Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Brasil

A região do Nordeste brasileiro

O Nordeste brasileiro é, sem dúvida, rico em cultura e possuidor de belas praias. Saiba mais sobre esta região, composta por 9 estados.

Miniaturas de nordestinos vestidos à caráter

A região Nordeste abriga cerca de trinta por cento de toda a população brasileira, distribuída por nove estados, ocupando pelo menos dezenove por cento da área do país, sendo assim, estima-se que cerca de cinquenta e quatro milhões de pessoas. A situação econômica da região vem se modificando com o decorrer dos anos, onde várias indústrias vem se instalando de forma gradativa, devido aos benefícios fiscais oferecidos pelo governo, conciliando com a mão de obra barata que pode ser encontrada na região.

Clima da região do Nordeste brasileiro

Vegetação da região Nordeste

A maior característica climática da região Nordeste é a seca, devido a sua localização em uma zona intertropical, que ocasiona em altas temperaturas e pouca chuva, sendo assim, a região apresenta vegetações de diferentes tipos, como mangues e dunas.

Os climas identificados na região são basicamente o clima tropical encontrado no Maranhão, na Bahia e na região litorânea de toda a extensão do Nordeste, com períodos de chuva e de seca. O clima semiárido também pode ser encontrado na região, com apresentação de chuvas irregulares e altas temperaturas, além disso, há ainda o clima equatorial úmido, também no Maranhão, porém, localizado a oeste que apresenta chuva de forma abundante.

Turismo na região do Nordeste brasileiro

Lençóis Maranhenses

A região atrai principalmente devido as praias e as altas temperaturas, refletindo diretamente no comércio, no mercado imobiliário e no mercado informal de trabalho, já que oferece além de praias, eventos, passeios ecológicos, gastronomia exclusiva e pontos turísticos de patrimônios culturais.

Atualmente, o Nordeste é o destino dos brasileiros durante as férias de verão, e os turistas entram em contato direto com a cultura local, com o folclore e com os artesanatos que são muito vivos na região. Em comparação com praias mundiais, as praias do Nordeste além de apresentar o exotismo e uma qualidade paradisíaca atraindo casais, são ainda consideradas livres de desastres naturais, como furacões e tsunamis, encontrados em locais famosos como Caribe, Tailândia ou Flórida, e em contrapartida a estas regiões turísticas internacionais, o turista possui o benefício do sistema monetário ser mais baixo em relação ao dólar e ao Euro.

Costumes da região do Nordeste brasileiro

Artesanato da região Nordeste

A população nordestina sofreu influência de portugueses, africanos e índios e em diversos aspectos é possível identificar estas influências. Na região Nordeste é muito comum o culto a divindades do candomblé, realizando eventos de comemoração, assim como é possível encontrar superstições, crendices e lendas do folclore, porém, a característica mais forte e exclusiva, é ainda a literatura de cordel que apresenta em um pequeno livro, histórias de variados assuntos como religião ou política, escrito em verso ou prosa e recebem uma ilustração exótica.

O artesanato também é elemento característico, no qual apresenta diferentes itens como tapetes, redes, peças de cama, de cozinha como toalhas e panos de prato, além de objetos decorativos como carrancas, vasos, cestos e bibelôs cangaceiros, baianas, zebus e capoeiristas, que são personagens característicos da região do Nordeste, além de bolsas, chapéus de palha e bonecos esculpidos a mão, em argila ou madeira.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 20/11/2013

Compartilhar