Home » Formula 1

Ayrton Senna biografia

Ayrton Senna da Silva foi um dos maiores nomes de todos os tempos, um exemplo de cidadão, piloto e brasileiro. Relembre sua carreira.

SennaQuem nunca ouviu falar em Ayrton Senna da Silva?

É quase impossível não conhecer esse nome ou mesmo não saber algo sobre ele. Senna, como era chamado, foi um dos maiores pilotos de Formula 1 que o Brasil já teve, um brasileiro memorável capaz de gerar nos corações um sentimento bom de patriotismo e orgulho de dizer: SOU BRASILEIRO.

Carreira

A carreira de Senna foi algo marcante e que até hoje - 20 anos após sua morte – é lembrada com muito afeto. Foi campeão brasileiro e sul-americado de kart em 77,78 e 80; em 1991 foi o mais jovem piloto a conquistar o tri campeonato na F1 (1988, 1990 e 1991), na McLaren Senna sentiu o gosto da vitória pela primeira vez e consagrou-se um dos melhores pilotos da equipe batendo recordes da pole positions.

carreira senna
Em 1994 Senna foi para a Willians, sua antiga equipe, passou a trinar muito e empenhou-se para a terceira etapa, o GP de San Marino, em Ímola, mas o destino havia reservado uma lamentável surpresa ao brasileiro. No dia 1º de Maio Senna largou na primeira colocação e em sua sétima volta bateu violentamente contra um muro, mesmo sendo levado ao hospital onde recebeu os devidos cuidados, o piloto não resistiu e aos 34 anos faleceu.

Vida Pessoal

Senna sempre foi uma pessoa conservadora e muito discreta, mostrava-se muito preocupado com várias causas sociais e após a sua morte descobriu-se que ele doou uma grande quantidade de dinheiro para ajudar crianças carentes.

Senna e Galisteu
Juntamente com alguns membros da sua família, Senna comandava algumas empresas de promoções e eventos, na vida sentimental teve poucos relacionamentos expostos, os mais conhecidos foram com Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu com quem esteve até sua morte.

Instituto Ayrton Senna

Em Novembro de 1994 uma ONG foi fundada em prol de crianças, levando educação de qualidade, prática de esportes, leitura e desenvolvimento. Presidida por Viviane Senna, mãe do piloto, a ONG já recebeu inúmeros reconhecimentos e há mais de 20 anos tem cumprido seu papel na sociedade. A Fundação recebe doações de todo Brasil e conta com a colaboração de toda sociedade para manter-se viva, além do trabalho e empenho de seus membros.

Para conhecer mais sobre o Instituto Ayrton Senna acesse ao site e saiba como ajudar.

Ayrton Senna

E se você quer relembrar mais sobre a história de Ayrton Senna da Silva assista ao vídeo do Canal do Fantástico com uma matéria especial:

Ayrton Senna biografiaUm dos maiores ídolos do Brasil, o piloto Ayrton Senna, nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960. Filho de um empresário do ramo metalúrgico, desde a sua infância alimentou uma grande paixão pelo aeromodelismo, pelo Corinthians e, principalmente, por carros de corrida, que vieram lhe acompanhar por toda a vida.

Infância e ingresso no Kart

Ayrton Senna criançaAos quatro anos o menino ganharia um presente que mudaria o seu destino: um pequeno kart de 1 HP, que nas mãos do pequeno, já era suficiente para incríveis aventuras no pátio da empresa da família. Mais tarde, aos 7 anos, Senna passou a treinar no kartódromo de Interlagos e, aos quatorze obteve a sua primeira vitória, consagrando-se campeão paulista de Kart na categoria Junior, em 1974.

Juventude e ascensão profissional

Ayrton Senna na Fórmula 3O próximo passo de sua carreira automobilística seria dado na Inglaterra, onde Senna é convidado para testes de ingresso na equipe de Fórmula 1600, a Van Dieman. Permanecendo na Europa até 1982, Senna passa anos de marcos em sua carreira, participando do Campeonato Europeu 1600 e da Fórmula 3.

Glória na Fórmula 1

Ayrton Senna e Damon HillDois anos depois de estrear pela Toleman, Senna passa a integrar a Lotus e por essa equipe disputa 48 grandes prêmios durante os anos de 1985 e 1987, vencendo seis vezes. Nas pistas, duelava com outros ídolos do automobilismo mundial como, Nigel Mansell, o também brasileiro Nelson Piquet, e Alain Prost, da MacLaren, equipe que passaria a representar ainda no ano de 1987. Sua extrema habilidade fez com que ganhasse dezenas de corridas na Fórmula 1.
Sob essa figura de herói nacional, Senna competiria pela última vez no circuito de Ímola, na Itália, no feriado de 1º de maio, em 1994. Batendo contra o muro de proteção a uma velocidade de 300 km/h, o piloto brasileiro acabou falecendo, deixando toda uma nação entristecida para sempre.

Tags: , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 21/03/2014

Compartilhar