Home » Religião

A religião do Budismo

Entenda melhor a religião do Budismo e confira as características deste tipo de fé e práticas que são cultivadas pelos seguidores.

Cultivar uma religião tornou-se parte do cotidiano de muitas pessoas, fazendo com que as mesmas encontrem um tipo de fé que esteja e acordo com suas reais crenças, fazendo com que a mesma acredite e concorde com suas práticas, com suas características e com sua filosofia, tornando-se um seguir e praticante dos atos e costumes.

O budismo é uma das religiões muito abordadas por ser algo completamente diferente do que conhecemos, sendo que esta não é somente um tipo de fé, porém também uma filosofia que foi criada para seus seguidores, com origem na Índia, criada por Buda.

O seu criador foi encarado como o principal ícone da religião, porém não é possível intitulá-lo como deus, mas, sim, como guia espiritual, fazendo com que o budismo abra a possibilidade de contato de um seguidor para outros tipos de fé, ou seja, uma pessoa que cultive pensamentos budistas pode, também, ser católico, por exemplo.

Qual é a filosofia da religião do Budismo?

O budismo não é somente uma religião, sendo que esta é considerada uma filosofia que possibilita ensinamentos e conhecimentos aos seus seguidores, fazendo com que a mesma indique que o ser humano está destinado a reencarnar por todo o infinito, sendo que as reencarnações sempre trarão os sofrimentos do mundo real, assim como a morte e, novamente, com todo o processo sendo repetido.

Devido ao pensamento da reencarnação, diz-se, por meio da filosofia budista, que uma pessoa poderá ser recompensada ou cobrada pelo que fez em uma vida em sua próxima reencarnação, assim como um sistema de recompensa, fazendo com que tudo o que foi passado seja válido para a próxima vida, sendo que este aspecto é chamado de carma, estabelecendo que a recompensa por todo o trabalho, esforços, ideias e pensamentos sejam recompensados na próxima vida.

Quando uma pessoa passar por todos os sofrimentos da vida e conseguir que o espírito atinja a pureza espiritual, as reencarnações chegarão ao fim, fazendo com que isto seja denominado como estado de nirvana, alcançando o ápice e permanecendo com seu espírito puro, cessando o processo de sofrimentos, morte e reencarnação. O processo, segundo o budismo, não acontece somente para os seres humanos, sendo que é possível que a reencarnação também seja dada em animais, assim muitos dos seguidores de Buda acabam cultivando uma alimentação vegetariana, exatamente pensando nas suas próximas vidas e reencarnações.

Principais características do Budismo

Por meio das filosofias estabelecidas na religião budista, é possível notar algumas características que são indicadas como fatores verdadeiros para que o homem possa livrar-se da dor, podendo seguir trajetórias como a compreensão correta, pensamento correto, palavra, atos, modo de vida, esforço, atenção e meditação.

A meditação é uma das práticas mais realizadas pelos seguidores do budismo, sendo que este ato é considerado importante para que o homem, um dia, atinja o nirvana.

A religião do Budismo no Brasil

O budismo não é uma religião comum no Brasil, sendo que esta fé e filosofia foram trazidas ao país por meio da colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, com sacerdotes e instrutores de Buda, porém a mesma não conseguiu disseminar-se devido a presença em massa do catolicismo.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 11/12/2013

Compartilhar