Home » Música

A Rádio Cultura AM

Muitos pensaram que o rádio iria desaparecer com o advento da TV e da internet. Porém, ele continuar forte entre seu público.

Rádio-antigoA rádio cultura é pioneira, não só no Brasil, mas em muitos lugares, no mundo radiológico. E até pode existir uma rádio cultura próximo de você, mesmo você não sabendo.

Algumas dessas rádios, na verdade, já contam com mais de 50 anos de existência. E se o tempo passou desde então, o objetivo delas continua o mesmo.

Existe tanto a rádio cultura FM, que têm uma programação mais musical, voltada para entreter, sem perder o foco cultural, e existe também a radio AM, que é ainda mais antiga que a FM e tem um fundo mais ligado com a informação. Saiba mais sobre essa segunda modalidade.

 Sobre a Rádio Cultura AM

Gravando-rádioA Rádio Cultura AM segue o mesmo modelo de rádios que existe em todo Brasil, quando o assunto é estrutura, subsistência, entre outros pontos.

A grande diferença de uma rádio cultura se encontra, acima de todas as coisas, no seu objetivo que é menos comercial e mais engajado.

Assim, uma rádio cultura possui uma preocupação maior com elementos como a cultura, a educação, a política, enfim, a informação como um todo, do que uma rádio comum, que em suma prioriza o entretenimento comercial.

Mais especificamente, no caso das rádios AM, o objetivo é a informação como um todo, ou seja, a rádio apresenta uma programação voltada para a instrução do ouvinte, com menos músicas, menos conversa fiada, e mais notícias, programação cultural e mesmo religiosa, que atualmente é a mais comum nesse tipo de rádio.

O alcance das ondas de uma rádio AM também costumam ser menor e suas ondas de frequências mais baixas. Mas, apesar disso, as rádios cultura têm ganhado cada vez mais espaço na internet, e hoje estão entre as rádios online mais ouvidas. Isso também pode ser explicado pela tendência que a rádio cultura tem de interagir mais próxima aos ouvintes, dando-lhes voz.

Rádio Cultura AM programação

Microfone-rádio-on-the-airO que torna o conteúdo de uma rádio cultura tão rico é sua enorme variação.

Assim, atualmente, as rádios cultura de todo Brasil apresentam uma programação bastante ampla, que atende os diferentes interesses da população brasileira, e da região onde se encontra.

Os programas mais comuns de uma rádio AM são os noticiários, também chamados de informativos. Costumam ser apresentados pela manhã, ao meio-dia, e durante o horário nobre da noite. Esses informativos tratam, tanto da cidade quanto campo, e os mais populares são aqueles onde a população ganha voz e podem ligar para se manifestar e denunciar os problemas sociais no ar.

Outra atração, e possivelmente as mais populares da programação cultura AM são os programas religiosos. Algumas rádios, inclusive, precisam do convênio com igrejas para se manter, sendo que algumas rádios passam a transmitir exclusivamente os programas de uma única igreja, enquanto outras apenas vendem os horários para várias, algumas emissoras ficam até com três ou quatro igrejas diferentes no ar. Além disso, as rádios cultura também transmitem curtos programas de música, que são no geral evangélicas ou sertanejos.

Conheça a evolução do rádio nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar