Home » Animais

Ambiente natural da onça pintada

A onça pintada é um dos maiores felinos e predadores do mundo. Confira algumas informações a respeito de seu ambiente natural.

Onça pintada
A onça pintada é conhecida por suas características peculiares e exuberantes, sendo o terceiro maior felino do mundo, perdendo apenas para o leão e o tigre. A onça pintada também pode ser conhecida como jaguar e jaquaretê, é uma espécie de mamífero carnívoro típico das Américas. Esse felino está ameaçado de extinção por diversos fatores, entre eles por causa da caça ilegal, perdas e fragmentação de seu habitat, ou seja, seu ambiente natural. O ambiente natural da onça pintada é caracterizado por temperaturas quentes e temperadas, tipicamente de florestas tropicais e densas, como as florestas do Brasil.
Em nosso país podemos encontrar uma maior concentração de onças pintadas no Pantanal Matogrossense, no Cerrado e na Amazônia, onde são seus ambientes naturais, porém muitas delas são retiradas de seu ambiente natural e são presas em cativeiros e zoológicos.

Onça pintada distribuição geográfica

Onça pintada e filhoteEstima-se que mais da metade da população total de onças pintadas do mundo vivem no Brasil, essa espécie se dividi em algumas regiões do nosso país, como Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Paraná, São Paulo, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. Porém a maior concentração de onças pintadas em nosso país está em florestas tropicais como o Pantanal, Cerrado e Amazônia. O ambiente natural desse felino são as pastagens, florestas tropicais de montanhas ou planícies, florestas de clima temperado ou florestas de savanas tropicais. O ambiente natural que mais agrada as onças pintadas são as regiões com rios, habitat frequente de suas presas e zonas florestais densas, onde esses felinos podem caçar, procriar e sobreviver em seu ambiente natural.

Onça pintada do Pantanal Matogrossense

onça pintada no matagal.O Pantanal é um dos ambientes naturais preferidos da onça pintada, pois possui características peculiares necessárias para a sobrevivência desse felino. O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo, formada pelo rio Paraguai e seus afluentes, sua diversidade de fauna e flora é imensa, sendo um ambiente natural propício para a sobrevivência e a caça da onça pintada. A onça pintada do Pantanal está ameaçada de extinção, a concentração de caçadores nessa região é grande, apesar da caça ser proibida por lei. A devastação do ambiente natural da onça pintada também é mais um fator importante para a extinção dessa espécie. Esse animal do Pantanal Matogressense possui hábitos noturnos e sua alimentação é basicamente com carnes de capivaras, veados, aves e peixes. A onça na fase adulta pode chegar a pesar em média 160 kg e medir dois metros de comprimento.

Onça pintada do Cerrado brasileiro

onça pintada pronta para atacar pássaro.A onça pintada é um animal carnívoro que necessita de um ambiente natural em que possa encontrar uma boa quantidade de presas para se alimentar, esse felino precisa de pelo menos 2 kg de alimentos todos os dias, sendo animais de pequeno e médio porte alvos principais desse predador. O Cerrado brasileiro é um ambiente natural típico, em que as onças pintadas podem encontrar essa fartura de “alimentos”, sendo um habitat com uma grande concentração de onças pintadas. Porém esse ambiente natural das onças pintadas está em risco, pois segundo dados do Ibama, mais da metade do Cerrado brasileiro já perdeu sua floresta natural, sendo devastada por plantações de soja, pecuária e exploração da madeira.

Onça pintada da Amazônia

onça pintada pronta nadando.A Amazônia sem dúvida nenhuma é das regiões que apresenta uma das florestas mais ricas e conhecidas do mundo, sua diversidade de fauna e flora é impressionante, sendo que seus recursos naturais são cobiçados por diversos países. A floresta Amazônica apresenta mais de seis milhões de quilômetros quadrados, sendo a maior floresta tropical do mundo, essa rica floresta abrange nove países, sendo que a maior parte dessa floresta está contida no Brasil. O clima dessa floresta é quente e úmido, porém a característica que mais evidencia essa floresta é a sua biodiversidade, rica em vegetais e animais, sendo um ambiente natural excepcional para as onças pintadas que fazem da floresta Amazônica seu habitat. Um sério problema que preocupa pesquisadores e protetores da onça pintada é o desmatamento e a destruição dos recursos naturais dessa floresta, sendo um risco para o ambiente natural desse felino e, consequentemente um risco de sua extinção.
Segundo estudos a espécie já perdeu cerca de 37% de seu número, tornando-se fundamental que as estratégias de conservação da onça pintada sejam mais eficazes, levando em conta todas as dificuldades enfrentadas.

Tags: , , ,
Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 06/11/2012

Compartilhar