Home » Comportamento

5 características de um líder de sucesso

Um líder de sucesso precisa estar sempre em sintonia com sua equipe para que caminhem juntos em busca dos mesmos objetivos.

funcionáriode de uma empresa

Liderar nem sempre é uma tarefa fácil, pois junto com o reconhecimento vem as responsabilidades e cobranças. Mas, para quem está – ou pretende estar – em um cargo desse porte é preciso ficar atento à algumas dicas que ajudarão a enfrentar os obstáculos e saber como lidar em várias situações.

Saber ouvir

ouvindo opinião

Já dizia o velho ditado “Ouvir é ouro falar é prata”. E realmente essa frase tem fundamento, antes de mais nada saiba ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo se não for acrescentar nada, mas ouça. Muitas vezes tudo o que a pessoa precisa é ser ouvida e saber o que se passa na cabeça do outro pode ser a chave para resolver pequenos conflitos e organizar o trabalho em equipe.

Delegar responsabilidades

funcionários

Um bom líder é aquele que delega responsabilidades aos membros da equipe, abraçar o mundo e querer fazer tudo sozinho não é a melhor maneira de realizar as tarefas. Identifique as qualidades de cada um e saiba como os dons e talentos podem ser bem aproveitados.

Humildade

lider humilde

Ser humilde e reconhecer os erros são as maiores provas de que uma pessoa sabe liderar. Nem sempre é fácil assumir que erramos, mas é preciso, pois assim o erro poderá ser corrigido logo que identificado e você ainda será um bom exemplo dentro do grupo, já que todas as suas atitudes são observadas continuamente.

Motivação e correção

motivar e corrigir funcionários

Determinação e motivação são imprescindíveis no dia a dia de qualquer empresa, um líder de sucesso sabe que para caminhar juntos o grupo precisa ser motivado. Já dizia o grande escritor Augusto Cury “Devemos elogiar as pessoas em público e corrigi-las em particular”, dessa maneira os objetivos serão facilmente alcançados.

Reconhecimento

reconhecimento no trabalho

Reconhecer o trabalho do outro é fundamental para que haja vontade de continuar, quem trabalha motivado jamais de cansa do que faz e acha prazer em realiza-lo. É preciso saber a hora certa de reconhecer um bom funcionário e mostrar quão importante ele é para o grupo.

Pequenas ações geram grandes frutos, saiba a hora certa de falar e de ouvir, distribua as atividades e sempre tenha humildade para ouvir críticas, seja destrutiva ou construtiva. Um líder de não caminha à frente, mas ao lado de sua equipe.

Tags: , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 20/01/2014

Compartilhar