Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Brasil

A Ditadura Militar no Brasil

O que você sabe sobre a Ditadura militar no Brasil? Entenda os aspectos sobre este fato histórico brasileiro que marcou e modificou o país.

Ditadura militar no Brasil

A história de uma nação é marcada por diferentes fatos históricos que compõe sua trajetória, fazendo com que haja uma série de pessoas que façam parte de tais acontecimentos, normalmente sendo diretamente afetados pelo o que ocorre no local em determinada época, podendo tanto ser benéfica para a sociedade, assim como maléfica, com crises, guerras, desacordos, entre outros.

Uma das épocas mais marcantes para os brasileiros foi o período da ditadura militar, sendo que a mesma progrediu por muitos anos, causando desespero de vários daqueles que foram afetados por este regime.

Em suma, é possível descrever a ditadura como qualquer sistema de governo que não abra espaço para a população, ou seja, que não permita que a sociedade possa expressar-se e usufruir de seus direitos individuais e de sua liberdade, fazendo com que esta época, no Brasil, tornasse-se uma das piores já registradas.

Antecedentes da Ditadura Militar

Antescedentes da ditadura militarHouveram vários antecedentes da ditadura militar que resultaram no acontecimento histórico, sendo que a sociedade, em suma, estava insatisfeita, principalmente pelo alto custo de vida que era proporcionado aos brasileiros, assim como a instabilidade no campo político que também poderia ser notada pelo comando de João Goulart, este que realizou várias promessas para a Reforma de Base sem que as mesmas fossem cumpridas.

O regime socialista era muito temido pelos brasileiros, principalmente por aqueles de classe média, fazendo com que estes não desejassem uma forma de comando com a estrutura socialista, sendo que toda a população, contra o socialismo, era auxiliada pela Igreja Católica que concordava com tais princípios.

O auge e a principal causa que fez parte dos antecedentes da ditadura militar foi o discurso realizado por João Goulart juntamente com Leonel Brizola, sendo que este foi realizado no dia 13 de março de 1994, anunciando as reformas e o novo modo de eleição, além de nacionalização do petróleo, fazendo com que os militares voltassem-se contra o governo.

Principais acontecimentos da Ditadura Militar

MDB e ARENANo momento da ditadura militar, é possível constatar vários fatos que foram historicamente importantes, assim como a anulação dos direitos políticos daqueles que ousavam opor-se aos militares, tanto como a repressão que acontecia pela manifestação dos que pensavam de forma contrária.

As mídias também não obtiveram seu espaço durante a ditadura militar, sendo que nesta época qualquer produtor de conteúdo era censurado, fazendo com que a implantação do bipartidarismo fosse um dos auges da época, com a divisão entre ARENA, que era o governo, e entre MDB, que era a oposição controlada.

Guerrilhas aconteciam constantemente, assim como a aproximação dos Estados Unidos que também deu-se durante a ditadura militar, tornando-se um dos acontecimentos mais violentos, com a efetivação de torturas daqueles que iriam contra o sistema ditado na época. O milagre econômico também foi um dos principais acontecimentos, com o crescimento surpreendente da economia.

O fim da Ditadura no Brasil

Fim da ditadura militar no BrasilO fim da ditadura aconteceu com a satisfação da sociedade perante o governo militar, fazendo com que os presos políticos fossem libertados, cessando as perseguições e fazendo com que a liberdade fosse reconquistada, com as notícias espalhando-se por diferentes meios de comunicação.

Após a ditadura militar no Brasil chegar ao seu fim, deu-se início à trajetória para a democracia.

A ditadura militar foi um período com altos e baixos, sendo marcado por atos violentos contra a opressão e fazendo com que o sistema modificasse-se por completo, tirando a liberdade individual, porém terminando o início do sistema democrático.

Quer saber mais sobre a ditadura militar no Brasil? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 10/12/2013

Compartilhar