Home » Brasil

As principais madeiras brasileiras

O Brasil é um país que possui uma vasta quantidade de madeira, de vários tipos e qualidades. Conheça algumas delas e como são utilizadas.

Principais madeiras brasileiras

O Brasil é rico em sua vegetação, considerado o país verde, a Amazônia possui também o apelido carinhoso de pulmão do Brasil, logo, o Estado do Amazonas é alvo de corte e comércio de madeiras devido a variedade de árvores o que consequentemente gera uma gama de qualidade de madeiras.

Só que em alguns pontos do país a madeira já está ficando escassa e isso gera polêmica, embora muitas pessoas “dependam” da madeira para viver e isso é uma das problemáticas que defensores ecológicos lutam para tentar estabilizar ou diminuir o desmatamento.

A madeira está presente em quase tudo que usamos, está no piso, no papel, na mesa, na cadeira, na cama, rack, prateleiras, portas, janelas, molduras, paredes de casas, no lápis que usamos para escrever ou colorir desenhos, no violão, enfim, a madeira é necessária para a fabricação de inúmeros objetos os quais usamos frequentemente.

Móveis de madeira

O Brasil é um país que possui uma vasta quantidade de madeira, de vários tipos e qualidades. Os principais tipos de madeiras que se pode encontrar são, a cerejeira, o cedro, cumaru, curupixá, ipê, pau-brasil, jatobá, jacarandá, peroba-rosa, pau-pereira, imbuia, andiroba, mogno, angelim-vermelho, pau-marfim dentre tantas outras.

Cada uma possui uma qualidade e características diferentes, conheça algumas delas.

Características das principais madeiras brasileiras

Cada madeira serve para uma finalidade, as madeiras mais comuns para a fabricação de móveis são, a cerejeira, mogno e marfim.

Isso acontece devido às características que cada uma apresenta, por exemplo, o cedro possui uma cor de carne, meio rosa escuro, seu odor é aromático, granulação ondulada, ele pode ser encontrado com pouco brilho ou nenhum, esta madeira aplica-se em alguns móveis, construções navais e trilhos para janelas.

Móvel feito de cerejeira

A cerejeira possui um cheiro aromático, sua granulação é encadeada, de cor marrom amarelada, seu brilho é moderado e aplica-se em móveis, cadeiras, armários, objetos de decoração entre outros.

O ipê é outra madeira brasileira, esta não tem cheiro, sua cor é carne verde-oliva, mas pode variar em marrom escuro ou amarelado, sua textura é media e possui granulação encadeada, o ipê pode ser usado para fazer soalho e em construções civis, pois é um tipo de madeira altamente forte.

Aplicações industriais das principais madeiras brasileiras

No Brasil há um forte comércio de madeireiras, muitos empresários investem em terras nas regiões de extração para poderem ter um lugar onde guardar e conservar suas madeiras. As indústrias de móveis necessitam das principais madeiras para abastecer sua linha de produção.

Mas aí entra a questão ecológica e problemática que envolve nossa preservação, grupos como WWF relatam a destruição da floresta amazônica por causa da extração legal e ilegal da madeira para atender a demanda e compromissos que madeireiros e empresas tem para cumprir. De fato a floresta é alvo da exploração econômica em nosso país, um lugar rico por natureza, mas que pode ficar pobre um dia.

Madeiras legais

As madeiras principais estão presentes em nosso dia a dia, cada uma com suas características e especificações de uso, você certamente tem aí na sua casa um móvel feito de madeira, cuide com a conservação da madeira, evite molhar e deixa exposta ao sol para não danificá-la e é claro, cuidado com os cupins.

Assista ao vídeo abaixo e conheça alguns projetos que fazem uso sustentável da madeira.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 10/10/2013

Compartilhar