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Alimentos que melhoram o humor

Uma boa alimentação interfere em diversos aspectos de nossa vida, inclusive para melhorar o humor. Conheça os alimentos mais apropriados.

Mulher comendo lanche natural

Mau humor, quem nunca acordou com ele? Devido a diversos fatores como estresse, correria, falta de atividades físicas, má alimentação e outros, ele tem se tornado cada dia mais comum. Mas existem diversos tratamentos para acabar com ele ou pelo menos diminuir. E hoje vamos mostrar uma maneira fácil e talvez uma das mais baratas para afastar o mau humor de vez da sua vida.

Uma alimentação adequada é a chave para mandar o mau humor embora e o melhor, você não vai acabar somente com ele, mas também com diversas doenças como diabetes e hipertensão, além de adquirir melhor qualidade de vida.

Frutas

Existem diversos alimentos que podem contribuir para manter seu humor em bom estado, mas vamos começar pelos mais saudáveis, e esse posto foi dado às frutas.

Frutas como banana, abacate, mamão, tangerina e limão são ótimas para ativar o bom humor. Elas são ricas em carboidratos, mais especificamente o aminoácido triptofano, que ajudam a produzir uma substância do prazer, chamado serotonina, além de vitaminas que proporcionam mais energia. Recomenda-se ingerir de três a cinco porções diariamente.

banana e abacate

Manter um sono adequado e regular é essencial para passar mais dias de bom humor, a banana e o abacate são ótimas para tal. A banana especificamente é rica em hidratos de carbono, potássio, magnésio e outras vitaminas. O que a torna capaz de diminuir a ansiedade e a prover um sono mais calmo.

Outra fruta que tem tanto poder quanto a banana para acalmar e melhorar o sono é o abacate, graças as mesmas propriedades. É indicado o consumo dessas frutas antes de deitar.

Frutas oleaginosas

Outra arma importante para o combate do mau humor são as frutas oleaginosas, como as nozes, castanha-do-Brasil, amêndoas e outras. Elas possuem um agente antioxidante chamado selênio que combate o estresse que é um dos causadores do mau humor.

frutas ricas em vitamina C

Frutas que contêm altas doses de vitamina C como a laranja, maracujá, acerola e jabuticaba são ótimas aliadas, pois melhoram o sistema imunológico, previnem o cansaço e também ajudam a combater o estresses. Por fim a maçã e novamente a laranja são destaques na lista, pois oferecem uma substância chamada ácido fólico, que está associada ao melhor funcionamento do sistema nervoso e combate a fadiga, além dos outros benefícios já citados anteriormente.

Chocolate

Chocolates

Nada melhor do que unir o útil ao agradável, ou melhor, muito agradável. Além de gostosos os chocolates possuem tirosina, que estimulam a produção da já citada serotonina, além de minerais como magnésio, manganês e cobre, que são importantes, principalmente para as mulheres, por estarem em baixa no organismo na menstruação.

Os chocolates também ativam a produção de endorfina e dopamina, que são responsáveis pelo prazer e relaxamento, essas são as mesmas substâncias ativadas pelo uso de substâncias tóxicas.

Pimenta

Pimenta

Há quem seja apaixonado pelo toque picante das pimentas e não se pode negar que elas dão um toque todo especial para as refeições. Mas não é só isso que elas fazem, as pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, responsável pela sensação de euforia e também pela ardência na boca.

Ovo

ovos cozidos

Os ovos são ricos em tiamina e a niacina, vitaminas que fazem parte do complexo B, também já citadas anteriormente, elas colaboram com o bom humor. É recomendado o consumo de uma unidade por dia.

O ideal é procurar um nutricionista para uma avaliação mais detalhada, mas até lá você está preparado para mudar de vez seu humor.

Confira mais sobre os Alimentos que favorecem o humor no vídeo abaixo:

Pode acreditar! A alimentação saudável não ajuda apenas a manter aqueles quilos extras bem longe de você, mas também é grande aliada em um bom funcionamento do organismo e claro, um bom cardápio também ajuda a melhorar o seu humor.

Criança comendo banana

O cérebro humano para ter a sensação de prazer precisa da serotonina, que podemos encarar como a porta para a felicidade! Além dela, a endorfina também é uma substância ligada à sensação de bem-estar e prazer.

Sim, as substâncias ajudam a melhorar o seu humor, além de regular o sono, o apetite e ainda é grande aliado no combate contra a enxaqueca!

Laranja 5

Acrescentar alimentos que ativam a serotonina e aumentem os níveis de endorfina em sua dieta oferece vários benefícios para o seu organismo e claro, para ajudar a dar aquela animada no seu dia.

Confira alguns desses alimentos:

Frutas

Além de serem super saudáveis por conter outros nutrientes e vitaminas boas para o organismo, às frutas são ricas em um aminoácido conhecido como triptofano, aminoácido que ajuda na produção da serotonina. Então uma boa dica é acrescentar em sua dieta frutas como melancia, abacate, laranja, maçã, banana, tangerina, limão entre tantas outras.

Frutas 4

Em especial, a laranja e maçã ajudam a diminuir os sintomas da depressão e do stress. A vitamina C ajuda o sistema nervoso e ainda gera energia! Já a banana e o abacate são ótimas frutas para diminuir a ansiedade e melhorar o sono.

