Home » Documentos

Anotações na carteira de trabalho

Conheça alguns tipos de anotações que podem ser feitas em um dos documentos mais importantes dentro da carreira profissional.

carteiras de trabalho

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes para a carreira profissional e para que todo profissional possa comprovar sua experiência no mercado de trabalho, além de obter sua trajetória registrada devidamente pela empresa em questão, conseguindo acessar diferentes benefícios que são dados aos trabalhadores de acordo com alguns pré-requisitos, atentando-se às normas que devem ser seguidas para cada um dos preenchimentos. Neste documento deverão estar especificadas diferentes datas e até algumas observações de acordo com os cargos, funções e até mesmo férias, rescisão e outros aspectos que devem estar devidamente anotados na carteira de trabalho, fazendo com que todos os procedimentos de um funcionário dentro de uma empresa sejam validados por meio do preenchimento do documento.

Anotações na carteira de trabalho rescisão

anotação na carteira de trabalho

Quando uma pessoa é demitida, a mesma deverá obter esta comprovação em sua carteira de trabalho, assim os posteriores contratantes poderão verificar quais foram as datas corretas de contratação, estipulando o tempo que um profissional permaneceu, prestando seus serviços, à determinada empresa. As anotações na carteira de trabalho em questão da rescisão contratual deverão ser feitas em um espaço específico para este rompimento de vínculos empregatícios, devendo anotar o dia de início do empregado e demissão do mesmo.

É necessário especificar algumas outras observações, além de adequar as datas de acordo com a contratação, ou seja, caso uma pessoa tenha ingressado na empresa no dia 01 de março e for despedida no último dia de outubro, deve-se acusar que a mesma foi demitida no dia 01 de novembro, porém, nas observações que estão descritas logo abaixo, deverá ser inserida a informação de que o último dia trabalhado, efetivamente, foi dia 31 de outubro.

Anotações na carteira de trabalho férias

pessoa segurando a carteira de trabalho

As férias também deverão ser anotadas na carteira de trabalho de um profissional, os responsáveis pela realização e marcação deste período deverão indicar qual foi o início das férias e qual será o fim das mesmas, assim identificando o período de descanso efetivo que um funcionário obteve por prestar seus serviços. Em alguns casos, o funcionário possui direito ao abono pecuniário, estes dias referentes ao benefício não devem ser contados como férias e, sim, colocados na parte de observações gerais presentes no campo, destacando esta informação para que possa somente contabilizar, efetivamente, os dias de repouso por meio das férias requeridas.

Anotações na carteira de trabalho contrato de experiência

carteira de trabalho

O contrato de experiência é feito quando um empregador deseja observar quais as habilidades e experiências de um funcionário antes de efetivamente contratá-lo, ou seja, realizando uma experimentação para saber se o profissional em questão irá sair-se bem nos serviços e funções que deverão ser executadas no dia-a-dia. Nas anotações na carteira de trabalho em relação ao contrato de experiência devem especificar diferentes informações sobre o cargo, anunciando qual função o empregado irá efetuar, assim como local de trabalho, duração, carga horária, remuneração e algumas outras informações válidas para constatar neste documento a iniciação do experimento do candidato para sua futura contratação, possivelmente, mediante ao seu desenvolvimento no período de teste.

Confira o vídeo sobre as a anotações na carteira de trabalho:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 02/12/2013

Compartilhar