Home » Cultura

A cultura e a sociologia

Você sabe exatamente o que é cultura? Veja no Meu Portal os conceitos de cultura na sociologia, o estudo aprofundado da sociedade.

A sociedade como um todo se constitui por camadas de naturezas diferentes que são resultados das relações humanas.

Deste modo, toda produção ligada ao campo da linguagem, das artes, das tradições, ou seja, os elementos que constituem a chamada cultura são frutos da atividade humana enquanto agente de formação, o que compõe, inseparavelmente, o campo de estudo da sociologia.

Embora tenhamos o habito de associar sociologia com a sala de aula, a verdade é que essa disciplina trata diretamente da vida do homem em seu nível mais real, e sendo a cultura a partícula indivisível da vida do homem, está se torna um objeto de estudo por excelência da sociologia. Saiba mais.

Conceito de cultura para a sociologia

Você já parou para pensar no sentido de cultura e de sociologia? Embora ambos estejam vinculadas pelo mesmo principio, elas permeiam aspectos diferentes da chamada produção intelectual humana. E embora muitos possam defender que cultura não é produto “intelectual”, a verdade é que ela só é possível graças a capacidade única do homem de criar sistemas, aderir conceitos e valer-se da memória, ou seja, de sua faculdade racional, mesmo quando usada para criar caracteres irracionais, como os mitos, por exemplo.

A cultura, nesse sentido, é uma entidade viva, pois enquanto os seres humanos conviverem em sociedade, a cultura continuará sendo criada e praticada, pois cultura é toda bagagem de tradições, mitos, folclore, religião, língua, costumes sociais, e mesmo posicionamentos políticos de um povo ou nação, que somados criam o corpo da cultura.

Em contra partida, ao se pensar em sociologia, estamos pensando em uma ciência, uma ciência que faz da sociedade seu maior objeto de estudo (e também do homem, o que torna a antropologia também parte da sociologia). E sendo o homem o maior (se não único) agente consumidor e criador de cultura, a cultura enquanto entidade se torna objeto de análise na medida em que explora e explica as correlações humanas derivadas dela, ou seja, as maneiras de como a cultura é construída pelos homens e quais os efeitos que ela causa na vida humana. Esse é o papel da cultura para a sociologia.

Estudo da cultura na sociologia

O estudo da cultura na sociologia compõe um dos quadros mais complexos e inesgotáveis dessa ciência. Inesgotáveis porque a cultura está sempre sendo feita, refeita e também desfeita. E complexa porque sua relação com o homem é há um só tempo inseparável, comum para todas as pessoas, e diferente entre cada grupo social, ou seja, todo homem produz e funciona seguindo preceitos da cultura.

Essa cultura por sua vez é algo universal e pertence a todo um povo ou nação, logo, é comum para todos. Mas é diferente ao mesmo tempo, na medida em que cada um decide o quanto da cultura universal é aplicável, crível e praticado em sua vida, o que varia muito de grupos, como igrejas, classes econômicas e níveis de instrução.

O estudo da sociologia busca levantar esses parênteses, e investigar seus processos de formação e intervenção na vida humana.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 04/02/2014

Compartilhar