Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Brasil

As pedras preciosas brasileiras

Conheça as principais pedras preciosas presentes no Brasil e se encante com a história e a beleza de cada uma dessas preciosidades.

Diamante

O garimpo é uma das práticas mais populares pelo Brasil afora, porém encontrado somente em locais específicos que permitam que estas pedras sejam retiradas, podendo então ser posteriormente comercializadas para diferentes fins. Em determinado momento, o uso de pedras brasileiras preciosas e semi preciosas se fizeram de grande importância no uso de peças de roupas, complementando o vestuário e ainda na produção de joias, considerando que o exotismo das tais pedras dariam determinada elegância e sofisticação a roupas de grifes famosas.

Principais pedras preciosas brasileiras

O diamante é a pedra preciosa mais conhecida, sendo encontrada a primeira vez em solo brasileiro em 1725 e posterior a esta descoberta, a mesma passou a ser comercializada em grande escala, e sua singularidade está associada ao brilho e variação de cores que apresenta quando exposta a luz. A pedra opala recebe duas classificações, já que pode ser encontrada em sua forma mais preciosa e em sua forma mais comum, e sua particularidade se dá pela junção de diversas cores e podem variar entre opala branco com cores mais pálidas, opala escura variando entre o cinza, o marrom e o negro, ou ainda o opala de fogo que apresenta cores mais vermelhas e alaranjadas.

Alexandrita

O rubi e a safira apresentam cores mais destacadas e intensas, apresentando formatos precisos para seu reconhecimento e exigindo um maior cuidado em relação a sua lapidação, para que a mesma não perca o esplendor de suas cores. A ametista é basicamente uma variação derivada do quartzo, exibindo uma coloração violeta ou púrpura, porém a mesma poderá perder a sua cor quando exposta em demasia ao sol, devendo então ser mantida e local apropriado.

Onde encontrar pedras preciosas brasileiras

O Brasil é referência em termos de produção e variedade de pedras preciosas, atingindo a uma quantidade com cerca de cem tipos diferentes de pedras preciosas, então, em diferentes locais é possível encontrar pedras preciosas nos lugares mais inusitados, pedras como peridoto, crisopásio, alexandrita, ônix, turmalina, zeólita e jaspe, além das pedras mais conhecidas e consumidas no comércio nacional e estrangeiro para diversos usos, principalmente na produção de joias, que passam a receber ainda maior valor de comércio, devido ao uso de gemas preciosas.

Turmalina

Os terrenos brasileiros que oferecem o diamante para extração são: Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Ametista e Quartzo: Espírito Santo e Minas Gerais; Água Marinha: Rondônia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco; Esmeralda: Goiás, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; Turmalina: Minas Gerais e Bahia; Opala: Piauí; Granada: Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

; Topázio: Minas Gerais; Malaquita: São Paulo; Espodumênio: Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba; Crisoberilo: Acre, Rondônia, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Goiás Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul; e Ágata: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Ceará.

No vídeo a seguir, é possível conhecer um pouco da rotina de quem trabalha com extração de pedras preciosas.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 02/12/2013

Compartilhar