Home » Alimentação

Alimentação à base de peixes

Rico em Ômega 3 e muito importante na alimentação, o peixe traz mais benefícios para a sua saúde quando consumido regularmente.

peixe grelhado

Todos sabem a importância do peixe na alimentação do dia a dia, muitas pessoas procuram incluir a carne branca do peixe em suas dietas, devido os benefícios para a saúde, seja grelhado, assado, cozido ao molho ou frito, a carne do peixe beneficia a todas as idades e inclusive é recomendada por médicos e nutricionistas, ela faz parte da pirâmide alimentar. Por uma grande fonte de proteínas e vitaminas, os especialistas recomendam que se consuma a carne do peixe pelo menos uma vez na semana, mantendo assim um ciclo ou frequência, na qual os benefícios possam se manifestar no organismo.

Existem várias espécies de peixes, a começar pelos peixes de água doce e de água salgada, depois, peixes de escamas e peixes de couro, são inúmeros tipos deste animal, mas nem todos eles podem ser consumidos, em um dos tópicos deste texto você vai conhecer quais peixes são ideais para incluir em seu cardápio, além daqueles é claro que já vendem nos supermercados. Você também vai saber mais sobre os peixes e o Omega 3, afinal, o que é esse Omega 3 que as pessoas falam tanto? O que tem de bom? Continue lendo.

Benefícios do peixe na alimentação

Os pescados são fonte de proteína em abundancia que são absorvidas pelo organismo com mais facilidade do que os outros tipos de carne, eles são muito importantes para o crescimento e manutenção do organismo. Comer peixes auxilia na digestão, na coagulação do sangue, na produção de anticorpos, no controle do nível de colesterol, entre outros benefícios.

criança pronta para comer peixe

Além de tudo, é rico em sais minerais e nutrientes como, ferro, iodo, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, vitaminas, A, E, D, B2, B3, B12, mais o ácido fólico, todos estes elementos juntos são fundamentais para um bom funcionamento do corpo. Estes são alguns benefícios do peixe na alimentação, inclua imediatamente este item em suas compras.

Peixes mais saudáveis para alimentação

Vamos começar pela Tilápia, é um peixe criado em cativeiro de sabor marcante, ele tem um sabor mais forte de terra. Outro peixe para se consumir é o Pintado, sua carne é preparada na brasa para queimar o excesso de gordura, é um peixe com bastante espinho. Tambaqui, um peixe de carne macia, normalmente é empanado e frito. Truta, um peixe que está fazendo sucesso em restaurantes, pois sua carne é suave e macia.

prato feito com tilápia

Pirarucu, este peixe deve ser cozido, pois sua carne é mais dura. Atum, este peixe dispensa comentários, um dos mais suaves e macios. O linguado é outro peixe ótimo para consumo, sua carne não possui gordura, é magra e extremamente delicada. O famoso Salmão, que é chamado como frango do mar pelos chefs de cozinha e não pode ser preparado de qualquer maneira.

Os peixes e o Ômega 3

O Omega 3 é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, é bom também para o coração, para tratamento contra depressão e até inflamações como a tendinite.

peixes

A maior concentração de Omega 3 está na pele dos peixes, para manter esta propriedade, é importante que o peixe não seja feito em altas temperaturas e bem frio. Peixes com Omega 3: Atum, Sardinha, Tilápia, Salmão, entre outros.

Veja também neste vídeo do Youtube alguns dos benefícios da alimentação à base de peixes:

Prato com salmão

Há uma diversidade de alimentos que são indicados para o cardápio de um indivíduo, fazendo com que aqueles considerados ideais sejam os saudáveis, que distribuam uma quantidade de nutrientes variados para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo, além de obter um sabor maravilhoso para todas as pessoas que se atraem por aquela categoria de alimentos, permitindo que os pratos diários possam apresentar um gosto agradável e propriedades benéficas. O consumo de peixes é um dos casos mais abordados por vários especialistas na área de alimentação e também por indivíduos que desejam saber quais os benefícios ao incluir os frutos do mar no cardápio, fazendo com que a alimentação à base de peixes seja agradável por diferentes aspectos.

Benefícios do peixe na alimentação

Os peixes na alimentação podem causar uma série de benefícios e vantagens ao corpo e organismo de um indivíduo que anseia em alimentar-se de forma saudável, obtendo um sabor agradável em suas refeições, além de beneficiar diretamente a parte interna de seu corpo por meio das propriedades gerais dos frutos do mar. Para uma boa alimentação, os peixes devem ser inclusos, pois os mesmos são uma ótima fonte de aminoácidos, estes que são essenciais para que nosso organismo possa manter seu bom funcionamento, além de que tais carnes auxiliam na formação de proteínas.

