Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

A religião dos indígenas

Os índios foram os primeiros habitantes de muitas terras, assim a fonte de nossa cultura. Saiba mais sobre a religião das tribos.

Mulher indígenaOs verdadeiros habitantes de nosso país, os índios, trazem em sua história cultural não apenas uma longa vivência em nossas terras, mas também uma cultura tão antiga quanto o lugar que hoje é conhecido como Brasil.

Sua religião, assim como sua cultura, é rica e complexa, contando com fortes elementos culturais. Não obstante, com o passar do tempo e a formação de nossa identidade cultural brasileira, muitos destes elementos se tornaram parte importante de nosso imaginário popular e de nosso folclore.

Assim, é possível dizer que a religião indígena está bastante viva, não apenas entre os povos que ainda seguem essas tradições, mas entre todos os brasileiros, através de nossas lendas. Conheça mais sobre a religião indígena.

Religião dos indígenas brasileiros

Engana-se quem pensa que existe uma única religião indígena no Brasil.

Na verdade, o número de religiões é tão vasto quanto o número de tribos em si.

Algumas dessas crenças apresentam traços milenares, que antecedem em muitos séculos a chegada dos portugueses e dos padres jesuítas. Diferente de nós, a religião indígena é um fator determinante da política social indígena, ou seja, ela interfere diretamente em todas as decisões importantes da tribo, o que vai desde seus hábitos de vida, de caça, de pesca, até questões como a guerra, a colheita e o contato com outros povos.

É muito complicado falar sobre a religião indígena brasileira, pois havia para cada tribo uma religião específica, além disso, muito pouco foi escrito sobre o assuntou, ou a dificuldade para se ter acesso a esses escritos é grande.

Em todo caso, o que se pode afirmar com certeza, é que a maior parte das religiões indígenas acreditavam nos ancestrais familiares como centro, sendo que os espíritos dos antepassados correspondiam quase sempre ao poder supremo, influenciando a tribo em termos de proteção, força, entre outros aspectos.

Religião dos indígenas norte americanos

indios

A religião dos índios da América do norte muito se parece com o sistema adotado aqui na América do sul.

Os índios americanos acreditavam fortemente na religião familiar, sendo que os ancestrais eram adorados até à décima geração.

Em suma esse culto se dava dentro das próprias casas, onde os mortos eram enterrados nas proximidades ou embaixo delas.

A natureza também era um fator importante, mas os índios acreditavam que mesmo ela era influenciada pelos espíritos, e que os animais já haviam sido pessoas e vice versa. Por esse motivo eles esculpiam totens, buscando retirar da energia que esses espíritos naturais tinham o poder.

Assim como os indígenas sul-americanos, era o pajé quem realizava os atos religiosos coletivos, pois se acreditava que seu contato com os espíritos era maior.

As religiões indígenas o caso tupi-guarani

De todas as tribos indígenas, a que mais influenciou a cultura brasileira como um todo foi a tupi-guarani.

Sua religião, em suma, seguia os mesmos preceitos que à das demais tribos, porém havia peculiaridades.

Eles eram politeístas, e acreditavam deste modo em vários deuses, que também eram chamados de espíritos.

Dentre eles havia o deus Teju Jagua, Mboi Tu'i e o Ao Ao, entre outros.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 26/11/2013

Compartilhar