Home » Cultura

Atividades educativas para o dia do índio

O Dia do Índio é muito influente em toda uma rotina privilegiada do contexto histórico que o Brasil possui nesta nação indígena.

Todo o ensinamento de uma nação começa quando estão iniciando o seu período escolar, isto é, não há como negar que a contribuição da escola para a inserção da história do Índio na nossa vida é essencial. Portanto, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre esta data especial.

A História do Dia do Índio

Para algumas pessoas todos os dias deviam ser o Dia do Índio, não há como negar que todo mundo que sabe um pouco da história do Brasil imagina que se não houvesse a colonização portuguesa por aqui, a situação seria completamente diferente, afinal, uma vida nativa se cultivaria e seriamos frutos de uma imensidão natural sem fim.
Por conta dos avanços tecnológicos que a Europa possuía na época, a busca por terras novas acabou se tornando incansável, ou seja, todos queriam sempre encontrar algo novo para poder desfrutar perfeitamente daquilo que tinha de mais natural, fazendo assim, com que o giro de capital dos reis e rainhas dos países mais desenvolvidos tivessem um levantamento maior no poder.
Então, depois de toda a colonização e que o Brasil acabou se tornando uma República, depois de enfrentar discriminação e lutando pela sua liberdade, no ano de 1943 o presidente Getúlio Vargas decretou a Lei numero 5540 fixando o Dia do Índio no Estado Brasileiro.
Isto lembrou muito os dados de 1940 em que diversas lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indígena Interamericano, que por sua vez, foi realizado no México.
Dia do índio
O Brasil não aderiu diretamente o instituto em que os índios faziam parte, porém, depois da intervenção do Marechal Rondon, o Dia do Índio se concretizou para o dia 19 de abril.
Brincadeira 4 erros dia do índio

Atividades para o Dia do Índio

Se você quer se divertir na escola e poder aprender um pouco mais sobre esta data tão importante para o Brasil, nada melhor do que poder contar com a ligação entre professores e diretores para organizar gincanas diferenciadas e começar a conhecer um novo mundo diante dos olhos inocentes. Confira algumas atividades educativas para se fazer no Dia do Índio:
19 de abril dia do índio1- Mostre a todos um vídeo de como os Índios faziam a Dança da Chuva. Agora, reúna toda a turma e faça com que todos sentem de perninhas cruzadas em um círculo, então, proponha que cada um deles invente uma dança da chuva diferente, como os índios faziam, assim, peça que se dividam em grupos de 5 pessoas que se apresentem com as danças inventadas.
2- Proponha que todos os presentes tenham lápis de cor, giz de cera ou tinta guache em mãos, assim, dê a todos diversos desenhos que poderão ser pintados livremente com as cores que eles quiserem, ofereça uma instrução de cores, mas deixe que a liberdade flua nas mentes. Baixe os desenhos neste link: https://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/03/atividades-escolares-dia-do-indio.html

Imagens para você imprimir para dar em sala de aula

Exercícios dia do índio
Atividades escolares dia do índio
Dia do índio atividades
Lição para escola dia do índio
Brincadeiras dia do índio

Publicado por Helena
Revisado em 12/03/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados

Receba novidades

Comentar