Home » Mundo

Animais mamíferos e aquáticos

O reino de animais mamíferos é rico em vários tipos de espécies. Entre eles, os mamíferos aquáticos como golfinhos e baleias.

golfinhos saltando sob o por-do-solSe adaptar é uma das exigências mais imperiosas da mãe natureza, o que faz com que haja vida em todas as partes do globo. E em um mundo onde o que mais existe é água, naturalmente não seriam poucas as espécies de animais de água doce e de água salgada em todo o mundo. Embora exista um número suficientemente grande de seres aquáticos para que ainda estejamos hoje descobrindo novas espécies, os especialistas concordam que quando essa classificação envolve mamíferos essa lista diminui um pouco, o que também não significa em nada que seja pequena. Conheça mais animais mamíferos e aquáticos.

Animais mamíferos e aquáticos de água doce

Um dos mamíferos que habitam águas doces mais belos e fofos do mundo, é o nosso Boto-cor-de-rosa. Conhecido das muitas lendas indígenas que o envolve, esse parente dos golfinhos é muito comum na Amazônia. Seu tamanho varia entre machos e fêmeas, e pode atingir em um macho em torno de 2,55 metros de comprimento, com um peso de até 185 quilogramas, enquanto as fêmeas podem medir até 2,15 centímetros e atingir um peso de 150 quilogramas. Tem uma visão muito boa, podendo ver tanto embaixo como em cima da água. Come preferencialmente peixes, mas pode comer crustáceos, devido sua forte dentição. É um animal solitário por natureza, salvo em sua época reprodutiva.

boto-cor-de-rosa

Outro mamífero de água doce bastante simpático é o peixe-boi-da-Amazônia. Com uma cara que é quase bonachona, e um jeito todo engraçado devido ao seu peso, um Peixe-boi-da-Amazônia pode pesar até 450 kg e vir a atingir um tamanho considerável de nada menos que 3 metros. Ainda assim, é o menor peixe boi que existe no mundo. Tem uma pele cinzenta, com uma mancha esbranquiçada no peito. Mas apesar de todo esse tamanho e peso, é um animal herbívoro, comendo apenas plantas.

Animais mamíferos e aquáticos de água salgada

As baleias são, sem dúvidas, os mamíferos marinhos mais famosos do mundo. E nem poderia ser diferente. Com todo seu peso e jeito de bravas, são na verdade animais calmos e normalmente não representam risco, sendo até muito fofas. Dentre as espécies de baleia, a Baleia-orca é a mais conhecida, até por suas aparições nas telonas. Podendo vir a pesar até mesmo pesadas nove toneladas, esse animal também conhecido como baleia assassina está no topo da cadeia alimentar dos oceanos, apesar que os seres humanos não são para elas um prato típico. Mas comem desde moluscos, até peixes, aves, animais de casco duro, como tartarugas, e, quando caçam em grupo, podem vir a devorar até animais maiores, como outras baleias.

baleia orca

Outro animal muito conhecido é a foca. Com sua carinha esperta, ela encanta já ao primeiro olhar, e isso antes de demonstrar sua enorme inteligência, sendo um dos mamíferos mais inteligentes da terra. Ela pode passar longos períodos na terra como na água, mas é na água que encontra o máximo de sua capacidade, tendo membros adaptados para a natação, que permitem que ela se movimente na água como um torpedo.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 29/10/2013

Compartilhar