Home » Economia

A economia da Índia

A Índia é considerada como um dos países mais antigos do mundo. Um país que um dia teve uma força econômica impressionante. Veja mais!

Economia da ÍndiaUm dos países com as tradições mais antigas do mundo, a Índia constitui um dos organismos sociais mais complexos de todo o globo.

Muitas vezes associada por seus problemas sociais ligados à desigualdade e à pobreza, a Índia tem ganhado ao longo da última década um destaque especial na economia mundial devido ao seu enorme crescimento, tendo sido ela um dos países que mais se desenvolveu em um curto período de tempo na atualidade, e com isso conseguiu entrar para a lista dos chamados países emergentes. Conheça mais sobre a economia da Índia.

Principais características socioeconômicas da Índia

Características socioeconomicas da ÍndiaA Índia é um dos países mais antigos do planeta, com uma história que remonta há mais de dois mil anos. Com isso, a Índia também constrói um dos cenários sociais mais amplos e complexos da Terra, devido aos enormes avanços, desvios, conquistas e interrupções históricas que acompanham o seu desenvolvimento.

Ao longo de quase todo século XX a Índia foi associada com elementos de uma realidade de extrema pobreza e submissão política, sendo uma colônia inglesa no oriente. Essa característica social tornou-se ainda mais complexa devido ao espírito radical que envolve as religiões no país, que coexistem em um conturbado espaço entre os conservadores muçulmanos, os hindus, e os membros das religiões mais antigas, que em suma compõem o quadro da mitologia do país.

Isso tudo se agrava com a enorme desigualdade social que paira sobre a Índia, estando grã de parte dos recursos concentrados nas mãos de poucos, enquanto grande parte do país vive na miséria.

Essa situação, entretanto, mudou ao longo da última década, e assim como o Brasil e a China, a Índia hoje incorpora a lista dos chamados países emergentes, ou seja, dos países de terceiro mundo cujo desenvolvimento econômico e político mais lhes aproximam de adentrar o primeiro mundo.

A economia da Índia na antiguidade

Economia da Índia na antiguidadeA história econômica da Índia remonta seu surgimento, desde tempos imemoriais antes de Cristo. Originalmente, exercia-se a agricultura, a produção da lã e de outros vestuários, além da produção de ferramentas, o que fazia a Índia um dos países mais ricos do oriente em seu tempo, e dos mais desenvolvidos.

Logo, o país passou a exercer as atividades comerciais marítimas, dominando os portos orientais, e sendo um dos primeiros povos a explorar o mar. Assim, as principais cidades indianas foram grandes portos comerciais.

A economia da Índia hoje

Economia da Índia hojeNa atualidade, a Índia se apresenta como a décima maior economia do planeta, um número que ainda diminui quando ligado ao PIB. Seu setor industrial cresceu muito, principalmente o têxtil, que hoje é um dos maiores do planeta. Mas o ponto mais forte da economia indiana atual é a agricultura, sendo ela a Índia a segunda maior produtora de alimentos do mundo, e a maior da Ásia.

Estima-se que a maior parte da sua economia venha da importação de produtos agrícolas. Outro ponto forte de sua economia atual é a mineração, que tem se desenvolvido devido ao solo rico de minerais do país.

Mas o ponto mais forte da economia indiana atual é a agricultura, sendo ela a Índia a segunda maior produtora de alimentos do mundo, e a maior da Ásia.

Quer saber mais sobre a economia na Índia? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

A economia da índia

A pouco mais de um século, o êxito econômico de um país não depende exclusivamente de seu desempenho, mas sim de uma rede internacional que funciona em correlação com as economias dos países de todo o globo.

E pela primeira vez na história, ao longo dos últimos dez anos, os olhos do mundo não estão voltados para os chamados países ricos, mas sim para uma classe de países denominados emergentes. Entre os principais países emergentes estão o Brasil, a China e em especial a Índia. Conheça mais sobre os fundamentos da economia indiana.

Principais características socioeconômicas da índia

Características economicas da índiaA Índia é um dos organismos sociais mais complexos do mundo, que em assonância com sua história milenar, compõe um dos quadros mais vastos em termos de atividade humana de todo o globo.

Considerada um dos principais países emergentes da atualidade, ou seja, um dos países de terceiro mundo que mais se desenvolve no sentido de alcançar o titulo de primeiro mundo, sua economia tem sofrido grandes avanços, principalmente quando ligada às áreas de produção industrial e agrícola.

Sendo a décima maior economia do planeta, o maior desafio em termos de desenvolvimento social que o país enfrenta está ligado à problemas da má distribuição de renda, sendo que uma pequena minoria concentra em suas mãos a maior parte da riqueza do país, enquanto uma maioria esmagadora da população vive em uma miséria quase absoluta.

Embora o governo indiano tenha idealizado projetos para combater a pobreza, e muitos indianos tenham melhorados sua condição de vida, a verdade é que em termos de resultado o alcance foi bastante baixo. Parte destes problemas derivam da intervenção religiosa na política nacional, sendo que o quadro que compõem as parcelas de religiões no país também são bastante problemáticas, devido ao fanatismo religioso de todas as partes.

A economia da índia na antiguidade

A economia da índia de antigamenteA Índia já foi por muito tempo um dos maiores impérios da terra, e era tida como a Estrela do Oriente, com uma economia que se desenvolveu a mais de dois mil anos.

Em seus primórdios, a Índia se dedicava à atividades exclusivamente agrícolas, sendo seu solo um dos mais ricos do mundo. Mas sua atividade marítima também se desenvolveu rapidamente, e na antiguidade seus portos já dominavam toda Ásia, sendo que seus mercados traziam produtos de grande parte do mundo conhecido de então, e isso ainda em tempos imemoriais.

A economia da índia hoje

A economia da índia hojeComo já dito, a economia indiana é uma das mais poderosas da Terra, sendo a décima maior em termos de PIB, e a terceira em poder compra.

Grande parte desse êxito se deve ao desenvolvimento da indústria têxtil no país, que hoje ocupa a maior parte do campo industrial do país é uma das maiores do mundo.

Mas, se sua indústria se desenvolveu, ainda é na agricultura que está sua maior força, sendo a Índia a maior produtora agrícola do planeta. Por sua vez, seu mercado interno também tem ganhado força, e conforme as políticas sociais do país surtem efeito.

Quer saber mais sobre a economia da Índia? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 21/01/2014

Compartilhar