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Benefícios da tapioca

Uma opção amiga da dieta, que além de substituir o pão branco, não contem glúten e é super fácil para fazer. Conheça a tapioca.

Alguns alimentos são famosos pelos inúmeros benefícios que oferecem ao organismo e ainda para emagrecer. Uma comida típica da região norte e nordeste está dentro do cardápio de muitas pessoas, seja para emagrecer, manter uma alimentação saudável ou apenas se deliciar com essa iguaria.

Tapioca

A tapioca tem grandes vantagens, pois além de não conter glúten, é melhor que pão e é um alimento ótimo para dar saciedade. E ainda, a tapioca é simples de fazer e pode ser consumida com muitos recheios.

Benefícios da tapioca na dieta

A tapioca não possui o glúten, devido à falta de uma proteína chamada gliadina, assim ela não causa o aumento da gordura abdominal e nem a inflamação do organismo. Dessa forma, a tapioca é um alimento que até mesmo os diabéticos podem consumir.

Tapioca 2

A goma também conta com a presença de ferro, carboidratos, vitamina B9 e C além de magnésio, manganês e cobre. E as vantagens são inúmeras como: a proteção contra doenças cardíacas, alivia a hipertensão, alivia ainda a TPM entre muitas outras.

Mas é preciso estar atento, pois estamos falando apenas da goma sem o recheio. E o prato também possui algumas calorias, sendo indicado para ser consumido uma porção por dia em alguma refeição.

Como fazer tapioca

Fazer a tapioca pode ser muito simples, pois muitos mercados já vendem a goma pronta para o consumo, basta apenas colocar a “massa” em uma frigideira aquecida e esperar até que ela fique parecida com panqueca. Se você preferir, pode fazer a sua goma com polvilho doce e água, misturando os ingredientes e peneirando para afinar. Coco ralado também pode ser um diferencial. Em nenhum dos casos é preciso untar a frigideira.

Tapioca na frigideira

Para o recheio pode usar a criatividade, desde os mais calóricos como o leite condensado até mesmo os mais light como a ricota, tomate, queijo cottage, queijo branco, carnes magras como frango e peru, frutas como banana, ovo, chia, semente de linhaça, mel, palmito entre outras combinações de recheios.

A massa também pode se tornar mais nutritiva se adicionado à receita uma colher de sobremesa de semente de chia, ou amaranto, ou de linhaça triturada ou ainda de ervas frescas com orégano e salsa. Aproveite os benefícios da tapioca e adicione essa delicia em seu cardápio.

Nesse vídeo do YouTube você confere dicas de uma nutricionista para incrementar a sua tapioca:

Tapioca
A tapioca é um alimento tipicamente nordestino, que substitui o pão ou massas para lanche. Além de leve, não contém glúten, gordura ruim para o organismo, a tapioca também possui ferro, Vitamina B e nutrientes para uma dieta saudável.

Como fazer tapioca

Fazendo tapioca
A farinha de mandioca preparada, ou goma de mandioca tratada serve para fazer a tapioca, disponível em qualquer  supermercado, essa farinha pode ser de polvilho doce ou azedo, a farinha que não é tratada deve ficar de molho para que fique com aspecto úmido.
Ao prepara-la coloque em uma frigideira ou panela redonda para dar o formato, coloque a farinha até cobrir o fundo vá moldando para que fique de maneira uniforme como se fosse uma panqueca, ao ficar pronta ela irá se desprender totalmente do fundo, vire até deixa-la crocante, não deixe torrar ou dourar demais, pois ficará como se fosse um biju, e não uma tapioca.

Benefícios da tapioca

Benefícios da tapioca
Outros benefícios desse novo alimento saudável é que além de benéfico para a saúde com suas propriedades nutricionais, a tapioca tem pouquíssimas calorias, ótima para absorção mais rápida, é uma ótima pedida para um lanche antes a um exercício físico de musculação ou aeróbico ou uma caminhada de trinta minutinhos para aquecimento.
Além disso, ajuda a prevenir doenças ósseas como osteoporose e neurológicas como Mal de Alzheimer, estimula o metabolismo produzindo uma alta quantidade de colágeno, além de uma melhor digestão, produção de potássio, que ajuda a reduzir o estresse e a contração de artérias ajudando no controle da pressão arterial.

Benefícios da tapioca na dieta

A grande vantagem da tapioca, que além de ser muito saborosa, ela pode ser consumida como lanche ou como sobremesa, diversificando os sabores.
Dieta da tapioca
Para uma dieta fitness deve-se incorporar a tapioca como substituta de pães e massas folhadas, os recheios devem ser legumes e verduras cortadas ou raladas (cenoura, pepino, tomate seco, tomate cereja e rúcula) e proteína como frango e filé de peixe, outra ótima opção são os queijos brancos, sem gordura aliados a peito de peru ou temperos como manjericão e orégano.
Para um recheio doce como uma sobremesa, frutas frescas e cortadas uma opção para deixa-la saborosa uma colher de mel, para deixar com ar de gourmet.
Depois de saber como preparar e os benefícios que esse alimento simples traz é só caprichar nos recheios e preparar uma deliciosa tapioca.
Confira no vídeo abaixo como fazer tapioca.

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Publicado por Ananda Morales
Revisado em 18/02/2015

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