Home » Meio ambiente

Atitudes para preservar o meio ambiente

Saiba o que é necessário para ajudar a preservar o meio ambiente e veja como colaborar de forma a fazer diferença na sociedade.

homem segurando planeta

O meio ambiente oferece aos seres humanos condições para seu crescimento e para sua sobrevivência. Diversas atitudes devem ser tomadas para se preservar o meio ambiente tanto por cada indivíduo como pelo coletivo destes, assim como pelas indústrias, comércios e órgãos públicos, ou seja, a preservação do meio ambiente não é tarefa de apenas uma pessoa ou grupo e, sim, de todos.

Atitudes individuais para preservar o meio ambiente

mão segurando planta

Por mais que um ação individual seja mais difícil de ser realizada deve-se ter em mente que se todos buscarem agir da maneira correta a preservação do meio ambiente se tornará uma realidade cada vez maior e não um sonho, embora venha aumentando gradativamente. São vários atos, até mesmo, pequenos que podem mudar o meio ambiente que vemos atualmente. Alguns exemplos são:

Não jogar o lixo na rua e, sim sempre em uma cesta. Caso não houver alguma leve o lixo até a sua casa e coloque no local correto. Isso vale, também, se você estiver em uma praia, no campo, na praça, ou seja, em qualquer lugar público; Lavar a louça manualmente, pois o gasto de água é até seis vezes menor do que na máquina; Evitar abrir o refrigerador (geladeira) várias vezes ao dia e por períodos longos, pois aumenta consideravelmente o consumo de energia; Acumular o máximo de roupas para lavá-las de uma única vez procurando usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas; Separe o lixo corretamente, caso sua cidade faça coleta seletiva;
Compre produtos de madeira somente quando encontrar o selo de reflorestamento, pois essa pequena atitude pode acabar com o desmatamento em matas selvagens; Denuncie aos órgãos competentes qualquer ato que você veja ou tenha conhecimento quanto à exploração do meio ambiente em seu bairro ou sua cidade.

Se apenas estas pequenas atitudes acima forem tomadas por cada um, o número de bueiros entupidos que causam as enchentes irá diminuir, o desmatamento se não desaparecer, pelo menos, irá diminuir e, os crimes contra o meio ambiente serão combatidos.

Atitudes coletivas para preservar o meio ambiente

crianças abraçando uma árvore

Além das atitudes individuais que também deverão ser tomadas por todos e gerar uma coletividade, outras também devem ser levantadas como, por exemplo:

Reivindicar as prefeituras ou órgãos competentes a instalação de aterros sanitários devidamente certificados em substituições aos lixões existentes em boa parte das cidades até hoje; Além disso, deve ser solicitado aos órgãos públicos a coleta seletiva e que os materiais passíveis de reciclagem sejam doados e encaminhados a grupos de catadores, associações ou cooperativas para uma correta destinação e aumento da renda dessas pessoas. Além disso, algumas tarefas individuais podem ser empregadas pela coletividade (por isso não citamos na relação das atitudes individuais), como: Limitar o uso do carro utilizando o transporte público; Limitar o uso do plástico reaproveitando embalagens; Plantar árvores; Usar a menor quantidade possível de detergentes, pois o mesmo contamina a água; Economizar energia elétrica e água.

A conscientização da população em preservar o meio ambiente têm crescido ano após ano, contudo podemos ver, no Brasil ou em outros países do mundo, inúmeros casos de verdadeiros ataques como, por exemplo, queimadas, desmatamentos, contaminação das água por indústrias, entre muitos outros exemplos.

Quer saber mais sobre meio ambiente? Veja o vídeo sobre a importância da água para os seres vivos no canal do Portal ZUN no Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 18/09/2013

Compartilhar