Home » Brasil

As paisagens naturais brasileiras

Confira aqui as mais lindas paisagens naturais brasileiras e encante-se com as maravilhas desse país tão maravilhoso, que é o Brasil.

praia brasileira

O tamanho e a vastidão do território nacional brasileiro criaram um dos espetáculos naturais mais esplendidos do mundo, com uma biodiversidade que ainda assombra muitos biólogos. Isso porque em nosso país é possível encontrar quase todos os tipos de climas e por consequência de paisagens. Do Oiapoque ao Chuí, o Brasil muda de cara muitas vezes e cada vez mais aumenta sua beleza. Conheça mais sobre essa vastidão verde.

Principais paisagens naturais brasileiras

Tão vasta é a dimensão dos cenários brasileiros que seria necessário uma enciclopédia inteira para colocar todos. Por isso escolhemos as mais famosas para representarem nossas cores.

O Pantanal é o primeiro grande marco de nossas paisagens naturais. Com seu clima tropical e extensa dimensão, o Pantanal é o lar de muitas espécies próprias de animais, ou seja, que são apenas encontradas aqui. Fica situado entre o sul de Mato Grosso e o noroeste de Mato Grosso do Sul, e atinge regiões da Bolívia e do Paraguai totalizando uma área de mais de 250 mil quilômetros.

vitoria regia

Sua vegetação é a de uma estepe, e justamente por isso é constituída de muitas áreas alagadas, onde se reúnem muitas espécies de peixes e outros mamíferos.

Outro cenário natural de tirar o folego é a Floresta Tropical. Com uma ampla extensão que cobre da costa leste, sudeste e sul do Brasil, até leste do Paraguai e até mesmo a província de Misones, na Argentina, é uma das maiores florestas do mundo. Seu clima e vegetação são muito variados. Abarca períodos de chuva continua e de estiagem, da mesma forma variam entre grandes clareiras e descampados, com montes e montanhas, além de mata densa e fechada. É possuidora de uma das biodiversidades mais ricas do mundo.

floresta tropical brasileira

Mas o grande cenário natural do Brasil é, com toda certeza, seu litoral. Seguindo desde o cabo Orange até o arroio Chuí, e totalizando uma facha de até 9.198 km, o litoral brasileiro é o maior e mais belo cartão postal do país. Em sua extensão engloba praias, mangues, falésias, dunas, recifes, baías, restingas, e outras formas menores de paisagem. Com praias variadas, com possibilidades para todos os gostos, o que significa praias de surfe até águas rasas que lembram espelhos d’água.

litoral brasileiro

Características das paisagens naturais brasileiras

O elemento que melhor descreve e marca nossas paisagens, é a variedade. Tão amplas e geograficamente extensas são nossos parques naturais, que seria impossível criar uma marca comum a todos, exceto talvez o verde exuberante. Algumas regiões do país possuem uma vegetação tão antiga, que até o seu acesso é difícil. Em todos os casos, o que se pode atribuir de comum é seu clima temperado, marcado por estar em uma região tropical. A presença da água é outro ponto fundamental. Mesmo nas regiões secas, como no nordeste, a água se apresenta em rios subterrâneos que formam verdadeiros labirintos arqueológicos, ou nos oásis que florescem na caatinga.

caatinga

Mas em áreas como o Pantanal e a Amazônia, a água é tão abundante, que seria suficiente para matar a cede no mundo, além de criar espaços alagados enormes e criar pequenos rios que vão crescendo e tomando dimensões de verdadeiros mares, conforme entram em contato com seus afluentes. Fora isso, as paisagens naturais do Brasil se diferem em todos os aspectos. Desde solos rochosos, até manguezais imensos, áreas de planícies e espaços montanhosos, somente a variedade e a dimensão enorme podem fazer jus a qualquer descrição de nossos cenários.

floresta amazônica

Paisagens naturais brasileiras e a ação do homem

Infelizmente, o progresso cobra seu preço. Em termos naturais isso significa um risco. A relação entre homem e meio-ambiente sempre foi complicada. A natureza oferece os recursos necessários para o progresso humano, todavia, esses recursos acompanham as consequentes devastações derivadas da extração. Os impactos mais evidentes que podemos citar são, inclusive, atuais. É o caso do desmatamento constante da Amazônia, onde em torno da extensão de um campo de futebol derrubado por dia, ou a própria mata atlântica, reduzida atualmente a metade de seu tamanho original. As poluições causadas pela industrialização, também é a responsável por tornarem alguns rios verdadeiros lixões a céu aberto.

amazônia pulmão do mundo

É o caso do rio Tiete, em São Paulo, cujo anos de atividade humana destruíram completamente. Ainda pode-se citar o litoral do país, onde o descaso dos banhistas com a natureza resulta em dejetos e resíduos que costumam custar a vida de alguns animais marinhos, principalmente de tartarugas.

rio tietê são paulo

De qualquer forma, a natureza continua sua lada por sobreviver, brigando lado a lado com os humanos para garantir seu espaço, e com isso construindo aquele que é dos espetáculos da terra o mais exuberante: a própria vida.


