Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

A religião e a cultura

Conheça um pouco mais sobre a religião e a cultura em vários lugares do mundo e fique por dentro das suas transformações.

noiva segurando terço

Quando falamos sobre religião devemos ter cautela, assim como a própria constituição federal de 88 em seu Art. 5, no inciso VI relata que devemos ter liberdade para os cultos independente da nossa crença. Devemos ter o nosso direito de ir e vir, e de expressar nosso sentimentos com segurança e sem preconceitos. Desta forma conseguimos compreender em um contexto mais amplo que mesmo em províncias longe de nossa compreensão, devemos respeitar todas as pessoas em suas crenças. A liberdade de acreditar e se manter perto dos ideais religiosos favorece ao individuo liberdades inexplicáveis, culturas inimagináveis que devemos tão somente respeitar o que cada pessoa acredita.

A religião e a cultura no Brasil

bumba meu boi

A nossa sociedade é multicultural e multirracial, com isto existem diversos paradigmas, preconceitos que muitas vezes não conhecemos diretamente, e ao mesmo tempo nossa sociedade é hegemônica, e reproduz os tratamentos das culturas dominantes fazendo com que todos sigam o mesmo “Padrão de Normalidade” perdendo a sua Identidade.

No Brasil temos influência de variadas religiões, todas devido às misturas entre os povos na época da colonização, sendo algumas como:

O cristianismo que veio com os portugueses, inserindo primeiramente o Catolicismo no país, e depois surgindo os movimentos cristãos Evangélicos, Espíritas, Testemunhas de Jeová e Adventistas. As práticas de Umbanda e Candomblé vieram nos tempos da escravidão. Com a migração dos povos orientais, também foram inseridos em nossa cultura o Budismo. A vinda dos judeus também propiciou uma disseminação do judaísmo no Brasil, além disso, há ainda as tradições Esotéricas ainda não tão compreendidas mas muito presentes no nosso cotidiano.

A religião e a cultura ocidental

mulher islamica orando

A religião ocidental é o termo que se refere às religiões que se originaram na cultura de países europeus. O conceito da parte ocidental do mundo tem sua origem na civilização greco-romana na Europa. Com o advento do cristianismo, sua influência surge através das tradições de movimentos como o Renascimento, a Reforma Protestante, o Iluminismo, que foram moldadas pelo expansivo colonialismo europeu do século XV ao XX.  Mesmo com todas as reformas realizadas, a religião está inteiramente ligada à muitas civilizações como o Oriente Médio, Norte da África, Oriente Próximo, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia e Extremo Oriente.

Deste modo o que mais predomina aqui é a diversidade entre os povos, apesar de conflitos de interesses e poderes em fazer com que a sua religião seja a “correta” é necessário entender que todos nós somos “Sujeitos de Direitos e Deveres” e desta forma devemos ser respeitados e nenhuma cultura ou identidade deve ser morta para integrar a sociedade.

A religião e cultura oriental

gueixas

A religião no Japão é influenciada principalmente pelo Xintoísmo (51,3%) e o Budismo (38,3%), contando ainda com outras (10,2%). Os japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas sem conflitos entre as partes, as duas religiões para eles tem o seu valor, os rituais de adoração são pacíficos entre ambas as religiões o que é bem diferente em outros locais, cada um tem a sua tradição e festividades para contemplar o que acreditam. Sendo assim ao descobrirmos um pouco de cada local e suas extensas religiões e costumes o que os resta mesmo é manter o respeito e acreditar no que esta dentro do seu coração segundo a nossa crença.

Quer saber mais sobre cultura e religião? Veja o vídeo sobre símbolos religiosos e seus significados no canal do Portal ZUN no Youtube:

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 16/09/2013

Compartilhar