Home » Família

3 dicas fundamentais no encontro com a sogra

Conhecer a família de quem você namora pode ser um grande desafio, seja você mesmo e procure ser o mais agradável possível.

Primeiro encontro com a sogra? Para muitos isso é pior coisa do mundo. Existe uma mistificação da relação sogra e genro, onde um não pode conviver bem com o outro e até se amar. Mas claro que isso é uma inverdade e vamos mostrar como fazer diferente.

sogrraa

Como lidar com a primeira impressão

Lidar com a sogra ou com qualquer outra pessoa em um primeiro encontre requer alguns cuidados, você nunca deve se passar por algo que você não é, todavia, evitar alguns erros e indiscrições bobas podem lhe ajudar.

É muito importante ser pontual no primeiro encontro, não se adiante muito para não mostrar ansiedade demais, porém o atrasado pode trazer desconforto. A sogra pode pensar que você não está dando devida importância ao compromisso.

sogra111

A vestimenta é importante tanto no encontro com a sogra, quanto em uma entrevista de emprego, reuniões e quaisquer compromissos com maior formalidade. Tudo depende do ambiente, você deve se vestir de forma adequada para o local, entretanto, para um almoço na casa da namorada não é interessante usar um terno, tão pouco a roupa de jogar bola no sabadão. Procure se sentir bem, sem chamar atenção demais.

Mostrar interesse nas histórias, nas falas dos integrantes da família é importante, principalmente da sogrona, pois não existe nada pior do que conversar com alguém que não mostra interesse no papo. Cuidado para não marcar um gol contra.

sogrinhaaa

Junto com o interesse se encontra a integração, procure por gostos comuns com a sogra e até com o sogrão, depois desenvolva as conversas em torno deles.

É de suma importância desligar todos os aparelhos eletrônicos, principalmente o celular, desta forma você evita se perder em conversas do WhatsApp e Facebook, o que seria mais um golaço, contra é claro!

Como se comportar nas refeições em família

Algumas dicas podem ajudar muito na hora de sentar-se à mesa.

Primeiro, sempre lave as mãos antes da refeição, mesmo que seja o único. Isso vai causar uma boa impressão.

gfhuirgiurhgklj

Segundo, evite brincadeiras de mal gosto e papos envolvendo futebol e religião, pois algumas pessoas levam a sério e a situação pode ficar constrangedora. Falar de coisas nojentas não somará a seu favor.

Terceiro, mostre algum respeito a etiqueta básica, como não colocar os cotovelos sobre a mesa. Podendo assim causar uma boa impressão sobre a educação ensinada pelos seus pais.

Quarto, sempre elogie a refeição, mesmo que não seja a melhor refeição do mundo. Mas não minta sobre algo que você não gosta, pois as expressões faciais irão entregar você.

Quinto, cuidado para não encher o copo até a boca, essa atitude pode leva-lo a passar vergonha. Você estará facilitando para o azar, pois qualquer esbarrão vai levar o liquido a sujar a mesa toda.

Como conversar sobre família e futuro

É muito importante saber discernir suas falas, pois não é interessante assustar a sogrinha já no primeiro encontro. Ao falar sobre família e futuro, cuidado para não expor demais as intimidades do casal.

kyujlkyçyhjçkl

Cuide para não parecer que vocês estão pensando em ter filhos e se mudar no dia seguinte, ou mesmo que estejam sendo descuidados.
A dica ideal é: Não fale sobre aquilo que te deixaria desconfortável ou sua mãe e vó. Saiba mais sobre relações familiares no vídeo a seguir:

Não são todos que tiram a sorte grande de ter uma sogra tranquila, calma e até amiga. Mas para descobrir se você terá essa sorte ou não, será preciso passar pela prova de fogo: o encontro com a sogra.

Sogra 2

Seja homem ou mulher, o primeiro encontro com os pais de sua parceira ou parceiro sempre causa arrepios, ansiedade e uma boa dose de nervosismo. Mas relaxe, com essas 3 dicas fundamentais, tudo estará sob controle nesse encontro com a sogra! Confira as dicas:

Como lidar com a primeira impressão

É clichê, mas é verdade, a primeira impressão é a que fica de fato. Mesmo que você tente mudar a impressão que a sua sogra tenha de você, será muito difícil e até mesmo demorado.

