Home » Cultura

Arte e cultura popular

A cultura popular e a arte estão intensamente relacionadas e são compostas de diversos elementos presentes no cotidiano das pessoas.

Capoeira

Quando fala-se em cultura, imediatamente a maioria das pessoas associa a palavra com teatro, certos tipos de música, no caso a música erudita, livros, e sala de aula.

Mas, embora exista sim essa noção elitista de cultura, como algo alcançável somente por meio da instrução e não uma qualquer, a verdade é que por “cultura” está-se referindo a uma infinidade de elementos que estão presentes na vida de todas as pessoas, independente de seu nível de escolaridade, aptidão acadêmica etc. Saiba mais sobre isso.

Relação entre arte e cultura popular

Artesanato

Cultura é uma palavra forte, que invoca sentidos bonitos para muitas pessoas, o que não deixa de ser verdade. Arte, por sua vez, trata de toda produção com o intuito de ser belo, o que também é verdade.

Mas cultura é algo praticado e consumido em tempo real por todas as pessoas, e por isso nasce também nas ruas, nos guetos, entre analfabetos e pessoas de todos os níveis sociais. E sendo a arte parte dessa cultura, nasce a chamada arte da cultura popular, que é aquela arte como músicas, pinturas e teatro, feita, consumida e voltada para o povo.

Arte e cultura popular: folclore

Entre os elementos mais fortes da cultura popular está o folclore, composto por músicas tradicionais, danças, pratos típicos e principalmente , através dos famosos mitos e das lendas que nossos avós contavam.

Dessas histórias nasce uma arte que tem readquirido força nas últimas décadas: a de contar de histórias, que nada mais trata que de contadores que são especialistas em contar esses mitos e essas lendas. As dramatizações, os grupos de dança, as representações artísticas e o cordel representam as correntes mais fortes de arte nessa categoria.

Arte e cultura popular: culinária

Prato Típico Nordestino

A culinária é parte indissociável da cultura de um povo, pois todos precisamos comer, e na maior parte das vezes uma sociedade opta por pratos que são tradicionais, ou seja, que passaram através dos tempos de pais para filhos.

E seja um doutor em Ciências Humanas ou o mais humilde dos trabalhadores do campo, todos comem, assim, todos exercem essa forma de cultura, motivo porque é considerada uma cultura popular. A arte de preparar esses pratos típicos é dominada por alguns cozinheiros que realizam um verdadeiro espetáculo na cozinha. É importante lembrar, também, que a história desses pratos não raramente contam a história de um país.

Arte e cultura popular: músicas

Todos os países, sem exceção, possuem um ou mais tipos de dança que são tradicionais e característicos em seu país. Isso porque dançar é algo próprio do ser humano, seja por diversão ou por fins mais religiosos.

Muitas dessas danças, como a Capoeira no Brasil, são elementos corriqueiros, feitos por pessoas que na maior parte das vezes nem associam o que fazem com cultura. Mas, nem por isso, perdem seu caráter artístico. Seja pela beleza dos motivos ou pela história que lhe cabe, o ritmo e as formas também são arte, e compõem a cultura.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 04/02/2014

Compartilhar