Home » Viagens

A Maior Roda Gigante do Mundo

A Maior Roda Gigante do Mundo
Por todo o mundo, as rodas-gigantes são uma das principais atrações dos parques de diversões e de algumas cidades de todo o mundo. São formadas por rodas paralelas entre si, que giram num eixo principal, geralmente organizada por torres, e entre as duas rodas se organizam bancos que podem ser abertos ou fechados e possuem muita variedade em suas formas e aparência. Os bancos são suspensos podendo assim oscilar conforme o movimento circular da roda, proporcionando um efeito de balanço, muito conhecido e típico das rodas-gigantes. A primeira roda-gigante do mundo foi construída e inaugurada em 1893 em Chicago nos Estados Unidos, o brinquedo mais popular dos parques atuais, totalmente desconhecido na época, foi projetado por um construtor de pontes e se chamava Roda de Ferris, possuindo uma altura de 80,4 metros.
Sua popularidade foi crescendo e ao longo dos anos muitas foram construídas no mundo todo, e em todos os parques de diversão sua presença é garantida. Geralmente os bancos abrigam de 2 a mais pessoas e nos dias atuais a roda-gigante é uma atração para todas as idades, desde os mais pequenos que são atraídos pelo fascínio de ver as pessoas e a cidade lá de cima, até casais apaixonados que buscam por um momento de romantismo em cima dos bancos, nos anos 50 a roda-gigante foi considerada um brinquedo de grande adesão dos apaixonados, que davam seu primeiro beijo no ponto mais alto do trajeto.
A Maior Roda Gigante do Mundo
Ao longo dos anos, com os avanços da engenharia e da construção civil, as rodas-gigantes foram ganhando cada vez mais características e um grande crescimento na altura, se tornando muitas vezes, um monumento de admiração para turistas e até marco de países e suas respectivas cidades. Atualmente, no primeiro lugar da lista das maiores rodas-gigantes do mundo está a Singapore Flyer, inaugurada em 2008, que tem seus impressionantes 165 metros de altura o que equivalem a um enorme prédio de 42 andares, para se obter uma noção maior do que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e possui 28 gabinetes, cada um aproximadamente do tamanho de um ônibus comum com direito a até ar condicionado.
Cada gabinete tem capacidade para 28 pessoas e é localizado em Cingapura, um país localizado numa ilha que tem mais ou menos o tamanho da metade da cidade de São Paulo, cada volta tem duração de aproximadamente 30 minutos e como é uma roda-gigante de observação, permite-se ter uma visão inteira do país e também de dois países vizinhos, a Indonésia e a Malásia em dias onde o tempo e o céu não estão nublados.
Cingapura conhecida mundialmente por abrigar uma etapa da Fórmula 1, recebe inúmeros turistas e a Singapore Flyer está sempre lotada, por isso conta com serviços excepcionais, os bancos são muito confortáveis e são servidos aperitivos e champanhe para se apreciar a beleza da vista local.
A Maior Roda Gigante do Mundo
Lá, pode-se ter acesso a aparelhos de som, e como cada cabine é fechada, pode-se chamar os amigos e fazer uma festa sem problemas dentro da roda-gigante em funcionamento, onde várias pessoas que já passaram pelo circuito afirmaram sentir estar voando como os pássaros e anjos. O passeio custa certa de R$35,00 por pessoas e há também, um pacote com jantar luxuoso, garçom e bebidas, que custa certa de R$500,00 para duas pessoas, relembrando a essência romântica que as rodas-gigantes trazem desde sua chegada ao planeta.
A noite, a Singapore Flyer tem um sistema de iluminação que chama a atenção em todos os pontos, e nos fins-de-semana e em datas comemorativas, o passeio fica ainda mais bonito com a queima de fogos de artifício, que deixa o céu colorido e lindo a uma viagem de muitos metros de altura. O segundo lugar fica com a Estrela de Nanchang, localizada na China que tem cerca de 160 metros de altura, diferente da Singapore Flyer, possui 60 cabines com capacidade de até 8 passageiros cada. Em terceiro lugar no mundo e a maior da Europa, a London Eye, fica em Londres à beira do rio Tamisa e possui cerca de 135 metros de altura. É considerada um dos maiores pontos de visitação turística da cidade inglesa.
As Rodas-Gigantes, como todos sabem, são tradições ao redor do mundo todo, ou melhor, pontos de referência dos parques de diversão. Estes pequenos monumentos, por sua obter uma magnifica beleza, acabam se tornando muito mais do que um simples brinquedo, eles se tornam atrativos por sua imagem que une à sua diversão, as luzes, os pontos estratégicos e os locais de encontro acabam se tornando, também, uma interação do público, que por sua vez, avista diariamente aquele imenso circulo luminoso preencher o vazio do céu escuro.
A Maior Roda Gigante do Mundo

Tags: , , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 13/04/2011

Compartilhar