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Alimentação saudável para idosos

Você sabe como preparar uma refeição adequada nesses casos? Então confira dicas para montar um cardápio benéfico para os idosos.

alimentação na terceira idade

Controlar a alimentação e montar um cardápio benéfico é um dos objetivos de várias pessoas, fazendo com que haja uma série de especificidades que devam ser observadas no momento de escolher quais os pratos e refeições realizar, visualizando quais os benefícios que determinados alimentos trazem, normalmente pesquisando sobre seus nutrientes e composição. Para cada tipo de público há uma alimentação que é considerada saudável, levando em consideração a quantidade de nutrientes que devem ser ingeridos, sendo que, para os idosos e pessoas já com idade avançada, é necessária a montagem de um cotidiano adequado para que tais indivíduos consumam, por meio de alimentos, as substâncias necessárias.

Alimentação equilibrada para a terceira idade

Antes de tratarmos dos nutrientes e substâncias que devem estar presentes em uma alimentação equilibrada e saudável para a terceira idade, é necessário ressaltar a questão a dureza dos alimentos, sendo que, para as pessoas de idade avançada, é necessário que o cardápio seja repleto de itens de fácil mastigação, possibilitando a ingestão e digestão fácil, promovendo o bem-estar diariamente.

Idosos sorrindo

As necessidades de ingestão de calorias diminuem com a idade, sendo que os idosos devem preferir pratos com pouco volume, porém com a quantidade de calorias concentradas, que contenham proteínas, vitaminas e minerais. Os alimentos que são essenciais para a boa alimentação de uma pessoa idosa são aqueles ricos em carboidratos, sendo que esta substância é a principal responsável por disponibilizar a energia necessária para o dia-a-dia de qualquer pessoa, permitindo que um indivíduo já com idade avançada também possa usufruir de tais benefícios, favorecendo seu organismo. Cerca de 50 a 60% da dieta de um idoso deverá conter alimentos ricos em carboidratos, assim a disposição e ânimo sempre estação presentes, podendo obter tais benefícios por meio da ingestão de diferentes alimentos, atentando-se ao arroz e massas em geral, como macarrões e pães diferenciados, também podendo ressaltar cereais e batata, pois os mesmos são considerados carboidratos complexos, devendo inseri-los em menor quantidade no cardápio, somente com 10% destes itens diariamente para minimizar a incidência de hiperglicemia.

Alimentação para idosos hipertensos

Idoso em consulta médica

Os idosos que enquadram-se na categoria de hipertensos devem possuir ainda mais cuidados com sua alimentação e saúde, sendo que os mesmos devem realizar algumas substituições em seu cardápio para minimizar os problemas, transformando hábitos diários para que estes tornem-se benéficos. A substituição do sal por temperos variados é uma das dicas para a boa alimentação dos idosos hipertensos, além de procurar por alimentos mais naturais, assim como frutas e legumes, evitando determinados tipos de produtos industrializados.

Alimentação para idosos diabéticos

idosos caminhando

Para os idosos diabéticos, é necessário constantemente controlar e equilibrar as calorias que são ingeridas diariamente, devendo evitar alguns tipos de alimentos.

O carbono simples é uma das substâncias que deve ser evitada, estando em pequena quantidade no cardápio, pois a mesma eleva o nível de glicemia no sangue, fazendo parte desta categoria os açúcares, tortas, frutas, biscoitos, massas, biscoitos, pudins, dentre outros. Neste caso, o cardápio deve ser baseado em carbonos complexos, absorvidos de modo lento, assim como pão, bolacha, biscoitos simples, cereais, legumes, macarrão, aveia, entre outros.

Entenda um pouco mais sobre as mudanças que ocorrem no organismo de um idoso e como a alimentação pode ser eficiente para promover a saúde no vídeo a seguir:

idosos se alimentando
Com o chegar da idade o organismo vai perdendo a vitalidade e algumas funções fisiológicas podem ficar comprometidas.
Como a alimentação é combustível para o corpo, a preocupação com o passar das primaveras, ganha grande destaque já que a população brasileira está se tornando uma população idosa saudável e extremamente ativa.

Alimentação equilibrada para a terceira idade

Equilíbrio nas refeições, grande fontes de vitaminas e proteínas não são uma preocupação somente na melhor idade. Porém algumas pessoas que se atentam a este fator tão importante somente quando as propriedades do corpo quando ele se desequilibra.
Senhora preparando alimentos
A ingestão de frutas ricas em vitaminas C, K e do complexo B além de proteína, Ômega 3 e fibras fundamentais para um bom funcionamento estomacal, aliado a queima de carboidrato para dar energia e vitalidade.
O Zinco e a Vitamina D, são grandes aliados para os ossos e a memória, perfeitos para auxiliar o organismo que o metabolismo que não tem a mesma funcionalidade, para isso deve se absorver o máximo dos alimentos, juntamente com exercícios físicos regulares.
Beber muita água e ter o controle alimentar além de ser um grande aliado para auxiliar organismo à ingestão de remédios geralmente para a hipertensão e diabetes.