Nas cinco regiões oficiais do Brasil é possível encontrar diferentes paisagens naturais brasileiras incríveis que fazem do país um lugar rico de belezas naturais.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Brasil possui sete paisagens naturais reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, entre elas, a Amazônia representada pelo Parque Nacional do Jaú, a Mata Atlântica pelas Reservas do Sudeste, Costa do Descobrimento e pelo Parque Nacional do Iguaçu e há também as áreas protegidas do Cerrado, as ilhas atlânticas brasileiras formadas por Fernando de Noronha e Atol das Rocas e as áreas de conservação do Pantanal.
Mas, além das paisagens naturais brasileiras tombadas pela Unesco, o Brasil possui dezenas de paisagens naturais espalhadas de norte a sul do país. Conheça algumas das principais paisagens naturais brasileiras e suas características.

Principais paisagens naturais brasileiras


Considerado o quinto maior país do mundo em áreas descontínuas, o Brasil ocupa 47% da América do Sul e apresenta dezenas de paisagens naturais incríveis que recebem turistas anualmente. A primeira delas é a Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, é uma área preservada e protegida e possui um cenário exuberante com cachoeiras, cavernas, formações rochosas e grutas que trazem uma energia mística para os visitantes.
Ainda no centro-oeste do país, o Rio da Prata em Goiás possui quatro cachoeiras próximas uma das outras que formam pequenos lagos de aguas cristalinas. O rio fica ao lado da Chapada dos Veadeiros, um lugar com flora e fauna riquíssimas, além de cânions, lagos e cachoeiras.
No Nordeste há paisagens naturais incríveis, com destaque para o Delta do Parnaíba que fica entre o Piauí e Maranhão, formando mais de 70 ilhas fluviais, dunas, mangues e praias com paisagens maravilhosas. Outro lugar é o Arquipélago de Fernando de Noronha, onde há praias paradisíacas com águas cristalinas, areias brancas e finas, bancos de coral, penhascos e coqueirais. No Norte do país também tem paisagens naturais chamadas de “Caribe brasileiro”, como a cidade de Santarém, rica em belezas naturais e belas praias.
Já no Sudeste, a Serra do Cipó em Minas Gerais se destaque devido a suas cachoeiras, trilhas e rios cercados de uma fauna e flora magnífica, assim como a Serra da Canastra também em Minhas, a qual possui uma paisagem incrível de montanhas e quedas de água. E, no Sul, as Cataratas do Iguaçu é uma das maiores belezas naturais do planeta.

Características das paisagens naturais brasileiras


Graças à extensão do Brasil e a sua diversidade em formações rochosas, vegetação e fauna, o país apresenta características diferentes entre as paisagens naturais brasileiras. Cada uma com sua beleza natural e suas características particulares, as paisagens brasileiras recebem turistas do mundo todo para conhecer o que o país tem de melhor.
Cada região brasileira possui suas características e sua vegetação especifica, a qual garante as incríveis paisagens naturais brasileiras. No Norte há a Floresta Amazônica, a Mata dos Cocais, no Nordeste a Mata Atlântica e a Caatinga, no Sul a Mata das Araucárias, no Centro-Oeste o Cerrado e no Sudeste o Complexo do Pantanal.

Paisagens naturais brasileiras e a ação do homem


Devido à ação do homem, muitas das paisagens brasileiras naturais foram destruídas ao longo dos anos e, é por isso, que muitas das paisagens ganharam o reconhecimento como parques naturais para serem preservados e protegidos da destruição humana.
Além disso, muitas das paisagens naturais brasileiras são consideradas Patrimônio da Humanidade, por isso, devem ser preservadas e restauradas pelo governo com o intuito de preservar a natureza natural do país.
Todas as paisagens naturais brasileiras permitem o acesso a turistas brasileiros e estrangeiros dispostos a conhecer as belas paisagens desses lugares.
Assista ao vídeo e veja mais imagens das exuberantes paisagens naturais brasileiras:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 30/09/2013

Compartilhar