Home » Política

A política no Brasil colonial

O Brasil colonial, do ciclo da cana, teve algumas importantes características como o Governo Geral e o Pacto das Colônias.

Quadro de Debret França e BrasilCom a chegada dos portugueses ao Brasil, no dia 22 de abril de 1500, teve inicio a chamada fase pré-colonial. Em tal fase, não existiu colonização no território brasileiro, mas os portugueses começaram a povoar a recém-descoberta terra. Tempos depois, após terem estabelecido o contato necessário com os habitantes indígenas, os portugueses iniciaram o processo de exploração do pau-brasil, matéria-prima que possuía grande valor em todo o continente europeu. Além de Portugal, a França, a Holanda, a Inglaterra e muitos piratas atacavam frequentemente a região brasileira na tentativa de roubarem o pau-brasil, e isso fez com que o rei de Portugal enviasse ao Brasil colonial diversas expedições que tinham como objetivo a colonização, povoamento dos nativos, bem como a expulsão dos invasores do território nacional, buscando melhorias na condição da produção do pau-brasil e da cana-de-açúcar.

O início do ciclo da cana

Mapa das capitanias hereditáriasCom o tempo, foi descoberto que a cana-de-açúcar era uma fonte de renda ainda mais interessante do que o pau-brasil, e os portugueses passaram a investir pesado no plantio. Também com grande valor na Europa, a cana foi a responsável pelo primeiro ciclo agrícola da história brasileira, representando uma forma de lucro crescente aos cofres portugueses, que negociavam a matéria-prima com todo o continente europeu. Para melhor organização da colônia, o rei de Portugal decidiu dividir o território brasileiro nas chamadas capitanias hereditárias, nas quais um governante era designado para determinada região, e seu filho assumiria o poder após a morte do mesmo.

O governo geral

Quadro Família mineiraAs capitanias funcionaram por algum tempo, mas logo fracassaram em virtude de fatores como a escassez de recursos, a distância entre as grandes metrópoles e as invasões constantes de povos indígenas e corsários. Após a primeira tentativa falha de organização, surgiu a ideia da implantação do governo geral. Para isso, foi nomeado Tomé de Souza, e institucionalizadas as câmaras municipais. Apesar da semelhança, não havia na época nenhum aspecto de democracia, uma vez que povo não participava da tomada de decisões nem da escolha de seus representantes. A região mais desenvolvida do país era a nordeste, e consequentemente a capital nacional foi escolhida naquela área, mais precisamente em Porto Seguro, no estado da Bahia.

O pacto colonial

Outro importante evento do período colonial brasileiro foi o pacto colonial, que determinava que o Brasil só poderia manter relações comerciais com sua metrópole, Portugal. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais e a corrida pelo garimpo, o pacto foi alterado obrigando também o Brasil a comercializar ouro apenas com os Portugueses. Tal decisão foi importante para o surgimento de importantes manifestações brasileiras, como a Inconfidência Mineira e a Guerra dos Emboabas.
A política no Brasil Colônia nos mostra os moldes nos quais foi criada a democracia vivemos. Conhecê-la é importante para formarmos uma opinião sensata sobre o funcionamento da política brasileira nos dias de hoje.

Tags: , ,
Publicado por Amoedo
Revisado em 16/07/2012

Compartilhar