Alimentação para idosos hipertensos

Ao passar dos anos há um depósito de cálcio nos vasos sanguíneos que vão enrijecendo e tornando mais estreita a passagem do sangue, comprometendo assim a pressão.
pulsação maçã e coração
Sendo pelo fator genético ou pelo desgaste vital, devido ao alto consumo de produtos industrializados,  acometendo a maioria dos idosos e segundo especialistas de acordo com o passar dos anos, isso tende a crescer.
A solução para esse tipo de disfunção do organismo, é uma alimentação com pouco ou nenhum sal, ou a substituição pelo sal rosa  com pouco teor de sódio) ou pelo molho de soja  Soyo em versões Light, sempre com moderação. Alimentos rico em temperos e conservantes, devem ser excluídos para uma vida regrada e mais saudável.

Alimentação para idosos diabéticos

legumes e frutas e medidor de glicemia
No diabetes o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção da substância chamada insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Restringindo assim a alimentação de carboidratos e açúcares na alimentação.
Atualmente temos opções de produtos com ausência de açúcar e sem glúten (gordura trans.)
Alimentos Diet e Light como são chamados, ganham preferência na hora da escolha para quem tem restrições alimentares.

Alimentação saudável para idosos
Com uma expectativa de vida cada vez maior, os idosos estão chegando à terceira idade com muita saúde, disposição e qualidade de vida. Mas, isso se deve ao fato de que a maioria dos idosos seguem hábitos saudáveis, em especial, uma alimentação correta, equilibrada e uma prática de exercícios regulares.
Considerado um ciclo natural da vida, a velhice faz parte da nossa existência, por isso, cuidar da nossa saúde e se tornar um idoso saudável é imprescindível para obter a tão almejada qualidade de vida na velhice. Por isso, investir em rotinas saudáveis desde a infância até a velhice é a única maneira de manter a saúde física e mental em dia.
Se você quer se tornar um idoso ativo e cheio de saúde ou quer ensinar os idosos a como melhorar a qualidade de vida, conheça algumas informações essenciais sobre a alimentação saudável e equilibrada para os idosos:

Alimentação equilibrada e saudável para a terceira idade

Devido às alterações fisiológicas decorrentes da idade, muitos idosos apresentam dificuldades para se alimentar corretamente, entre elas, a falta de dentes, a falta de coordenação para preparar sua própria refeição, a dificuldade na locomoção para comprar o alimento e até mesmo a diminuição do estômago que tolera pouca comida. Por isso, o cuidado com o idoso é de extrema importância.
Alimentação saudável e balanceada para idosos
Para manter uma alimentação saudável e equilibrada na idade avançada, a dica é ingerir de 5 a 6 porções de cereais por dia, entre eles, arroz, milho, massas, pães ou batatas, dando ênfase aos integrais que ajudam a melhorar o trânsito intestinal, ingerir 1 porção de leguminosas como feijão, lentilha, soja ou grão de bico por dia, consumir de 3 a 4 porções de leites e derivados para repor as necessidades de cálcio que estão comprometidas nesta fase da vida, consumir 1 porção de carnes magras e ingerir de 3 a 4 porções de frutas, legumes e verduras por dia.

Alimentação para idosos hipertensos

A hipertensão arterial é uma patologia que acarreta em sérias complicações se não controlada, por isso, investir em uma alimentação saudável que a mantenha sempre controlada é essencial para manter a qualidade de vida e o bem estar dos idosos hipertensos.
Alimentação para idosos hipertensos
Como dica é necessário evitar alimentos ricos em sódio em sua composição como os alimentos industrializados em geral (temperos prontos, molhos prontos, salgadinhos), embutidos (salame, presunto) e o sal.

Alimentação para idosos diabéticos

A diabetes vem se tornando cada vez mais comum em indivíduos maiores de 40 anos e isso se deve ao hábito alimentar inadequado durante a fase adulta, acarretando então em problemas na produção de insulina pelo pâncreas, o qual foi muito sobrecarregado ao longo dos anos. Os idosos diabéticos devem tomar cuidado com a alimentação e manter o controle da glicemia diariamente, principalmente após as refeições e fazer uso diário de hipoglicemiantes.
No quesito alimentação, deve-se optar por alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, que liberam glicose em pouca quantidade no sangue e não causam hiperglicemia. Entre os mais indicados estão os integrais como pão integral, aveia e linhaça, frutas como maçã, pera, abacate, laranja, ameixa, goiaba e mexerica. Já entre os contra indicados estão os da categoria carboidrato simples como o açúcar refinado, refrigerantes e os doces em geral.
Alimentação para idosos diabéticos
Por possuírem algumas restrições físicas, o recomendado é oferecer aos idosos legumes e verduras cozidas em forma de sopa ou purê, as carnes já desfiadas para facilitar a mastigação e as frutas em forma de sucos ou vitaminas.
Quer saber mais sobre a alimentação dos idosos? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Guilherme
Revisado em 11/12/2013

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