Home » Brasil

As bacias hidrográficas brasileiras

Todos nós precisamos de água para sobreviver. As bacias hidrográficas são grandes extensões de água, que abastecem diversos rios.

ÁguaEm um mundo constituído em sua maioria por água, não será novidade para ninguém que em um país com a extensão geográfica de nosso Brasil esse elemento seja predominante.

Tanto quanto uma flora e fauna rica e vasta, o território brasileiro é cortado de norte a sul por rios, lagos, e banhado pelo nosso enorme e exuberante litoral.

E com essa imagem, muitos podem dizer que algumas de nossas bacias hidrográficas são verdadeiros mares.

Conheça mais sobre essa riqueza aquática que corta nosso país em todas as direções e da qual tanto depende a vida.

 Principais Bacias Hidrográficas Brasileiras

Bacia Hidrográfica AmazônicaVocê sabe o que é uma bacia hidrográfica? Simplificando, é uma superfície da terra com água, muita água, a qual é drenada por rios menores e afluentes, ou seja, essa quantidade de líquido se divide e alimenta diversos outros rios. Motivo pelo qual as bacias hidrográficas também são chamadas de bacias de drenagem.

Nosso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (o famoso IBGE), assim como o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) apontam que o Brasil, por sua vastidão territorial, conta com nada menos que 12 bacias hidrográficas de grande porte (o que em termos de bacias hidrográficas não é pouca coisa).

Conheça algumas delas:

A maior bacia de nosso território, e também do mundo, fica bem no norte, no Amazonas, e é chamada de Bacia Hidrográfica Amazônica, contendo um enorme tamanho de milhões de quilômetros. Ela é tão grande que engloba outros países além do Brasil, mas uma área de cerca de 3.870.000 km² fica em nosso território, começando lá no Amazonas e atravessando os estados do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, e também do Mato Grosso e Pará.

Bacia Hidrográfica Tocantins AraguaiaPor sua vez, a maior bacia de hidrográfica ou de drenagem exclusivamente nossa, é a Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, e compete longos 767.059 quilômetros quadrados. Os rios mais conhecidos que passam por ela são o rio Tocantins, nascendo lá em Goiás e desembocando finalmente no rio Amazonas; e também o rio Araguaia.  Outra grande bacia é a Bacia Hidrográfica do Paraná, que se localiza entre nosso país, a Argentina, a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai. Em nosso território, a bacia hidrográfica do Paraná tem um diâmetro de 879.860 quilômetros quadrados, e dela correm os rios de planalto e encachoeirados.

Mais uma bacia a ser citada aqui, é a Bacia Hidrográfica do Parnaíba, que corta três estados do Brasil: o Piauí, o Maranhão e uma parte do Ceará. Seu tamanho total também é bastante vasto, e totaliza 344.112 quilômetros quadrados.

Características das Bacias Hidrográficas Brasileiras

Usina hidreletrica de ItaipuA enorme extensão territorial de nosso país cria quadros bastante diversificados justamente pelas amplas variações em nossas terras.

Mas no geral, as bacias hidrográficas brasileiras são constituídas por vastos espaços preenchidos por água e alimentam no mínimo três rios grandes diferentes, além de uma dezena de afluentes.

Surgem nos mais diversos solos e vegetação e se tornam propícios para diferentes artes, como, por exemplo no caso do Paraná, onde a constituição natural das bacias hidrográficas torna favorável a construção de hidrelétricas.

Uma bacia hidrográfica muito conhecida também, é a bacia do Alto São Francisco. Para saber mais sobre o rio São Francisco, assista ao vídeo do Youtube:

Bacias Hidrográficas brasileiras

Atualmente, o Brasil possui cerca de doze bacias hidrográficas em atuação, devido às dimensões do território Nacional que possui amplitude continental. Essas bacias são de extrema importância para algumas localidades do país, sendo assim, é de extrema importância que se conheça um pouco de cada uma delas e saiba sua influência na região onde ela está localizada.

Formação de Bacia Hidrógráfica

Principais Bacias Hidrográficas Brasileiras

Algumas bacias hidrográficas possuem maior importância do que outras, algumas pelo seu tamanho e outras pela localidade agregando funções diferentes devido ao tamanho e ao porte. A bacia hidrográfica Amazônica se destaca das demais principalmente pelo seu tamanho, pois é a maior bacia hidrográfica do mundo. A bacia do rio Paraná possui potencial para gerar energia elétrica, podendo ser encontrada a hidrelétrica Itaipu, a maior do país e a hidrelétrica Porto Primavera, possui ainda uma hidrovia que é importante na rota de navegação.

Regiões-Hidrelétricas-do-Brasil

A bacia do Paraguai drena água de aproximadamente um milhão de metros quadrados, sendo compartilhados entre os dois países, o Paraguai e o Brasil. A bacia do rio Parnaíba se destaca pela atividade econômica de piscicultura, que é a criação de peixes. A bacia Araguaia-Tocantins possui um grande potencial elétrico, e possui instalação de hidrelétricas como a usina de Tucuruí. A bacia do São Francisco se faz importante pela irrigação de terras e pela rota de navegação. A bacia do rio Uruguai além de seu potencial elétrico tem capacidade para irrigação de terras agrícolas. A bacia do rio Paraíba do sul possui grande potencial elétrico, sendo mais aproveitado no estado do Rio de Janeiro.

Características das Bacias Hidrográficas Brasileiras

Bacia Hidrográfica Amazônia: Esta bacia possui pelo menos sete milhões de quilômetros quadrados, atravessando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Bacia Hidrográfica do Amazonas

Bacia Hidrográfica Tocantins - Araguaia: É a maior bacia de drenagem agregando o rio Tocantins e o Rio Araguaia; Bacia Hidrográfica São Francisco: Esta é uma bacia com pouco mais de seiscentos quilômetros quadrados, nascendo em Minas Gerais, o rio percorre Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe; Bacia Hidrográfica Paraná: É uma das poucas bacias compartilhada com os países que fazem fronteira com o Brasil, que dá margem a hidrelétricas como Água Vermelha, Furnas, São Simão, Capivari e Itaipu; Bacia Hidrográfica do Parnaíba: Ela possui pouco mais de trezentos quilômetros, percorrendo os estados do Piauí, Maranhão e Ceará; Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental: Com cerca de trezentos quilômetros quadrados, esta bacia ocupa pelo menos cinco estados; Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental: Ocupando somente os estados do Maranhão e do Pará, esta bacia agrega pelo menos seis rios em seu percurso; Bacia Hidrográfica Atlântico Leste: Ocupando quatro estados do território nacional, esta bacia percorre três tipos de biomas, como a mata atlântica, a caatinga e o cerrado; Bacia Hidrográfica Sudeste: Esta bacia ocupa somente cinco estados, com uma extensão de pouco mais de duzentos quilômetros quadrados e é formada por mais de quatro rios; Bacia Hidrográfica Sul: A menor das bacias brasileiras percorre somente três estados e sua drenagem é de pequeno porte; Bacia Hidrográfica do Paraguai: Com grande potencial de navegação, esta bacia ocupa ainda dois estados brasileiros; Bacia Hidrográfica do Uruguai: Sua principal função é a irrigação em atividades agrícolas, e ocupa pelo menos dois estados brasileiros.

Graças às tais bacias, a geração brasileira de energia a partir da água é destaque em todo mundo. Confira mais informações sobre o potencial hidrelétrico brasileiro no vídeo a seguir:

 

 

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 13/11/2013

Compartilhar