Home » Meio ambiente

As principais plantas brasileiras

As plantas brasileiras são conhecidas internacionalmente pela sua grande diversidade, sejam elas plantas benéficas ou maléficas.

floresNosso país é o mais rico do mundo quando se trata da flora, são milhares de espécies de plantas de todos os tamanhos e cores.

Muitas delas são comestíveis ou tem alguma função medicinal que podem trazer benefícios e até a cura de algumas doenças. Por outro lado há plantas que são venenosas e perigosas.

A vegetação brasileira é destacada na Amazônia, conhecida como o “pulmão do Brasil”, não se sabe exatamente a quantidade de plantas neste território, pois são inúmeras as qualidades de plantas existentes.

As principais plantas brasileiras medicinais

A medicina natural é um método adotado por muitas pessoas que não aderem aos remédios feitos em laboratórios com elementos químicos. Este tipo de medicina prevê a melhora ou cura de doenças e problemas de saúde através de produtos naturais inclusive, através das plantas.

Algumas dessas plantas são específicas para cada problema, não se preocupe, pois isso não envolve nenhum tipo de magia ou algo do tipo, os benefícios para a saúde já foram comprovados, lembre-se nós temos a maior biodiversidade do mundo, então é comum que em meio a tantos vegetais muitos sejam medicinais.

alcachofra

A alcachofra, por exemplo, tem ferro e cálcio, é indicada para diabetes, afecções urinárias, reumatismo, hipertensão e obesidade; a arruda normaliza o ciclo menstrual, também é indicada para varizes, asma, bronquite, inflamações, afecções da pele, intestinais, do fígado, dores e flatulências; o alecrim ativa o suor, combate o reumatismo, é depurativo para o sangue, tônico para o coração é usado também contra caspas; o famoso chá de boldo também é medicinal, é forte e amargo, combate a ressaca alcoólica, diarreia, melhora o funcionamento do fígado e alivia sintomas da gripe; o capim-limão, assim como a erva cidreira é indispensável em qualquer plantação, alivia o nervosismo, ansiedade, gripes, febres, tem propriedade anti depressivas e bactericidas.

alecrim em flor

Certamente você se lembrou de alguma recomendação de sua avó ou de sua mãe com essas plantas, essas assim como outras plantas eram os remédios de antigamente.

As principais plantas brasileiras venenosas

Algumas plantas que são prejudiciais a seres humanos e a alguns animais, algumas podem até levar a morte. Isso acontece porque essas plantas possuem elementos que podem causar intoxicações e alergias graves se forem ingeridas, podem causar também lesões no coração, cérebro e pulmões que são órgãos vitais.

Alguns venenos vegetais são conhecidos, a cocaína, morfina, nicotina e ópio. Existem mais de cem plantas que são venenosas, por isso se não conhecer, nem toque, pois podem causar algum problema imediato.

tinhorão

Vejamos alguns exemplos de plantas que são venenosas: a planta tinhorão que é da família das araceae são venenosas em todas as partes, elas causam inflamação da garganta e na boca, causa edema nos lábios e em toda sua região, língua, palato, a pessoa sente náuseas, causa vomito, edema nos olhos e cólicas abdominais, por isso nunca toque ou coma uma planta dessas; outra vilã é a cicuta ou funcho selvagem, esta planta é tóxica por inteiro, pode causar náuseas, vômito, distúrbios neurológicos, vertigens, paralisia e coma; a mandioca brava, tome muito cuidado, pode causar vômito, diarreia, sonolência, convulsões, dores musculares e pode levar ao coma também; mais um exemplo é o belo copo-de-leite, esta bela flor que decora muitas salas, seus sintomas começam com queimação, edemas na boca, língua e lábios, dores abdominais, asfixia, salivação, vômitos e náuseas.

copo-de-leite

Essas são algumas plantas com as quais devemos tomar muito cuidado.

As principais plantas brasileiras em extinção

Assim como os animais, a vegetação também é comprometida e ameaçada à extinção, muitas das plantas do território brasileiro já foram banidas e ainda estamos entre os cinco países mais com mais espécies ameaçadas.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o bioma da Mata Atlântica conta a maior quantidade de plantas que estão na lista negra, 276, depois vem o Cerrado com 131 espécies e a Caatinga com aproximadamente 46.

bromélia

Entre estas ameaçadas estão: a bromélia, da região de Santa Catariana; depois vem o pau-de-rosa típica da região Norte, Amazonas e Pará; tristemente a Araucária ou Pinheiro do Paraná é mais uma espécie ameaçada, é típica da região Sul do país; a aroeira do sertão ou aroeira legítima se encontra em Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, Espírito Santo e outros Estados; a castanheira do Brasil da região Norte também está na lista e o Pau-Brasil também está em perigo, é típico do Rio de Janeiro e alguns Estados do Nordeste.

pau-brasil

As plantas não são apenas objetos decorativos, trazem benefícios para a saúde e podem causar malefícios também, explore as medicinais, fuja das venenosas e ajude a preservar as que estão em extinção.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre plantas medinais brasileiras.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 19/09/2013

Compartilhar