Chocolate

E a guloseima mais conhecida por melhorar a TPM também ajuda a melhorar o humor! O cacau presente no chocolate possui em suas propriedades carboidrato e triptofano, que juntos, além de oferecer energia para quem consome também estimulam a produção de serotonina.

Chocolate 2

Mas atenção! Quanto mais cacau o chocolate tiver, melhor ele será! Então ao montar o seu cardápio, lembre-se de acrescentar o chocolate meio amargo, mas não se esqueça de consumir moderadamente, já que o consumo excessivo pode resultar em diabetes. Alguns especialistas indicam o consumo de 1 a 2 quadradinhos de um tablete de chocolate meio amargo.

Pimenta

Responsável por dar um sabor a mais em suas refeições, a pimenta é rica em capsaicina, essa substância é capaz de aumentar os níveis de endorfina, o que consequentemente ajuda a melhorar o humor, já que a endorfina esta relacionada com o bem-estar e com o prazer.

Pimenta

A capsaicina é também a grande responsável pela sensação ardente que a pimenta oferece. As melhores são: pimenta-de-cheiro, vermelha e a malagueta. Ainda falando dessa mesma substância, ela ajuda a acelerar o metabolismo, sendo aliada na queima de gordura.

Ovo

Esse alimento é muito conhecido por quem faz academia, já que é uma proteína animal que favorece a formação e restauração das células do corpo. Porém ele tem tantas boas propriedades, que todos deveriam incluir ovos em seus cardápios.

Ovos 1

O ovo tem em suas propriedades substâncias responsáveis por melhorar o funcionamento do cérebro e consequentemente o humor. A colina e lecitina são duas substâncias capazes de mexer com o seu cérebro, claro que de maneira positiva!

Os neurotransmissores, colina e lecitina também são responsáveis pela memória, já que atuam diretamente no hipocampo. Estão presentes em ovos e mexem também no sistema nervoso, ajudando a melhorar o humor.

Procurar uma alimentação saudável não é apenas para perder peso, e sim para ter uma vida com saúde e principalmente melhorando o bem estar, prevenindo doenças e problemas sérios de saúde. Nesse vídeo do Youtube você pode conferir mais alguns ótimos alimentos que ajudam a melhorar o seu humor:

Cuide-se sempre!

O bom humor é algo importante no nosso dia a dia, pois, além de aliviar a tensão no trabalho, une as pessoas que convivemos em nossos laços familiares. Mas não é assim tão fácil manter o bom humor, não é mesmo?

Criança comendo banana

Claro que há algumas ações que podemos e devemos fazer que nos renova e alimenta o bom humor, como por exemplo praticar exercícios físicos pela manhã. Outra atitude que nos faz pessoas de melhor humor, é alimentar-se bem.

Não raro se ouve que, pra quem está com humor para baixo, se lambuzar de chocolate resolve. Mas não é bem assim! Há outras maneiras (mais saudáveis) para resolver essa questão.

Ansiedade e chocolate

Daremos nesse artigo algumas dicas de boa alimentação para manter o bom humor.

Frutas

Frutas são alimentos excelentes para a saúde, pois nos fornecem proteínas e vitaminas que, além de dar energia para o dia, previnem doenças e outras moléstias. Ademais, além de saudáveis há boas opções de frutas com preços bastante acessíveis e que podem facilmente ser encontradas.

Frutas 6

Mas, além disso, devido à boa carta de proteína e vitaminas adquiridas ao consumir frutas, nosso corpo responde de maneira positiva e que acaba acarretando em um melhor desempenho e vivacidade, melhorando nosso humor. Castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo, fornecem selênio para nosso corpo. A ausência desse composto (selênio) causa mau humor, que pode ser prevenido consumido castanhas ou amêndoas.

Chocolate

O chocolate, altamente consumido por mulheres em estados emocionais elevados e com picos de estresse, também auxilia na redução do mau humor. Isso porque a base do chocolate é o cacau, que é rico em magnésio e triptofano, compostos nutritivos que estimulam nosso organismo e produzem endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Colher de chocolate

Mas tome cuidado, o consumo de chocolate em excesso pode causar problemas de saúde. Quanto mais cacau presente no chocolate, melhor os resultados, dessa forma procure a versão meio amarga. Procure sempre um nutricionista para aconselhar-lhe a melhor quantidade para seu organismo, uma vez que depende de diversos fatores e variam de caso a caso.

Pimenta

A pimenta acelera nosso metabolismo e melhoram a circulação sanguínea, causando assim a sensação de bem estar.

Pimenta caiena 3

Essa sensação acarretará em bom humor, e auxiliará suas atividades do dia a dia, inclusive na convivência com outras pessoas.

Ovo

O ovo é outro alimento que afasta o mau humor. Isso porque o ovo é rico em nutrientes como a tiamina, niacina, ácido fólico e acetilcolina.

Ovos 2

A falta desses compostos em nosso organismo causa apatia e ansiedade, chegando ao extremo da perda de memória. Dois ovos por semana podem resolver esse problema!

Nesse vídeo do Youtube você pode conferir dicas de pratos e receitas super simples que podem ser incluídas no seu cardápio e melhorar o seu humor:

Publicado por Bianca
Revisado em 19/10/2015

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