Home » Culinária

Atividades infantis na cozinha

Incentivar a criatividade através de atividades infantis na cozinha pode ser fundamental para a educação de seu filho. Veja como ensinar desde já eles a preparem pratos.

Estimular a criatividades dos seus filhos é muito importante para uma educação fundamentada em valores que serão necessários para toda a vida. Uma boa forma de incentivar os pequenos é deixar eles realizarem atividades infantis na cozinha.

Toda criança tem lá sua curiosidade de saber como se prepara tal alimento, que tal deixar ela ajudar você na preparação de receitas? Muitos pais têm medo por causa da bagunça e também pelo fato de existirem objetos cortantes na cozinha que podem machucar as mãos dos filhos.

Com muito cuidado e cautela, certamente as atividades infantis na cozinha irão dar um conhecimento muito grande as crianças, por isso é importante deixarem eles aprenderem desde já.

Atividades para a educação infantil

Atividades de culinária favorecem o aprendizado

Atividades para crianças na cozinha

Bom, as crianças podem ajudar de muitas maneiras. É claro que elas sozinhas ainda não podem preparar as receitas, para isso é necessário que os pais deem um auxílio básico. Ensine para o seu filho a quantidade de ingredientes que vai cada receita, como preparar, como fazer o recheio, como dar aquele toque especial entre outras dicas.

Lembrando que os pais não devem colocar a mão em nada, apenas olharem o que os filhos estão fazendo. Assim ele criará essa percepção que é capaz de realizar as coisas sozinhos. Dentre algumas atividades que os filhos podem auxiliar os pais, podemos citar:

  • Abrir as latas de conserva
  • Lavar as verduras
  • Mexer as massas
  • Preparar a mesa para o almoço
  • Ajudar a mãe na preparação de pratos especiais

Essas e outras atividades podem ser feitas pelo(a) seu filho(a) na cozinha na preparação de um almoço especial ou até de um bolo para as visitas.

Receitas especiais para crianças

Atividades de culinária favorecem o aprendizado

Abaixo veja um vídeo que mostra essa importância de ensinar para os seus filhos as artimanhas da culinária.

Cuidados na cozinha

É importante sim deixar os seus filhos participar ajudando na preparação de pratos, contudo é necessário alertar as crianças a não ficarem perto de equipamentos perigosos, como fogões, micro-ondas, facas, etc., os pais devem sempre supervisionar. Assim as receitas ficarão ótimas e as crianças irão aprender mais.

Tags: , ,
Publicado por Lucas
Revisado em 06/05/2013

Compartilhar