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Benefícios da vitamina C

O nosso corpo necessita de doses de vitaminas diárias para se manter saudável e ativo, e a vitamina C é uma das indispensáveis.

Como bem se sabe, nosso corpo necessita de alguns nutrientes para o bom desenvolvimento e resistência. Um desses compostos necessários para o bom desenvolvimento do corpo humano é a vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico.

Vitamina C

A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma molécula utilizada em diversas reações químicas celulares. Trata-se de uma molécula que o próprio organismo dispensa o excedente, guardando apenas a quantidade utilizada. Esse "fenômeno" acontece nas moléculas chamadas hidrossolúvel.

A vitamina C é facilmente encontrada em alimentos cítricos, como morango, brócolis, batatas, tomate, rúcula, kiwi, laranja, etc. Suas funções são variadas e indispensáveis.

Por que consumir vitamina C?

Ao consumir vitamina C na quantidade adequada, ela auxiliará nosso organismo nas respostas imunitárias, no crescimento saudável e adequado das células e ossos, dentes, ligamentos e vasos sanguíneos, na utilização do ferro e na saúde de nossa gengiva.

Vitamina C na pele

Além do mais, há estudos que comprovam que a ação da vitamina C em nosso organismo previne problemas de visão decorrentes da idade. Obviamente que isso também dependerá de outros fatores, mas a vitamina C auxiliará e muito!

Em contrapartida, ao deixar de consumir vitamina C por longos períodos poderá acarretar em sangramentos na gengiva, dores nas articulações, desestabilização dentária e dificuldade em cicatrização. Por isso digo: Melhor consumir em excesso do que não consumir. Isso porque o consumo em excesso de vitaminas não causa efeitos colaterais, pois como já dito elas são hidrossolúveis.

Como consumir vitamina C?

Consumir vitamina C é simples, pois como dito ela está na grande maioria dos alimentos cítricos, que são facilmente encontrados em todas as épocas do ano. Um bom exemplo é a laranja, que é facilmente encontrada, de baixo custo e com uma elevada carga de vitamina C.

Cosumindo vitamina C

Agora, caso você tenha dificuldade em ingerir frutas ou hortaliças ricas em vitamina C, há também no mercado compostos vitamínicos ricos em vitaminas, muitos deles carregados de vitamina C.

Lembrando que o excesso de vitamina C não causa efeitos colaterais, podendo, no máximo, ter efeito laxativo. A dose recomendada de vitamina C diária é  variável, levando em consideração idade, peso e sexo. Para saber a dose necessária para seu perfil, recomenda-se consultar um nutricionista.

Como dito em linha anteriores, para saber o quanto seu corpo necessita de vitamina C diariamente, é necessário analisar caso a caso, levando em consideração sua idade, peso, altura e sexo, dentre outros fatores não menos importantes.

Ácido ascórbico ou Vitamina C (como é mais conhecida), tem muito mais benefícios do que pensamos, uma das principais funções está na hidroxilação do colágeno, a proteína que dá resistência aos ossos, tendões, dentes e as paredes dos vasos sanguíneos. Também é um excelente antioxidante, servindo assim na eliminação de células cancerígenas conhecidas como radicais livres, além de retardar o envelhecimento.

Vitamina C

Segundo alguns médicos, devemos tomar uma boa dose de vitamina C todos os dias, e depois dos 50 anos dobrar a quantidade de vitamina C ingerida, que é quando o corpo começa a reduzir bastante a produção de ácidos no estômago.

Por que consumir vitamina C?

Além dos pontos positivos citados, a vitamina C não para de trazer benefícios para o nosso corpo, até doenças trazidas pelo ar pode ser evitada por ela.

Ao consumir regularmente a vitamina C você esta ajudando a saúde do seu organismo, e, sobretudo pode também prevenir doenças como asma, causada pela contaminação do ambiente por gazes emitidos por automóveis.

Consumindo vitamina C você evita danos a saúde do corpo, reforça o organismo, previne doenças respiratórias e cancerígenas, além de ser encontrada nos alimentos naturais mais gostosos de se consumir.

8 alimentos que têm vitaminas c

Como consumir vitamina C?

Para melhorar a saúde do seu corpo especialistas indicam o consumo em média de 60 miligramas (mg) diária a partir dos 15 anos de idade, porém como o consumo de vitamina C faz muito bem ao corpo e a saúde, os mesmo estão estudando e revisando essa quantia com o intuito de aumentar esta dose. A nova quantidade em miligramas feita em estudo é de 100mg até no máximo de 200mg diária a partir dos 15 anos.

Alimentos que contêm vitamina c

Lembrando que se essa nova recomendação diária for aprovada, não será difícil de atingir as doses, seria necessário consumir uma goiaba ou duas laranjas-pera. No caso de fumantes com a recomendação atual, devem ser ingeridos o consumo mínimo de 100mg diárias.

Quanto de vitamina C o corpo precisa?

menina com frutas ao redor

Já que faz bem consumir vitamina C, vou consumir bastante todos os dias! Se você está pensando em fazer isso comece a desistir já, afinal tudo que é de mais faz mal e de menos também, tudo no equilíbrio, altas doses de vitamina C diária pode fazer mal ao seu organismo.

Com a taxa equilibrada diária você terá uma vida melhor, com saúde e mais jovem, afinal ela retarda o envelhecimento.

