Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

A religião na Europa

Compreenda aspectos da diversidade religiosa na Europa, conhecendo melhor a religião na Europa medieval, ocidental e oriental.

A religião sem dúvida alguma desde que surgiu na Europa se tornou um grande marco para o mundo inteiro, e é de lá que se baseou praticamente toda a religião do hemisfério ocidental. Esta que assim como a política mantinha controle muito forte da sociedade, além de situações levando em conta a religião que estava sempre acima de tudo. A religião a princípio politeísta com seus diversos deuses e cultos, passou por muitas transformações até que se consolidasse na expansão do cristianismo católico que predomina até hoje.

Catedral de Notre Dame na França

Religião na Europa medieval

Durante a era medieval a igreja era considerada como a portadora de uma doutrina oficial esta que deveria ser bastante disseminada por corpos de representantes, que poderiam ficar espalhados por toda a Europa.

Igreja medieval na Espanha

Com isto durante o século V a grande hierarquia clerical seria totalmente sustentada por padres, considerados subordinados as autoridades dos bispos. Sobre eles estavam os arcebispos, e em seguida todos os patriarcas de todas as mais importantes cidades europeias. Foi então que a partir do ano de 455 o bispo de Roma se tornou papa pela primeira vez, e passaria então a controlar todo o cristianismo ocidental.

Religião na Europa ocidental

A própria cultura ocidental começou a ser bastante desenvolvida depois do aparecimento do eu seria o cristianismo, uma vez que passou a ser introduzida através do Império Romano, no quarto século e aos poucos evoluiu com todo o avanço Europeu da Idade Média e ainda o termo cristandade em grande medida indica que toda esta história acabou se cruzando.

Basílica de São Pedro no Vaticano

Houve então o chamado cristianismo ocidental, o que foi influenciado de forma bastante significativa pela religião helenística, bem como todo o culto imperial romano. Além disto, todo o cristianismo ocidental se baseou em um Catolicismo Romano, em oposição contra a Ortodoxia oriental existente, no que foi dividida pelo chamado Grande Cisma do século 11 e ainda acabou incluindo todas as tradições protestantes. Foi então que a partir do século 19 toda a prática religiosa começou a ser diversificada com vários outros movimentos religiosos.

Religião na Europa oriental

Com diversos escândalos e problemas existentes quando o assunto está ligado à liberdade religiosa, toda a colaboração com as comunidades acabaram assim abalando as igrejas das regiões, principalmente as igrejas que eram tradicionais protestantes. Em alguns lugares de regime totalitário, como por exemplo, a Bielorússia e também o Turcomenistão, ainda são marcados por diversas perseguições religiosas nos países onde grandes igrejas tradicionais acabaram tendo uma boa influência nas suas minorias religiosas enfrentando seus diversos obstáculos legais.

Igreja ortodoxa em Belgrado

Na região da Romênia começou então aos poucos uma nova lei sobre a religião que permitiria o registro de várias igrejas após ter 12 anos e mais de 22 mil membros da mesma. A lei também teria um diferencial, que absolveria a Igreja ortodoxa romena nas acusações de confisco de propriedades voltada das igrejas rivais durante toda a era comunistas. E com isto em outras regiões dos Balcãs a situação aos poucos se repetia como acontece até hoje, principalmente onde a igreja nacional conta com um poder exclusivamente sustentado por todo o estado.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 01/10/2013

Compartilhar