na verdade trata-se de um comportamento que precisa ser educado. Em primeiro lugar, a birra não é bonita, pois além de ser uma forma de resistência a autoridade dos pais, também pode vir a se tornar um habito do qual a criança não permitirá que seja contrariada, o que termina com a perda dos limites.

menina fazendo birra

Em segundo lugar, cuidado pais, a birra de seu filho pode sim ser sua culpa, por duas razões: um, claro, o exemplo, e dois, a condescendência, ou seja, o quanto você se deixa influenciar pela birra de seu filho. Assim, o começo para acabar com a birra de seus filhos é deixando de ser condescendente com essas situações.

nenem fazendo birra

Um pai precisa ser firme, isso não machuca nem ofende o filho, ao contrário, é fundamental para exercitar a obediência e senso de autoridade dos filhos. Demonstrar que a birra não funciona é o melhor modo, e isso se faz não cedendo a imposição do filho, e principalmente, não o ficar paparicando para que pare de fazer birra. Se a cena for em casa, deixe seu filho ter a crise de birra, afaste-se e cuide de seus afazeres.

birra no supermercado

Você perceberá que ele irá te seguir. Isso porque a birra nada mais é que uma forma de pressão psicológica. Assim, quando você aprende a ignorar esse sintoma, você vence a batalha. Em locais públicos, talvez se torne necessário o uso ou do castigo, ou de uns beliscões. Mas não se submeta a uma cena embaraçosa. Leve seu filho para um lugar reservado e aguarde até que se acalme, seja duro, mas lembre-se, sem violência. Quanto mais vezes ficar claro ao filho que a birra não funciona, mais cedo ele irá abandona-la.

Crises de birra infantil

A birra infantil é um processo de resistência na formação das crianças, onde elas aprendem a impor e valorizar sua vontade. Mas, embora natural, deve ser combatida. As crises que em suma são muito violentas devem ser tratadas da mesma maneira que um ocasional caso de birra comum.

birra de criança

O pai deve se manter firme, e fazer valer sua autoridade, até para não ficar desacreditado com o filho mais tarde, não se deixando levar pela birra, e se necessário, deve sim castigar o filho de modo proporcional ao ataque, se possível, com castigos que envolvam privação e sem contato físico.

Para mais informações sobre o tema assista ao vídeo do Youtube e saiba como acabar com a birra infantil

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 19/02/2014

Compartilhar