Vitamina C
Sem dúvidas a mais famosa das vitaminas, principalmente em comerciais de suplementos vitamínicos, a vitamina C possui grande importância para o organismo, já que ajuda a regular o metabolismo e outras funções específicas dos rins e fígado. Quer saber mais? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo sobre os benefícios que a vitamina C pode trazer para a saúde!

Por que consumir vitamina C?

Para evitar possíveis resfriados e infecções ela atua como um dos principais agentes para o nosso sistema imunológico, ou seja,  o sistema de defesa das doenças do corpo humano. Além de ser rica em nutrientes que são capazes de dar mais disposição e ainda combater o estresse,e que é um dos grandes causadores da baixa imunidade.
Gripe
Também é capaz de prevenir doenças como o Escorbuto, causado principalmente pela ausência dessa vitamina no organismo, cujos os sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam. Sendo ela uma vitamina completa que melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.

Como consumir vitamina C

Em uma alimentação saudável é importante a ingestão de legumes como a cenoura e a beterraba, verduras como a rúcula, o espinafre, salsa e a alface, o feijão, a lentilha e carnes vermelhas, além de muito recomendado para uma vida saudável, esse alimentos tem grande porções de vitaminas, incluindo a Vitamina C.
Vitamina c importância
A ingestão de frutas críticas como a laranja, o limão, maracujá, abacaxi, frutas silvestres, o morango e o tomate. Ao preparar esses alimentos devemos ter a preferencia para o consumo ainda crus, principalmente as verduras e legumes, já que quanto mais são cozidos, mais nutrientes, principalmente vitamina C são perdidos.
Caso opte pelo alimento cozido, prepare-os no menor tempo possível, utilizando pouca água e servidos logo após o preparo, o velho hábito de adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio (sal) ao cozimento de vegetais com a finalidade de melhorar sua coloração e tempero, essa atitude não é  recomendada pois o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.

Quanto de vitamina C o corpo precisa

Quanto mais melhor, já que no agito do dia a dia, sabemos que nos alimentar corretamente chega a ser um desafio. A quantidade necessário de vitamina C é de 60 mg  por dia tanto para homens quanto para mulheres a partir do quinze anos de idade.
Vitamina C comprimido
Além da disposição essa vitamina atua em auxílio no processo de cicatrização de feridas e pequenos machucados, sangramentos de gengivas e pequenos cortes, como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.
Lembre-se que é importante sempre procurar a orientação de um médico para uma melhor avaliação!

Todos buscam por uma vida saudável e consequentemente por uma alimentação saudável. Assim, a melhor maneira é procurar os benefícios que os alimentos oferecem. Um deles é a vitamina C.
Laranja 3
Você sabia que a vitamina C faz muito mais do que apenas prevenir gripes e resfriados? E que além da laranja, você pode encontrar em muitos outros alimentos? Pois bem, conheça tudo isso e um pouco mais:

Por que consumir vitamina C?

O corpo precisa de muitos nutrientes para estar saudável e ter um bom funcionamento. Além de evitar e prevenir doenças sérias e graves. Uma vitamina que o organismo precisa é a vitamina C.
Laranja 2
A vitamina C é essencial para suas articulações, pois previnem o seu inchaço. Também ajuda a prevenir contra uma doença antiga e chamada de escorbuto. Outro bom motivo de consumir essa vitamina, é que ela auxilia no bom funcionamento do organismo.
Os mais antigos sempre dizem que a vitamina C é ótima para prevenir gripes e resfriados, pois ela tem grandes propriedades que ajudam a aumentar a imunidade do corpo. Além de proteger contra doenças cardiovasculares e problemas de visão. É indicada também para quem tem dificuldade de regular o colesterol bom e o ruim, além de deixar a pele saudável e evitar o envelhecimento precoce.
A vitamina C é ainda responsável por colaborar na formação de ossos e do tecido conjuntivo, além de ser um bom cicatrizante de feridas e queimaduras.

Como consumir vitamina C

A vitamina C pode ser consumida de várias maneiras. A mais comum e conhecida é a encontrada na laranja, que pode ser ingerida diretamente da fruta ou através de sucos de sua polpa. Mas você ainda pode encontrar a vitamina C em outros alimentos que devem estar em seu cardápio.
Vitamina C
Além da laranja, a vitamina C está presente em outras frutas como a manga, o melão, goiaba, mamão, morango e o kiwi. Algumas com doses maiores que as outras, mas também são fontes para encontrar esse nutriente.
O tomate também é uma fruta rica em vitamina C. Você pode acrescentá-lo em suas receitas, comer em sua salada ou até fazer um bom suco com ele!
Outros alimentos ricos que você deve acrescentar em sua dieta são o pimentão amarelo e o brócolis.

Quanto de vitamina C o corpo precisa

Como tudo em excesso faz mal, a vitamina C se tomada com exageros pode causar alguns danos no organismo, como por exemplo, a insuficiência renal e outros problemas nos rins.
Laranja 4
O considerado adequado é em torno de 70mg por dia para uma pessoa adulta. Não que essa regra precisa ser cumprida a risca, mas é bom cuidar para que a sua alimentação não passe muito desse nível, principalmente se você consome muitos produtos com altos índices de vitamina C diariamente.
Mantenha sempre um cardápio saudável, com todos os nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do corpo. Lembre-se que uma dieta saudável precisa conter: carboidratos, fibras, proteínas, nutrientes e vitaminas. Dessa forma você consegue manter seu corpo e mente sempre saudáveis!
Confira nesse vídeo do Youtube mais dicas sobre a vitamina C!

Publicado por Paulo
Revisado em 27/10/2015

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