Criança comendo peixe

Para as crianças, os benefícios do peixe na alimentação são ainda maiores, já que os mesmos ajudam no crescimento, tornando-se uma ótima fonte de ferro, cálcio e vitamina B12 que são vantajosas para o organismo. Os adultos consomem peixe por seus benefícios voltados a prevenção de doenças, os frutos do mar podem atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamação dos olhos e complicações neurológicas, há ainda boatos que até mesmo acusam os peixes de promoverem o bom funcionamento do cérebro.

Ainda contendo ômega 3, permite deixar os ossos fortes, evitando a osteoporose, frequente pessoas de meia idade ou terceira idade. Em uma dieta, os peixes são indicados para a alimentação, pois possuem baixas calorias, sendo uma ótima opção para dar continuidade ao emagrecimento.

Peixes mais saudáveis para alimentação

Coma mais peixe, peixe é saúde

Alguns peixes são considerados os mais indicados para consumo e inclusão na alimentação, podendo destacar: A Truta, que possui ômega três e ajuda a regular o colesterol; o Pintado, com baixas calorias e pouca gordura, auxilia na digestão; o Salmão que possui ômega 3, ácido graxo e regulariza o colesterol; o Badejo também possui pouca gordura e auxilia no baixo colesterol;  o Robalo facilita na digestão por ser uma carne magra; o Bacalhau é ótima opção para obter ômega 3, indicado para prevenir doenças cardiovasculares e tratar a hipertensão arterial; o Atum é rico em proteínas, vitaminas e minerais, colaborando para a formação e desenvolvimento muscular e prevenção de doenças cardíacas; e a Sardinha que contém vitaminas A e D, com fácil digestão e muitos nutrientes.

Peixes e o Ômega 3

O ômega 3 é uma das propriedades mais procuradas nos peixes, sendo que várias das espécies dos frutos do mar possuem este tipo de propriedade, permitindo que os ossos sejam fortalecidos, evitando a osteoporose e permitindo conservar um organismo equilibrado e saudável.

Omega 3
Considerado um alimento rico em nutrientes, o peixe deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, visto que o mesmo apresenta baixo teor de gordura, é uma ótima opção de proteína, é rico em ômega 3 e 6 e ainda auxilia na prevenção e tratamento de muitas doenças.
Mas, mesmo sendo à base da alimentação de muitos brasileiros que vivem em regiões litorâneas, com rios e lagos, segundo a Organização Mundial da Saúde o peixe ainda é pouco consumido no Brasil, pois o recomendado é 12 quilos por pessoa e o consumo anual é de 9 quilos. Por isso, o incentivo a uma alimentação à base de peixes é essencial para quem procura mais qualidade de vida.
Muitos nutricionistas recomendam o consumo de peixes de uma a duas vezes na semana, em especial, os peixes de água fria, entre eles, a truta, o bacalhau, o salmão, a sardinha e o arenque, espécies estas que diminuem a ocorrência de doenças cardiovasculares. Conheça mais sobre os benefícios do peixe como base da alimentação:

Benefícios do peixe na alimentação

Ainda pouco presente no cardápio dos brasileiros, o peixe é tão rico em proteínas, vitaminas e minerais como a carne bovina e de ave, entretanto, uma não deve substituir a outra, por isso, o recomendado é consumi-lo pelo menos duas vezes da semana e intercala-lo com a carne bovina, suína e de ave.
Benefícios do peixe
Por possuir grandes quantidades de minerais, em especial, o cálcio e o fósforo, o peixe ajuda na prevenção da osteoporose e ajuda a diminuir a ocorrência de problemas cardiovasculares, entre eles, a hipertensão arterial. Além disso, o consumi de peixe ajuda no combate a anemia por ser uma boa fonte de ferro e vitamina B12, ajuda na formação de pele, cabelos e unhas devido a quantidade de proteínas aproveitadas quase que por inteiro pelo organismo, baixa quantidade de gordura que diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, além do fato de possui Ômega 3 que ajuda no controle da pressão e reduz as doenças do coração.

Peixes mais saudáveis para alimentação

Entre os peixes mais saudáveis e mais consumidos está o cação, cavalinha, dourado, linguado, merluza, namorado, pacu, pescada, pescadinha, pintado, porquinho, sardinha, salmão, arenque, atum.
Alimentação à base de peixe
Entretanto, para que o mesmo seja saudável e traga benefícios para o corpo e a mente é preciso optar por preparações saudáveis como o ensopado, assado e grelhado, visto que o frito e o empanado tem suas calorias aumentadas devido a presença do óleo.

