Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

A religião na Inglaterra

pessoa segurando um terço

A Inglaterra sempre foi tido como um dos polos culturais do ocidente, tendo influenciado culturas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Por sua vez, seu processo de formação cultural foi bastante violento, e isso aplicado para todas as esferas de sua sociedade, inclusive para a religião. Existe toda uma peculiaridade, uma história quase romântica, por trás do surgimento da religião inglesa, e apesar dela não estar limitada atualmente apenas entre as fronteiras bretãs, ainda existe uma predominância no quadro global de fieis na Inglaterra. Todavia, trata-se de uma religião bastante antiga e tradicional. Saiba mais.

Religião predominante na Inglaterra

pessoa ajoelhada em frente ao altar

A atual religião predominante na Inglaterra é o Anglicanismo, sendo também sua religião oficial, e mantendo sua predominância por mais de 500 anos. Seu surgimento abalou o mundo, pois foi a primeira vez que um rei se voltou contra Roma, quebrando um dos dogmas mais sagrados da igreja: o casamento. E tudo isso em nome do amor, pois o rei Henrique VIII queria se separar de seu casamento para viver com sua amante oficialmente, dando inicio ao que no futuro se chamaria de divorcio. Atualmente, uma parcela bastante considerável da população adere ao movimento, cerca de 21 por cento da população inglesa total. Mas sendo o estado inglês um estado democrático, a abertura para outras religiões é assegurada, e bastante ampla. Tanto que, apesar do rompimento com a religião tradicional, a religião católica apostólica romana vem em segundo lugar no palio das religiões, representada por 20 por cento da população inglesa. Depois, outras fés nascem, tais como o islamismo, que vem crescendo muito na ultima década. Outras são o Presbiterianismo, com uma parcela de 14% de fieis, e depois a Igreja Metodista, com 5% da população convertida. Segue o Sikhismo, que é representada por 4% da população, em geral constituída pelos imigrantes indianos. Mas existe também a Igreja Batista, com 3% da população como fieis, o Hinduísmo, e seus 2%, o Judaísmo com modesto 1 por cento, entre outras, que ocupam 19% da população em geral.

Religião anglicana na Inglaterra

Catedral de Canterbury

Tendo surgido no século XVI, apesar de seu berço remontar a religião cristã dos celtas muito tempo antes, a igreja Anglicana ou Anglicanismo foi desde então um dos alicerces da politica e da vida social na Inglaterra, onde nasceu e se desenvolveu antes de se espalhar pelo mundo. Durante anos, ela e outras denominações estiveram em conflito, alguns destes com consequências bastante sangrentas, mas no final o anglicanismo sobreviveu e conseguiu sobrepujar em tamanho e força as demais. Trata de uma religião de principio cristão, com os mesmos dogmas que a Igreja Católica, salvo alguns pontos. Ela, por sua vez, também sofreu rupturas, das quais nasceram novas denominações, chamadas de Igreja Anglicana Baixa e Igreja Anglicana Alta. Basicamente, as doutrinas fundamentais da igreja anglicana estão escritos no Livro de Oração Comum, sendo possivelmente seu principal, e também no livro dos Ordinais, que surgiu entre os séculos XVI e XVII, e por fim estão contidos nos 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra.

Quer saber mais sobre religião? Veja o vídeo sobre símbolos religiosos e seus significados no canal do Portal ZUN no Youtube:

Bandeira da Inglaterra

É comum que cada país ou região específica cultive costumes e hábitos diferentes, fazendo com que a identidade de determinado local seja um ponto observado, fazendo com que tudo o que é promovido no local se torne uma característica que permite atrair turistas ou até mesmo causar a curiosidade em diferentes lugares do mundo. A religião é um dos costumes muito cultivados em diferentes locais do mundo, há uma variedade de crenças que podem ser adotadas por uma nação, com uma variedade de vertentes existentes, fazendo com que, normalmente, seja possível notar a mescla das mesmas, porém sempre a presença marcante de uma só que cativa à maioria da população da região.

Anglicanismo, a religião predominante na Inglaterra

A Inglaterra é um dos países onde se pode destacar o cultivo e costume de uma determinada crença, o Anglicanismo é a religião predominante no local, cerca de 21% da população residente cultiva hábitos relacionados à religião.

Casamento de William e Kate

Além do anglicanismo em si, é possível ressaltar uma diversidade de outras religiões que também são cultivadas na Inglaterra, mesmo que haja a predominante, sendo logo seguida pelo catolicismo, com 20% da população que cultiva hábitos voltados a esta crença, o anglicanismo, em comparação ao Catolicismo, são duas religiões muito parecidas, podendo definir o motivo do segundo lugar.

Além destas duas religiões, ainda há outras diferentes crenças que são cultivadas no país, assim como o Islamismo, que já cativa 11% da população local, principalmente pela quantidade de imigrantes que fizeram com que este número crescesse cada vez mais. Ainda há a Religião Presbiteriana com 14%, Metodista com 5%, Sikhismo com 4%, Igreja Batista com 3%, Hinduísmo com 2%, Judaísmo com 1% e outras religiões que totalizam o restante dos 19% da população.

Características da Religião Anglicana na Inglaterra

Pintura do rei Henrique VIII

Como citado logo acima, o Anglicanismo é a religião predominante na Inglaterra, esta religião possui suas próprias características, mesmo que, até os dias de hoje, seja frequentemente comparada aos preceitos do Catolicismo.

A religião oficial da Inglaterra é cristã, até mesmo por isto comparada ao Catolicismo, ela surgiu no século XVI, por meio da Reforma Religiosa que ocorreu na época, sendo criada e anunciada pelo rei Henrique VIII que foi efetivamente o propagador do Anglicanismo, encontrando muitos adeptos rapidamente, que se tornaram fiéis a este tipo de crença e cultivação de hábitos e costumes.

Igreja anglicana antiga

O Anglicanismo é uma religião que luta pelo estabelecimento do Reino de Deus, fazendo com que os homens acreditem no ser superior, em qualquer lugar ou período, aperfeiçoando os princípios bíblicos que são citados, sempre se renovando e reinventado para que tais características não percam-se durante o tempo e mudança de gerações.

A religião acusa que a Bíblia, mesmo sendo um livro escrito por homens, é inspirado por Deus, fazendo com que se torne único e significativo para o aprendizado de todos os ingleses que seguem esta vertente. Aqueles que participam do Anglicanismo são livres e conscientes, a igreja não propõe nenhuma obrigação ou até mesmo privação para seus seguidores, preservando tradições e com manifestações diversas que ocorrem por vontade dos próprios cristãos.

No vídeo a seguir, você confere mais informações sobre a história da Religião Anglicana.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 20/11/2013

Compartilhar