Home » Tecnologia

Aço inox propriedades mecânicas

O aço inoxidável apresenta elevadas propriedades mecânicas e se transformou, com o passar do tempo, em um importante material.

Panelas de aço inoxO aço inox, nome popular para o aço inoxidável, constitui-se de uma liga entre ferro e crómio, mas também pode contar substâncias como níquel, o molibdénio e alguns outros elementos. Sua principal característica é apresentar propriedades mecânicas superiores aos tipos de aço comuns, o que faz com que o material possua grande resistência à oxidação.
Os aços inoxidáveis são divididos em famílias (ferrísticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e duplex), de acordo com sua estrutura. Os elementos presentes na liga do aço inox são importantes por proverem excepcional resistência à corrosão, quando comparados com materiais como o aço carbono, por exemplo. Esta característica anticorrosiva se manifesta principalmente no crómio, que forma um tipo de película sobre o aço e evita com que o efeito do ar se manifeste e agrida a estrutura do material.
Barras de aço inox
Os aços austeníticos, utilizados pela indústria, são os mais resistentes à corrosão, enquanto os martenstícos são usados para discos de freio e facas, pois possuem maior dureza, apesar de não resistirem tanto às ações do oxigênio. Os aços do tipo ferrítico são mais baratos por não conterem níquel em sua composição, e estão presentes principalmente nos eletrodomésticos e na construção civil, bem como em moedas e talheres.

Propriedades de utilização

Box de aço inox
São inúmeras as aplicações para o aço inox. Dentre elas, podemos citar sua importantíssima presença nos eletrodomésticos e pequenos utensílios. Além disso, peças para veículos como escapamentos devem possuir o aço para evitar sua deterioração com o tempo. Na construção, o uso do aço inoxidável é cada vez mais frequente, em particular nas regiões litorâneas, em que a grande umidade do ar pode ocasionar ainda mais oxidação nos aços considerados comuns. Na indústria, o material é muito utilizado na obtenção de petróleo e na fabricação de alimentos e sua grande resistência ao efeito do tempo fez com que o aço inox fosse essencial na fabricação de placas de sinalização visual e fachadas de prédios.

Características principais

Além da já citada alta resistência à corrosão, o aço inox também apresenta uma resistência mecânica adequada, facilidade de limpeza por conta de sua baixa rugosidade superficial, que também resulta em uma aparência higiênica. A resistência a altas temperaturas e à temperaturas criogênicas (abaixo de 0ºC) faz com que o material seja forte contra mudanças radicais no ambiente. O apelo visual forte e a boa relação custo/benefício são outros fatores positivos à utilização do inox, que é também considerado material reciclável.
Como vimos, são inúmeras as utilizações e propriedades mecânicas do aço inoxidável. Sua grande capacidade de resistência ao oxigênio e sua excelente resistência são algumas das mais importantes características deste material, que vem sendo mais utilizado a cada dia e transforma-se, com o passar do tempo, em um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da sociedade e de nossa vida cotidiana.

Tags: , , ,
Publicado por Amoedo
Revisado em 02/05/2012

Compartilhar