Os peixes e o Ômega 3

Ricos em Ômega 3, os peixes ajudam a aumentar os níveis de ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA) considerados ácidos essenciais para o organismo, mas que não produzidos pelo corpo, por isso, devem ser ingeridos pelos alimentos.
Peixes mais saudáveis
Entre seus benefícios para o organismo o EPA ajuda na redução das atividades das plaquetas sanguíneas, ou seja, evita a formação de coágulos que podem causar derrame e infarto, além de ajudar a diminuir os níveis de triglicérides responsáveis por formar placas de ateroma nas veias e artérias. Já o DHA evita as arritmias e estabiliza a atividade do coração, diminuindo o risco de infartos e de doenças inflamatórias.
Indiferente da espécie, os peixes devem estar presentes na alimentação, principalmente se as preparações forem bem saudáveis.
Quer saber mais sobre os benefícios do peixe? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Juliane
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Alimentação de peixes: características e importância do ...

Os piscicultores devem saber que, em relação à alimentação de peixes, existem dois tipos de alimentos: os naturais e os artificiais

Peixe – Wikipédia, a enciclopédia livre

Peixes cartilaginosos ... e desde tempos imemoriais foram pescados para a sua alimentação. Muitas espécies de peixes são criadas em ... Base de dados de peixes ...

Alimentação dos peixes de aquário - petlove.com.br

Alimentação dos peixes de aquário. Saiba quais os tipos de ração ideais para as diferentes espécies de peixes criadas em aquários.

Alimentação base para peixes - aquarioreef.com

Alimentos para peixes - Visite a loja de animais Aquarioreef e conheça a nossa gama de alimentos para peixes de aquário. Flocos para peixes, granulado para peixes.

Next | Cardápio a base de peixes: alimentação ideal para o ...

Fonte de proteínas de alta qualidade, o peixe é um alimento que, além de nutritivo, é amigo da dieta. No entanto, mesmo vivendo em um país com um extenso litoral ...

Alimentação de peixes ornamentais ... - Aquarismo Paulista

Em geral, são peixes que combinam alimentação a base de vegetais (frutas, sementes, folhas) e animal (pequenos peixes, insetos e microrganismos).

Nutrição e Alimentação de Peixes | Blog do Dr. Fala ...

Posts sobre Nutrição e Alimentação de Peixes escritos por Dr. Fala. Skip to navigation. ... A qualidade da alimentação é a base para a vida saudável de ...

A Alimentação dos Ciclídeos Africanos - Aquarismo Online ...

Peixes de Água Doce ... Para os predadores, uma alimentação variada com base em altos níveis de proteína é bastante adequada. Para os onívoros, ...

Peixes - Só Biologia

Alimentação e digestão. Alguns peixes são herbívoros, alimentando-se principalmente de algas. Outros são carnívoros, e alimentam-se de outros peixes e de ...

Ração base em flocos para peixes ornamentais Sera Vipan de 12g

Alimento base completo em flocos para todos os peixes ornamentais de água doce - Sera Vipan 12g

Alimentação Saudável e Nutrição - Peixe

Guia Nutricional detalhado sobre os Alimentos mais Saudáveis do Mundo. Nutrientes dos peixes e marisco e principais benefícios para a saúde. Calorias, nutrientes ...

Ração para peixes ornamentais - Peixes e Aquários

3 dicas e cuidados na alimentação dos peixes: 1 ... Agora que já sabemos alguns pontos importantes e fundamentais para uma alimentação adequada à base de ...

BASES | AQUÁRIOS | PEIXES | PET4YOU

Base de segurança para aquários em espuma. ... Alimento composto em flocos para todo o tipo de peixes ornamentais tropicais. 13.49 € Product ...

Os Nobres: Alimentação na Idade Média

O peixe situava-se também na base da alimentação , especialmente entre as classes menos abastadas, e durante os dias de jejum estipulados pela Igreja.Um dos peixes ...

PLANTA PLASTICA BASE EM AREIA - pet4you.net

Plantas sortidas em plástico com base em areia Não alterão os parâmetros da água

Alimentação: Cuidado fundamental para a saúde dos peixes ...

A qualidade da alimentação é a base para a vida saudável de qualquer animal. Com os nutrientes que compõem o alimento, o corpo mantém o funcionamento de seus ...

ENG PESCA XIQUE: Produtos à base de peixe

O empreendimento atua no desenvolvimento de diversos alimentos à base de pescado e comercializando congelados e produtos prontos ... ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES/DIETA ...

Alimentação - Gestão no Campo

A alimentação dos peixes é um fator extremamente importante em um projeto de piscicultura. ... que formam a base de sua alimentação ...

Alimentação | Povos Indígenas no Brasil Mirim

Os povos indígenas dedicam grande parte do seu tempo em atividades relacionadas à alimentação. Isso porque é preciso ... quanto para a coleta dos peixes. ...

Alimentação das Aves, Tipos, Importância Alimentação das Aves

Alimentação das Aves, Tipos ... que os canários e outros pássaros são granívoros e por conseguintes sua alimentação base é de ... Peixes , rãs , insetos ...