Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Religião

A importância da religião

Com muitas vertentes espalhadas pelo mundo, a religião é muito importante na formação social, intelectual e espiritual de um indivíduo.

mulher orando

A religião sempre foi e sempre será um norte a ser seguido por grupos, etnias, povos, enfim, pelas pessoas. Mas o quanto ela é importante e influencia nas atitudes nas pessoas? Você vai descobrir isso aqui neste texto, vai saber qual a importância da religião para os jovens, para a sociedade e para família. Fique de olho nos tópicos abaixo.

A importância da religião para os jovens

A religião desempenha um papel muito importante na formação e no crescimento do adolescente até que atinja a idade adulta. Muitos jovens que foram criados e educados segundo os princípios de sua religião, hoje eles são um grupo muito forte no Brasil, sempre em crescimento, costumam carregar e praticar os costumes por toda a vida. Seja na religião católica ou protestante, que são as principais, ambas exercem papel fundamental na educação de jovens desde quando eram crianças. Os valores do amor ao próximo, do perdão, da compaixão, da paciência, solidariedade, e principalmente o temor à Deus, são a base para a educação religiosa.

jovens orando

A religião é portadora da ética espiritual no desenvolvimento e afirmação do caráter e da personalidade do jovem, diante dos ensinamentos os jovens são livres para decidir o rumo de suas vidas, já sabem o que é certo e o que é errado, portanto eles tem o livre arbítrio para decidir e por em prática o que aprenderam na religião ou para deixar de lado. A educação religiosa de um jovem se reflete em suas atitudes no dia a dia, sua relação e atitudes no trabalho, nos estudos, com os amigos, enfim, a religião é importante para a formação do ser.

Importância da religião na sociedade

Desde os tempos mais antigos a religião sempre teve influência na sociedade, exercendo papéis de poder, prova disso é que nos dias atuais o Papa no Vaticano, é autoridade suprema no catolicismo e qualquer decisão ou opinião que ele tome partido, mexe com a sociedade de forma geral.

símbolos religiosos

As pessoas são espirituosas, precisam de algo para acreditar e depositar toda a sua fé, por isso a religião é tão importante na sociedade. As pessoas mantém costumes, praticam doutrinas, a religião funciona como um freio aos instintos humanos, respeitar os pais, não roubar, ser fiel, guardar um dia da semana para o descanso, tudo isso é seguido graças à religião.

Importância da religião na família

A família é a base para a sociedade, a celular central, a partir disto voltamos lá no primeiro tópico no qual relatamos a importância da religião para os jovens. Estas duas pautas se entrelaçam, a família exerce e religião e a fé e isso influencia na educação e formação do indivíduo.

família orando

A religião influencia na estruturação da família, pais e filhos unidos e seguindo os preceitos religiosos jamais se abalarão, juntos sempre serão fortes e unidos pelo amor. A religião constrói na família a espiritualidade, a moral, a fraternidade, a solidariedade, a prosperidade, a humanidade e outros valores. Para a família a religião é o alicerce para o amor e as boas obras.

Veja a importância da religião na vida de uma criança neste vídeo do Youtube:

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 25/02/2014

Compartilhar