Home » Religião

A religião dos gregos

A religião grega muito influenciou no que conhecemos hoje por arte, política e cultura. Confira algumas informações e curiosidades.

Os gregos trouxeram uma grande contribuição para o desenvolvimento da ciência e da cultura. A filosofia foi a grande obra prima do pensamento grego, junto com a mitologia, construiu-se um aspecto fascinante e que, até hoje, filmes, séries, novelas e desenhos criam histórias que são baseadas nos deuses da Grécia. Os deuses eram vistos como pessoas superiores, por mais que tenham sentimentos iguais aos demais homens.

A-religião-dos-gregos

Os gregos tinham uma enorme apreciação por arte, principalmente teatro, que aconteciam ao ar livre para um público grandioso (a comédia e a tragédia tiveram ali as suas origens). Filas e filas eram formadas, inclusive um dia antes, afinal, ninguém queria perder as apresentações. Foi a arte Grega que influenciou o movimento Renascentista reproduzida principalmente em Roma, na qual buscavam retratar corpos com perfeição, exaltando sempre a beleza estética (Michelangelo e Leonardo da Vinci).

Venus-Botticelli

Além do teatro, mitologia e filosofia, existem também outras grandes criações culturais, como gostavam muito de esportes, vale ressaltar, que foram eles os responsáveis por inventarem os Jogos Olímpicos, nome este, em homenagem aos deuses do Olimpo. Além do mais, os cientistas gregos foram os mais dedicados à Ciência, Matemática e Astronomia, tornando, assim, Hipócrates um grande cientista considerado até hoje o pai da Medicina.

A Religião dos gregos antigos

Os gregos eram todos Politeístas, sendo assim, acreditavam na existência de vários deuses, com isso pensavam que eles tinham o poder de agir no mundo material dos humanos e que estavam a serviço das pessoas. Os deuses Gregos eram considerados imortais, porém apresentavam diversas características e comportamentos iguais dos seres humanos, defeitos, qualidades, faziam coisas boas e ruins, ajudavam ou atrapalhavam e tinham sentimentos.

Deuses-gregos

De acordo com a crença, eles viviam no monte Olimpo com seus poderem particulares. Ao todo eram 12 deuses: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio, eles eram associados a fenômenos naturais como, por exemplo, Apolo: deus do Sol e protetor das artes; Ares: deus da guerra; Afrodite: deusa do amor; Poseidon: deus dos mares; Atena: deusa da grande sabedoria; e Deméter era a deus das grandes colheitas.

Zeus

Cada cidade possuía seu protetor, onde havia um templo em homenagem, além das casas possuírem cultos para exaltá-los. Para agradá-los, o povo costumava fazer oferendas de animais e pessoas (geralmente virgens), e orações, além de festas nos templos. Os gregos costumavam fazer consultas aos oráculos que ficavam as pitonisas, mulheres sacerdotisas, que através de sinais naturais dados pela natureza, ofereciam as respostas a eles, a fim de desvendar o futuro e a vontade dos deuses.

A religião dos gregos atualmente

Os gregos na sociedade atual, em sua maioria, são Cristãos Ortodoxos Orientais, pertencentes à Igreja Ortodoxa Grega, religião seguida por 92% da população.

Igreja-Ortodoxa-Grega

Existem, também, os que seguem outras religiões, mas possui uma porcentagem pequena de seguidores como, por exemplo, o Catolicismo romano, o Islamismo e o Protestantismo. Desde a época do Império Otomano, há, também, uma minoria muçulmana dentro da sociedade Grega.

Quer saber mais sobre a Grécia? Então, assista ao vídeo que segue abaixo e mantenha-se antenado:

Tags: ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar