Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Meio ambiente

Animais com escamas, pelos e penas

Cada espécie de animal possui em seu corpo um revestimento adequado para seu habitat e suas condições de vida. Conheça alguns exemplos.

Camaleão

Alguns com escamas, outros com pelos e tem aqueles também, com penas, para quem é apaixonado pelos animais, este texto foi feito para você. A diversidade da fauna em nosso país é imensa, são muitas espécies raras ameaçadas a extinção e muitas que estão fora da zona de risco. Na Amazônia podemos encontrar a maior variedade do mundo de aves, jacarés, roedores, primatas, sapos, insetos, lagartos e peixes de água doce.

Até agora só foi possível identificar uma certa quantidade de animais que vivem na floresta amazônica, entre os mamíferos 320 espécies, em relação aos peixes a nenhum outro lugar superou a Amazônia, são em média 3.000 espécies que nadam por ali, entre as aves já foram identificadas 1.100 espécies diferentes, o insetos então, 33.000, é muito bicho, e essa é a riqueza da nossa fauna e dentre estes ainda existem os animais com escamas, um exemplo são os peixes que já foram mencionados, os animais com pelos, e animais com penas.

É de um pouco de cada um deles que vamos relatar aqui, veja exemplos de cada tipo, seus costumes, características, onde costumam viver, do que se alimentam e outros detalhes que você confere a seguir.

Animais com escamas

Peixe

Existem vários animais que possuem o corpo revestido por escamas, segundo a zoologia, uma escama é uma estrutura óssea ou de queratina que forma a pele de alguns animais e ao mesmo tempo torna-se um órgão de proteção.

Os escamados mais conhecidos são o peixe a cobra, mas além deles existem outras espécies, algumas nem são vistas aqui no Brasil, são eles: lagartixas, calango, os coloridos camaleões, a iguana que é famoso na América Latina, ajolote, monstro do qila e o dragão de komodo. Dentre estes animais, apenas os peixes podem ser domesticados em aquários, mas não é qualquer tipo do animal.

Animais com pelos

Coelho

Estes são os mais comuns, afinal quem aí não tem um lindo cachorrinho ou um gato em casa?! Os pelos podem ser conhecidos como hastes queratinizadas, eles tem origem na epiderme e são constituídos de queratina, eles tem a função de fornecer proteção térmica e mecânica, cada pelo possui três zonas, a medula, córtex e cutícula, eles também estão presentes no corpo do ser humano.

Outros exemplos de animais com pelos são, o macaco, coelho, urso, carneiro, onça pintada, tigre, leão, leopardo, bicho preguiça, lontra e muitos outros que compõe a lista dos animais com pelos.

Animais com penas

Cisne

A espécie que tem o corpo protegido por penas são as aves, este revestimento é considerada a estrutura mais complexa encontrada nos animais vertebrados. Embora as penas pareçam cobrir o corpo todo das aves, elas nascem em determinados pontos, servem para auxiliar no voo, serve como isolamento térmico, impermeabilização e a cor ajuda na comunicação e na proteção da ave.

Os animais com penas são, a galinha, tucano, pato, ganso, garça, tuiuiú, águia, falcão, urubu, papagaio, arara, maritaca, periquito, calopsita, coruja, pavão, entre outros. Dentre estes citados, a galinha ou frango, são criados para consumo de sua carne.

cachorro olhando aquário com peixeHá uma série de espécies de animais presentes e espalhadas pelo mundo todo, sendo que cada um deles possui suas próprias características e aspectos que podem ser notados ou podem estar inclusos na forma de funcionamento de seu organismo, por exemplo, diferindo-se dos seres humanos e fazendo com que os mesmos possam separar-se por categorias. O revestimento destes animais é um dos principais fatores que permite esta divisão por categorias, sendo que os bichos podem ser caracterizados de acordo com a forma de proteção que eles possuem, podendo constatar algumas espécies que fazem parte deste aglomerado de animais.

Animais com escamas

Os animais com escamas, normalmente, são seres aquáticos, assim como os peixes, assim como algumas cobras e até mesmo lagartos, que também possuem este tipo de revestimento protetor que permite fazer com que os mesmos adaptem-se ao seu habitat. Estas peles, pouco mais grossas, para os seres aquáticos produzem o benefício para que os mesmos possam suportar a temperatura fria da água, fazendo com que os mesmos sobrevivam em seu habitat, além de também auxilia-los na reserva de gordura, fazendo com que os mesmos possam evitar a perda de calor corporal, exatamente para sua sobrevivência.

peixe palhaço

Para as cobras e lagartos, por exemplo, é necessário que os mesmos possuam este tipo de pele por seus costumes, possuindo proteção física devido a sua forma de locomoção que é dada ao arrastar-se pelo chão, fazendo com que seu corpo e organismo precisassem de algo mais “resistente”. Estes tipos de bichos constantemente mudam de pele, fazendo com que a mesma renove-se para que seja possível seu desenvolvimento, possibilitando que o animal em questão cresça.

Animais com pelos

Os animais com pelos são os mais comuns e conhecidos, sendo que os mesmos normalmente enquadram-se na categoria dos mamíferos, podendo constatar várias espécies dentro desta vertente. No caso dos animais com pelos, é necessário que os mesmos eliminem suor, fazendo com que seus corpos possam esfriar para manter uma temperatura agradável, até mesmo pelo “casaco de pele” que está à sua volta, tornando possível, também, que a gordura possa localizar-se no corpo para evitar a evaporação de água, permitindo que o bicho em questão possa cultivar uma vida agradável em relação à temperatura, além de fazer com que seu corpo torne-se flexível. É possível constatar vários animais com pelos, assim como leões, macacos, cachorros, gatos, coalas, pandas, cabras, tigres, ratos, coelhos, dentre outros.

leão

Animais com penas

Os animais com penas englobam, em suma, todas as aves, sendo que é possível constatar uma série de espécies, tal como beija-flor, andorinha, pombo, gavião, curió, entre muitos outros. O revestimento que o corpo de tais animais possuem são as penas, sendo que as mesmas fazem com que tais bichos fiquem protegidos, permitindo que os mesmos possam isolar a temperatura do corpo e aumentá-la sem engordar, exatamente para que consigam levantar voo posteriormente. Para os machos, penas coloridas possuem outro tipo de benefício e utilização: chamar a atenção das fêmeas.

beija-flor

Animais sem escamas, pelos ou penas

Também há animais que não possuem escamas, pelos ou penas, sendo que os mesmos são conhecidos como anfíbios, destacando o sapo, rãs e salamandras, por exemplo, sendo que sua proteção é uma camada de pele mais dura, conhecida como epiderme mais resistente, evitando a perda de água e permitindo que seu habitat seja diferentes locais mais secos.

sapo deitado

Tags: , , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 16/12/2013

Compartilhar