Home » Saúde

Benefícios do leite de soja

A soja é uma leguminosa que possuí grande poder nutricional, auxiliando assim na prevenção de várias doenças.

A soja é uma leguminosa que pertence a família do feijão, da lentilha e do grão de bico e é rica em proteínas, fibras e alguns minerais e vitaminas. Há séculos esse grão é muito usado no oriente, principalmente no Japão onde é o principal ingredientes de vários pratos. Existem diversos alimentos que são feitos a partir da soja, por exemplo, o óleo, o farelo, a farinha, chocolate, hambúrgueres e até o queijo de soja o tão conhecido Tofu, mas aqui no Brasil o leite de soja além de ser o produto mais consumido feito desse grão é o que mais trás benefícios a saúde.

beneficiossoja

Os maiores benefícios

Os benefícios do leite de soja são muitos e um dos principais é de auxiliar na prevenção do câncer como o de mama, próstata e o de cólon de útero, devido às substâncias contidas na soja. Também pode diminuir os ricos das doenças do coração, ajudam no controle do colesterol alto e da diabete.

Combate à osteoporose e por conter peptídeos ativos ajuda também na queima de gorduras corporal, ou seja, ajuda a emagrecer, mas claro ele sozinho não é eficaz junto deve-se fazer exercícios físicos e ter uma boa alimentação. Equilibra os níveis de insulina e glicose no corpo com isso diminuindo os problemas renais e por possuir fibras previne a insuficiência dos rins afastando seus organismo do diabetes tipo 2 e não tem colesterol e nem gordura saturada. A soja também trás benefícios a quem tem crises de asmas e quem precisa ter uma boa memória, ajuda nos sintomas da TPM e é rico em fibras, complexo B e proteínas.

alimentaçãoooo

Como fazer o leite de soja em casa?

É muito fácil. Pegue um litro e meio de água e uma xícara de grãos. Lave bem os grãos e deixe de molho por 24 horas, escorra e leve ao liquidificador e bata com a água. Coe, se possível, em um pano de prato para que o resto dos grão não passe, leve ao fogo e quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe por 10 minutos, então espere esfriar e coloque na geladeira, espere algumas horas e já estará pronto para consumir.

leitej

Algumas Restrições

Existem restrições para se beber o leite de soja, por conter isoflavonas que interferem no funcionamento dos hormônios da tireoide, por isso pessoas que apresentem problemas na tireoide são contraindicadas e para quem consome muitos produtos com esse grão e em grandes quantidades podem desenvolver algumas reações alérgicas, como inflamação na garganta e urticária. Já quem não está acostumado a beber podem desenvolver problemas gastrointestinais, como náuseas e prisão de ventre.

leitedesoja

Existem diversas marcas que resolveram aderir na produção o leite de soja como a Nestlé, a Batavo e a Yoki. Os preços variam de 2 a 7 reais, já os preços das fórmulas próprias para crianças que tem tolerância a lactose variam de 25 a 70 reais, mas elas só podem consumir através da prescrição de um médico ou de uma nutricionista, já que não contém colesterol que é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central e do cérebro das crianças. Veja mais sobre alimentação saudável no vídeo a seguir.

Razões para tomar leite de soja

O leite de soja possui vários benefícios, mas o principal e mais impactante é a prevenção do câncer. Isso porque o leite de soja é rico em substâncias como a isoflavona sendo ela da própria soja e inibidores da protease.

leitedesojacopo

Mas esse não é o único benefício do leite de soja, pois ele também ajuda na diminuição de doenças do coração e combate a osteoporose, além de ajudar a controlar a diabetes e o colesterol.

Ele é rico em fibras, vitaminas do complexo B e proteínas, além de uma elevada concentração de cálcio. Mas cuidado, não substitua o leite de vaca, sem antes consultar um nutricionista.

leitedesojaesuaspropriedades

Além do mais, o leite de soja é livre de colesterol e tem bem menos gorduroso do que o leite de vaca.
E o melhor de tudo, a dificuldade em encontrar esse tipo de leite no mercado já acabou. Isso porque grandes marcas estão comercializando-os, como a Ades, Yoki, Jasmine, Pró vida, Nestlé e outras gigantes do mercado.