Sogra 1

Mas se a filha ou filho dela te ama como você é, certamente ela encontrará algo de bom em você. E a primeira dica é: seja quem você é de verdade. Não tente agradar as pessoas pelo o que você não é, aja naturalmente, não minta e seja sempre educado(a).

Algumas pessoas dizem que algumas mentirinhas são saudáveis, mas não, não são! Por menor que seja a mentirinha, uma hora virá à tona e acredite, irá causar um problemão para você e ainda colocará o seu relacionamento em risco.

Por isso, tente causar boas impressões pelo o que você é, o que gosta e o que faz de verdade.

Como se comportar nas refeições em família

É comum o encontro acontecer rodeado de comida e bebida boa. E é claro, que é preciso se comportar à mesa também.

A educação e o respeito sempre devem andar juntos, em todo e qualquer momento. Não se esqueça de agradecer e encontrar palavras para fazer um elogio sincero. Caso o prato principal ou qualquer outro prato não seja de seu gosto, não faça desfeita dizendo que “não gosta” ou que “não quer”. Ao menos experimente o prato, afinal, sua sogra deve ter pensando muito na escolha dele.

Sogra 3

Mas e se o prato for algo que você goste muito? Coma com moderação! Nada de exageros ou comer até passar mal, apenas o suficiente e lembre-se: elogie se gostar de verdade, mas se por acaso não estiver tão bom assim, melhor não dizer nada.

A bebida também é algo que deve ser moderado, afinal, não é nada legal ficar com uma má fama,  logo no primeiro encontro, afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Como conversar sobre família e futuro

Durante o encontro, é natural algumas perguntas acontecerem, como por exemplo, o que você quer do futuro. E é claro que não estão perguntando apenas do seu, mas de seu relacionamento. Se vocês ainda não conversaram sobre isso, diga apenas que ainda não tem planos futuros e que querem aproveitar o período de namoro.

Sogra 4

Muitas vezes o assunto filho acaba rodeando a mesa e pode ser um momento desagradável para vocês, se você se incomodar com o assunto nesse momento inicial, diga apenas que não conversaram, pois requer planejamento.

Todo pai e toda mãe quer ver seu filho bem encaminhado na vida, então demonstre para eles o que você já demonstra para o seu amor: o quanto você apoia suas decisões e o quanto pretendem crescer juntos.

Com essas 3 dicas fundamentais no encontro com a sogra, certamente você conseguirá passar pela prova de fogo e chegar ao coração dela também. E para te ajudar (ainda mais), veja mais algumas dicas para o encontro com a sua sogra nesse vídeo do Youtube: 

No primeiro encontro com alguém especial, sempre causa uma ansiedade, não é mesmo? Mas além disso, se tem um encontro que causa muito mais ansiedade é o famoso encontro com a sogra.

Sogra entre filho e nora

Afinal, não é toda sogra que concorda com a escolha do filho ou da filha, não é mesmo? Então para que você consiga passar por mais essa fase da sua vida, veja essas 3 dicas fundamentais no encontro com a sogra! Certamente, elas irão te ajudar (e muito) nesse momento:

Como lidar com a primeira impressão

Para o primeiro contato com a sua sogra, e preciso ter uma dose de cuidado extra. Afinal, é nesse momento que ela terá as primeiras conclusões de você e responderá a pergunta crucial: “ele é bom para minha filha?” ou ainda “ela é boa para meu filho?”.

Sogra idosa.

Então se prepare para que nesse momento você consiga passar apenas as boas impressões. Foque em coisas que você é realmente bom e mantenha sempre a educação e o respeito, aliás, essa é uma dica para toda a vida!

Evite conversar sobre coisas que você não gosta ou que não tem conhecimento, e o mais importante: nunca finja ser alguém que você não é. Converse naturalmente e nunca, em hipótese alguma, conte alguma mentira para agradar. Melhor ser sincero desde o começo, não é mesmo?

