Home » Saúde

Anticoncepcional injetável: vantagens e desvantagens

Confira como funciona o anticoncepcional injetável os prós em relação ao uso e os contras do medicamento no organismo feminino.

Mulher olhando pela lupaMuitas mulheres optam por utilizar-se de anticoncepcionais injetáveis ao invés dos tradicionais comprimidos. Sendo um medicamento, é necessário consultar um médico especialista antes de consumi-lo. E assim também, sendo um medicamento existem vantagens e desvantagens, conheça alguns benefícios e malefícios desse medicamento, e consulte um médico para sanar outras dúvidas e ver qual o melhor tratamento para o seu organismo.

Como funciona o anticoncepcional injetável

Mulher preocupadaO anticoncepcional injetável, assim como o próprio nome acusa, é um medicamento que deve ser injetado, trocando as pílulas diárias por somente uma dose do remédio, que impede a ovulação e faz com que ocorram transformações no organismo, deixando o muco cervical mais espesso, assim, nas relações íntimas, os espermatozoides não poderão atingir o óvulo para que ocorra a fecundação.

Não há diferenciação entre o modo de agir do anticoncepcional injetável e do anticoncepcional oral que é o método mais tradicional. Ainda há o anticoncepcional injetável que deve ser tomado de três em três meses, sendo que o mesmo somente possui o hormônio progesterona, fazendo com que a corrente sanguínea os absorva com menos rapidez, permitindo que sua eficácia seja comprovada, permitindo que o organismo possa permanecer por mais tempo com a substância no organismo.

Vantagens do anticoncepcional injetável

Há várias vantagens que podem ser destacadas em relação ao anticoncepcional injetável, sendo que um dos principais benefícios é para as pessoas que esquecem-se de ingerir, diariamente, o anticoncepcional oral, fazendo com que o método injetável deva ser tomado mensalmente ou trimestralmente, sem a necessidade de programar-se todos os dias para tomar o medicamento. Outra vantagem do anticoncepcional injetável é em relação às pessoas que possuem algum tipo de intolerância aos comprimidos convencionais.

O anticoncepcional injetável não causa qualquer tipo de alteração em relação ao ato do casal, fazendo com que o prazer seja o mesmo, além de contribuir para que uma mulher sinta menos dores e incômodos no momento da menstruação que, na verdade, é somente um escape por não haver ovulação, neste caso, agindo como o anticoncepcional oral. A prevenção de doenças como: câncer de endométrio ou no ovário, além de cistos e miomas uterinos também pode ser constatado como um benefício do anticoncepcional injetável.

Desvantagens do anticoncepcional injetável

Mulher com dor de cabeçaMesmo com várias vantagens, o anticoncepcional injetável traz alguns malefícios, principalmente em relação aos efeitos colaterais, sendo que, ao menos nos primeiros meses, é possível perceber que os ciclos menstruais estão desregulados, além de dores como dor de cabeça, nas pernas e no seio, assim como sangramentos incomuns. Estudos ainda não possibilitam a comprovação de que o anticoncepcional injetável é um método seguro em relação à fertilidade da mulher, sem a certeza de que a mesma, ao cessar o uso do medicamento, poderá ter filhos. Algumas doenças podem ser causadas pelo anticoncepcional injetável, assim como as doenças cardiovasculares.

Há vantagens e desvantagens do uso do anticoncepcional injetável, sendo que o mesmo, em questão de funcionamento, permite causar o mesmo efeito que um anticoncepcional oral, devendo visualizar prós e contras para optar pelo método que mais agrada o consumidor. Lembre-se sempre de consultar um médico especialista antes de consumir qualquer tipo de medicamento, ou seja, seja anticoncepcional oral ou injetável, o mesmo deverá ser indicado por um profissional.

Desde que a mulher tornou-se dona do próprio corpo, o anticoncepcional é um grande aliado nesta luta. Rodeado de mitos e verdades, muita coisa mudou desde as décadas de 60 e 70.
Aplicando anticoncepcional injetável
O maior mito é que o anticoncepcional engorda, porém pouco se sabe da relação do contraceptivo com o ganho de peso, o que acontece em maioria dos casos é a retenção de líquido devido ao processo hormonal, juntamente com a falta de exercícios físicos, considerando que cada biótipo físico responde de uma maneira o contraceptivo o mais indicado é procurar um médico para diagnosticar a melhor opção para seu organismo.

Como funciona o anticoncepcional injetável?

Possuindo várias versões, atualmente o queridinho da mulherada é o anticoncepcional injetável, tendo à mesma eficácia do tradicional em tabelas de comprimidinhos diários.
segurando seringa
Receitado por um ginecologista a praticidade é enorme, com uma única dose  a injeção intramuscular, só se faz necessária uma nova aplicação dentre trinta ou até mesmo noventa dias.
O contraceptivo injetável mensal é produzido à base de hormônios combinados (estrógenos e progestágenos), e trimestral é feito à base de progesterona (acetato de medroxiprogesterona). Impedindo a ovulação durante o período fértil, fazendo com que não aconteça uma gravidez indesejada, o uso do medicamento também impede que hormônios engrossem o muco do colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides.