O preço também não é espantoso, não chegando a 20% a mais do que os leites comuns.

vitaminadesojacomfrutas

Como fazer leite de soja em casa

Caso você tenha dificuldades em encontrar o leite de soja no mercado, não há desculpa para não tomá-lo. Nós vamos lhe dar a receita e é só segui-la certinho que você fará seu próprio leite de soja.

Você vai precisar de 1 xícara de grãos de soja e 1 litro e meio de água.

leitedesojacaseiro

Lave bem os grãos da soja e deixe de molho de um dia ao outro. No dia seguinte, lave novamente os grãos e coloque em um liquidificador para bater com a água. Coe em um pano de prato e leve ao fogo em uma panela. Quando ferver, deixe em fogo baixo por 10 minutos. Agora é só esperar esfriar e colocar na geladeira. Você já tem seu leite de soja.

leitedesojaempo

Capuccino de leite de soja

Para fazer essa deliciosa receita você vai precisar de leite de soja quente, 4 nozes demolhadas (30 min), flor de sal, frutose, aroma de baunilha, café de cevada em pós, cacau em pó e palhinhas.

Capuccinodeleitedesojanaxicara

Pegue o leite e tempere com uma pitada de flor de sal, frutose e aroma de baunilha. Triture as nozes no leite. Passe os copos pela água e não limpe por dentro, apenas escorra.

leitededojacomnozes

Aplique o pó de café de cevada na parte de dentro do copo, para colar nas paredes molhadas do copo. Sirva o leite de soja e a noz ainda mornos, com espuma. Coloque, para deixar ainda mais saboroso, as duas colheres de cacau em pós e as palhinhas.

docedesojaecanela

Na verdade você vai usar as palhinhas para misturar o chocolate enquanto bebe.

Para quem ainda não sabe, a soja é uma maravilha do reino vegetal, sendo que mesmo pequena, oferece uma vasta quantidade de alimentos derivados que são fontes de nutrientes, sendo que para muitos, os grãos de soja são conhecidos como “grãos milagrosos”. A soja é atualmente um dos alimentos mais completos e versáteis que o ser humano conhece, pois é um alimento funcional que nos proporciona os nutrientes necessários e nos traz muitos benefícios, no entanto, mesmo sendo um dos maiores países produtores de soja, o Brasil consome muito pouco este tipo de grão, sendo que o consumo nacional se restringe apenas ao óleo. De acordo com muitos estudos já realizado em relação a soja comprovam que o consumo de seus produtos derivados reduz o risco de inúmeras doenças, como câncer de próstata, do pulmão, do esôfago, da mama e cólon, além de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa.

Além de contar com um alto valor nutricional, a soja ajuda na prevenção de doenças, como as citadas logo acima, sendo que age em nosso organismo diferentemente para cada órgão, assim como para:

-Coração: A ingestão de proteína de soja diminui o nível do mau colesterol, o denominado LDL, e as gorduras presentes no grão são as monossaturadas e as poliinsaturadas, as quais não provocam o entupimento das artérias.
-Próstata e mama: As substâncias químicas fitoestrógenos são semelhantes ao hormônio feminino e têm a capacidade de diminuir as chances de câncer.
-Ossos: Assim como para mama e próstata, os fitoestrógenos retardam o aparecimento e os efeitos da osteoporose e ainda combate a ausência de hormônio na menopausa.
-Pâncreas e intestino: As fibras da soja auxiliam no bom funcionamento do intestino e na diminuição das taxas de glicose no sangue de diabéticos.

O leite de soja é rico em proteína, sendo a melhor alternativa para quem não pode ingerir leite de vaca por algum problema, como a intolerância à lactose. O leite de soja quando comparado com o leite de vaca possui menor quantidade de gordura e não tem nenhum tipo de colesterol, sendo fonte de ácidos graxos poliinsaturados e em lecitina.

No entanto, apenas um único alimento não impedira e prevenirá o seu organismo de determinadas doenças, isto é, não é apenas de um único alimento que vive o homem, não? No entanto, adicionando gradativamente o grão e seus derivados em sua mesa e juntamente com uma saudável alimentação, você aumentará as chances de prevenir doenças.

Tags: , ,
Publicado por Bianca
Revisado em 10/03/2016

Compartilhar

Vídeos relacionados