Home » Cultura

A influência da cultura norte americana

A cultura norte americana exerce grande influência em todo o mundo. Conheça alguns dos elementos incorporados em nosso dia a dia.

Bandeira dos EUA

Assim como os homens, cultura alguma é uma ilha, ao contrário, toda cultura se constrói invariavelmente através da barganha social, ou seja, através do contato entre pessoas, o que também inclui pessoas ou elementos de culturas diferentes.

A globalização e o avanço da tecnologia permitiram que o contato com culturas diferentes fosse bem mais direto e rápido, fazendo com que grandes porções de culturas internacionais fossem inseridas no corpo de outras culturas. E, dentre as muitas culturas que passaram a exercer grande influência no corpo cultural como um todo, a cultura americana está entre as mais fortes. Saiba mais sobre isso.

A influência da cultura norte americana no Brasil

Fast food

A cultura, por definição, é algo eternamente incompleto, no sentido de que está sempre sendo construída. E como já dito, parte desta construção se deve ao contato de uma cultura com outras. Em todos os tempos e lugares, esse fenômeno foi observado. No passado, a cultura francesa, por exemplo, tinha um peso enorme sobre a brasileira, basta pensar em uma foto antiga do Rio de Janeiro, na qual aparecem dezenas de homens e mulheres naquele calor tropical de rachar usando roupas pesadas, roupas que eram a última moda em Paris.

Mas, se no passado a França comandava o pensamento cultura brasileiro, na atualidade o Estados Unidos é o país que exerce o maior peso cultural em nosso país. Para tornar isso mais evidente, basta pensar na febre de stand up que vem acometendo o país ao longo da última década ou em muitos de nossos hábitos, que vão desde o linguajar até elementos da cultura pop. Enquanto o inglês ganha cada vez mais espaço nos dicionários de Língua Portuguesa, por exemplo, elementos como o humor brasileiro são influenciados pelos comediantes americanos. Além disso, a cultura americana vem exercendo peso na alimentação, no vestuário e mesmo nos “divertimentos” dos jovens por aqui.

A influência da cultura norte americana no mundo

Hollywood

A influência da cultura norte americana no mundo já é antiga e começou bem antes da explosão do cinema e da música americana, que hoje são os principais veículos de transmissão cultural do país. A influência americana começou com sua política, tanto a da guerra, como a econômica. Em muitos casos, como na Coreia, a política internacional americana impôs seu estilo de vida ao país. Em outros, a preocupação em depender da maior economia do planeta (basta lembrar que uma crise que começou na terra do Tio Sam se espalhou pelo mundo inteiro) é a responsável por tornar a cultura americana tão importante (tão importante ao ponto de se ensinar inglês na maioria das escolas do mundo).

Em segundo plano, o cinema e a música ainda continuam exercendo sua influência em todo o mundo. Isso faz com que boa parte da música composta no planeta siga os padrões americanos de música pop. Da mesma forma, hábitos como conceitos de afinidade e relacionamentos, o modo de vestir de determinado grupo social e o estilo de vida "adequado" acabam copiando de filmes seus parâmetros.

No vídeo a seguir, um norte americano fala, em português, sobre a cultura de seu país.

E.U.A
Com um caráter de superioridade, os americanos são capazes de causar inveja em qualquer país seja ele desenvolvido ou em desenvolvimento, pois os americanos possuem uma qualidade de vida invejável, uma economia excelente, uma ciência inigualável, um sistema de educação surpreendente e um patriotismo que é o pilar da nação dos norte americano.
E, é por tudo isso que a cultura norte americana é capaz de influenciar e garantir seu espaço em vários países, principalmente quando o assunto é o setor cinematográfico, publicitário, eletrônico, alimentício e de comunicação.
Mas, devido à globalização não nos damos conta do quanto à cultura norte americana influência a cultura brasileira e também de vários outros países, por isso, conheça mais sobre a influência norte americana no Brasil e no mundo:

A influência da cultura norte americana no Brasil

O brasileiro é influenciado pela cultura norte americana em diversos setores, entre eles, o de rádio, de TV, de cinema, de roupas e de hábitos alimentares. Capazes de dominar o mercado de consumo, as maiores empresas alimentícias do mundo iniciaram seu trabalho nos Estados Unidos, entre elas, o Mc Donald’s e a Coca-Cola e que hoje são sinônimos de riqueza e consumismo faz parte não só da cultura norte americana como também do Brasil e de muitos países pelo mundo.
Fast-food
Além disso, o uso de jeans e das grifes famosas de roupas e sapatos norte americanas, a produção de filmes e de seriados, o uso da língua inglesa, o consumismo por produtos tecnológicos de origem americana, entre eles, tablets e smartphones da marca Apple e a produção musical das bandas americanas são responsáveis por ditar a cultura brasileira, fazendo parte do nosso dia a dia, por isso, muitas vezes é difícil de enxergar o quanto a cultura norte americana está presente em nosso cotidiano.

A influência da cultura norte americana no mundo

Por ser a maior potência mundial, a cultura norte americana vem se difundindo entre os países do mundo e conquistando seu espaço com produções incríveis que arrancam elogios pelo mundo. Entre os principais exemplos de influência norte americano está os canais de TV americanos que são transmitidos pela TV paga e fazem o maior sucesso pelo mundo, os seriados que ganham milhões de fãs pelo mundo graças a sua autenticidade e produção.
Os filmes produzidos com tecnologias modernas inimagináveis que tiram milhões de telespectadores de suas casas para prestigiar o lançamento dos filmes e a produção musical de bandas americanas de hip hop, jazz, pop, Techno, rock e outras que conquistam audiência global e que são tocadas em rádios, eventos e festas sociais e como trilha sonora de filmes, novelas e seriados produzidos pelo mundo.
Hollywood
É por tudo isso e muito mais que a cultura norte americana tem influência no Brasil e no mundo inteiro, pois os americanos são capazes de investir pesado para produzir o que há de melhor no mercado e garantir seu espaço na cultura dos países, ditando assim o que comprar, o que assistir, como se vestir, o que ouvir, a maneira de falar e o que comer.

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 16/01/2014

Compartilhar

Vídeos relacionados