Home » Religião

A religião dos EUA

Você sabe quais religiões e culturas são predominantes nos Estados Unidos? Não?! Então, atente as informações e fique por dentro!

A religião nos EUA

Os Estados Unidos é mundialmente conhecido por sua influência política e pela cultura pop, que fluí de seu mercado interno. Mas sendo um país com quinhentos anos de história, muitas guerras no currículo e profundas transformações sociais, também é um país marcado por uma forte cultura social.

E dentre os elementos que mais são fortes e vivos para os americanos está a religião. Sendo um elemento fundamental para a vida civil, a religião está presente até mesmo nos meio políticos e é tema de profundas discussões pelo país, como, por exemplo, a do ensino religioso obrigatório. Conheça mais sobre a religião nos EUA:

Religião predominante nos EUA

Predominância da religião nos EUAOs americanos sempre buscam a imagem de refletores da democracia e da liberdade para o mundo. Assim, desde seu fundamento, a consciência norte americana é calcada na ideia de liberdade de expressão e de livre manifestação da fé.

Logo, a pluralidade religiosa e a miscigenação de fés é algo bastante comum no país. Assim, as religiões americanas são bastante numerosas, existindo uma infinidade de denominações. Entretanto, a maior parte da população, quase 80 por cento, se identifica como cristã. Dessa parcela, dois terços estão entre protestantes e pentecostais, sendo que os católicos ocupam a menor porcentagem nas fileiras de fiéis.

Além da fé cristã, os EUA, sendo um país que teve um forte fluxo de migração, também apresenta outras culturas, como a espírita, a judaica (que também é muito forte apesar de representar uma minoria da população), a muçulmana, entre outras, inclusive religiões africanas que foram importadas para o país pelos escravos. E existem também aquelas religiões que nasceram da fusão dessas culturas.

Ainda assim, existe outra grande parte da população que alega não ter religião ou não acreditarem em nenhuma forma de divindade. Dentre as maiores denominações americanas estão a Batista, a Presbiteriana, a Mórmon e a Adventista. Assim, a religião norte americana é bastante heterógena, formada pela diversidade e pela liberdade de fé.

Religião e cultura dos EUA

Cultura puritanaA religião é um elemento cultural bastante forte nos Estados Unidos, estando ligada diretamente à história norte americana. Foram religiosos os colonos que edificaram e tornaram forte a nação americana. Chamados Puritanos, esses homens queriam criar uma nação que vivesse segundo os ideais bíblicos. Naturalmente, por mais que tenham exercido profundo controle político e social, eles fracassaram nesse ideal com o passar do tempo.

Ainda assim, o caráter religioso de seus colonizadores permaneceu até os dias de hoje, ao ponto de influenciar a vida publica. Não é preciso, por exemplo, ir muito longe para encontrar casos onde a igreja garantiu o resultado nas eleições.

Ao mesmo tempo, é possível você encontrar regiões e localidades que são formadas quase que exclusivamente por membros de uma denominação. Isso torna espaços urbanos, como as grandes cidades, tal qual Nova York, um caldeirão efervescente de material religioso, construindo diferentes realidades em curtos espaços geográficos.

Essa heterocidade cria grandes impactos sociais, que vão desde a intolerância religiosa, até questões públicas, nas escolas, envolvendo o ensino religioso e a conduta dos alunos.

Quer saber mais sobre os aspectos culturais e religiosos dos Estados Unidos? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 20/12/2013

Compartilhar