Vantagens do anticoncepcional injetável

Paciente recebendo dose de anticoncepcional injetável
Temos como principais vantagens essa praticidade, devido ao esquecimento de muitas mulheres para a ingestão diária, para aquelas que têm problemas em ingerir comprimidos com frequência além da diminuição ou extinção da famosa TPM  ( Tensão Pré  Menstrual), diminuição de cólicas, câncer de endométrio, no ovário, doenças mamárias, cistos e miomas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas.
Dentre a essas vantagens, o anticoncepcional injetável destaca-se ainda o combate à anemia, pois seu uso contínuo estimula a formação de glóbulos vermelhos.

Desvantagens do anticoncepcional injetável

mulher com dúvidas
Seu uso contínuo pode ocorrer alterações no fluxo do ciclo menstrual, dores de cabeça indesejáveis, corrimento em dias que antecedem o final do ciclo da injeção, a incerteza quanto à fertilidade já que o medicamento injetável libera doses diárias do medicamento sendo completamente imprevisível o dia fértil e a ovulação.
Segundo pesquisas o uso frequente desse tipo de medicamento pode acarretar  infertilidade de seis meses a um ano.
É sempre bom lembrar que aliado ao contraceptivo é ideal utilizar o preservativo, que além de evitar a gravidez indesejada previne doenças sexualmente transmissíveis.

Publicado por Guilherme
Revisado em 12/12/2013

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Anticoncepcional injetável suas vantagens e desvantagens

O anticoncepcional injetável é uma injeção de hormônios, veja as vantagens e desvantagens desse método e se é o melhor para você.

Anticoncepcional injetável - Mundo Mulheres

Saiba o que é o anticoncepcional injetável, como e quando usa-lo e quais as vantagens e desvantagens para o organismo feminino.

Vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável ...

Anticoncepcional injetável é uma ótima opção contraceptiva de longa duração e altamente efetivo. Vantagens: Método reversível: a fertilidade...

Anticoncepcional Injetável – Conheça suas Vantagens e ...

Anticoncepcional Injetável. Conheça suas Vantagens e Desvantagens. Saiba aqui todos detalhes sobre o esse tipo de anticoncepcional.

Anticoncepcional Injetável – Mais Benefícios ou Desvantagens?

Quais as vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável? Quais os problemas que ele pode trazer para o ciclo e como lidar com os escapes proporciona

Vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis

O anticoncepcional injetável é um dos métodos contraceptivos mais populares no Brasil. Ele pode ser composto ou de apenas um hormônio, sendo no geral duplo.

Anticoncepcional Injetável – Engorda? Vantagens e Desvantagens

A praticidade de não precisar tomar a pílula contraceptiva todos os dias têm levado as mulheres a optar pelo anticoncepcional injetável. Esse método para [...]

Anticoncepcional Injetável Suas Vantagens e Desvantagens

Vantagens e desvantagens na utilização de anti-concepcionais. by rohseneys in Types > Instruction manuals and anticoncepcional injetáveis

Injeção Anticoncepcional - Métodos Contraceptivos - Gineco

Injeção anticoncepcional? ... as vantagens e desvantagens são as mesmas da ... O uso do contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que ...

Injeção Anticoncepcional: Vantagens e Desvantagens

Entenda como funciona a Injeção Anticoncepcional e descubra se esse método é o mais indicado para você! Veja as vantagens e desvantagens deste método.

Vantagens e Desvantagens do Anticoncepcional Adesivo ...

Conheça as principais vantagens e desvantagens do anticoncepcional adesivo quando comparado com outros ... Vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável.

ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS ...

Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://mundomulheres.com/anticoncepcional-injetavel-suas-vantagens-e-desvantagens/ ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL SUAS ...

Injeção anticoncepcional: Funciona? Quais os riscos? Preço ...

Dentre as vantagens do anticoncepcional injetável destaca-se ... Mas há também desvantagens!! ... Outra desvantagem do anticoncepcional injetável é a ...

Adesivo anticoncepcional: uma opção descomplicada e ...

Adesivo anticoncepcional: entenda como funciona, as vantagens e possíveis riscos Prático e seguro, o método evita o esquecimento e diminui os efeitos colaterais ...

Vantagens e desvantagens do uso de anticoncepcionais em ...

Vantagens e desvantagens do uso de ... em que a mulher prefere esconder que está usando anticoncepcional, ... do anticoncepcional injetável.

Tipos de anticoncepcional: vantagens e desvantagens que ...

Então fica comigo que hoje eu vou mostrar os tipos de anticoncepcional: vantagens e desvantagens que você precisa saber. ... Anticoncepcional injetável.

ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS

Para ver o artigo na íntegra, acesse: ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo bastante comum ...

Implante anticoncepcional: vantagens e desvantagens - Tua ...

O que é: O implante anticoncepcional, como o Implanon ou o Organon, é um método contraceptivo em forma de um pequeno tubo de silicone, com cerca de 3 cm de ...

Vantagens e desvantagens do adesivo anticoncepcional ...

Vantagens e desvantagens do adesivo anticoncepcional. ... Entre asvantagens do adesivo anticoncepcional também ... diferentemente do anticoncepcional injetável, ...

INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL – VANTAGENS E DESVANTAGENS ...

INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL – VANTAGENS E DESVANTAGENS ... O anticoncepcional injetável, mensal oferece mais proteção do que os comprimidos, ...