Como se comportar nas refeições em família

O mais natural é que esse encontro com a sogra acontece no horário de alguma refeição, e caso não aconteça, certamente terá alguma coisa para comer ou apenas beliscar. Seja elegante: nada de comer como se não houvesse amanhã, mas também não deixe de comer por vergonha.

Comendo espaguete

Ao menos experimente o que será servido durante a conversa e se possível, procure algo para elogiar, afinal, sua sogra também deve ter pensando no que preparar para esse momento. Caso não goste de alguma coisa, não seja grosso, tente ao menos experimentar, mas se isso não for possível, diga o mais educadamente possível, que está satisfeito ou que não aprecia tanto esse prato.

A bebida é algo que também deve ser moderada. Aliás, isso pode dizer muito sobre você, lembre-se: a primeira imagem é a que fica!

Como conversar sobre família e futuro

Conhecer a sogra é um passo que todo relacionamento sério alcança, mas somente se o casal perceber que tem futuro. Certamente o casal já deve ter conversado brevemente sobre o futuro, como a possibilidade de casar e ter filhos. E preparem-se: essa questão possivelmente estará presente no encontro com a sogra.

Sogra feliz com a nora e o filho.

Se vocês ainda não conversaram ou não querem nem pensar nisso agora, diga aos seus sogros que ainda não tem conclusões quanto ao assunto filhos e casamento, pois no momento vocês querem se conhecer melhor e se adaptar um ao outro. Afinal, o namoro é para isso!

E se por acaso surgir algum assunto um tanto quanto embaraçoso para vocês, não deixe o constrangimento acabar com o momento. Tente respirar fundo, manter a calma e tentar mudar o foco da conversa para você se sentir mais a vontade.

Quer mais dicas de como sobreviver ao encontro com a sogra? Então veja esse vídeo do Youtube:

Cena do filme A sogra

O primeiro encontro com a sogra sempre rola uma preocupação, já que as famosas sogras não possuem uma fama tão boa com suas noras e genros.

Se você está se preparando para esse encontro, confira agora as nossas dicas para se dar bem:

Como lidar com a primeira impressão

A primeira impressão é a que fica. Famosa frase que todos já ouvimos falar e, por esse motivo todos temos medo do primeiro encontro - com o/a pretendente e também com a mãe dele ou dela!
Sogra e nora
A dica fundamental para esse momento é: mantenha a calma! Sei que é difícil, porém somente se tiver calma, é possível evitar cometer gafes. Além é claro de conseguir manter a mente clara e agir naturalmente.
É comum também o receio da querida sogra não gostar da sua aparência. Por isso, uma dica é usar roupas que não chamem tanto a atenção e que faça você se sentir confortável.
Meninas, não exagerem na maquiagem! Conhecer a sogra não é uma balada que pede uma make toda trabalhada, prefira o básico nesse quesito.

Como se comportar nas refeições em família

Almoço em família
Normalmente a apresentação dos pais para o seu futuro companheiro ou companheira, acontece durante um almoço ou um jantar de família. Por isso é legal ter algumas noções sobre esse momento. Assim você evita cometer alguns errinhos e não passa vergonha.
Uma dica fundamental é: não coma e nem beba exageradamente. Além de ser deselegante, a primeira impressão da sua sogra certamente não será das mais amigáveis.
Caso o prato seja algo que você não aprecie ou simplesmente não goste, seja educada(o) ao falar sobre isso. Afinal, sua sogra preparou o prato com todo carinho para te conhecer! Outra dica é: não coloque em seu prato mais do que você é capaz de comer, deixar a comida sobrar também não é nada agradável.

Como conversar sobre família e futuro

encontro com a sogra
Algumas sogras, logo no primeiro encontro já querem saber informações importantes como quando será o casamento, quantos filhos vocês terão e até perguntam o nome das crianças!
Não se assuste e também não tenha atitudes grossas e rudes. Haja naturalmente e diga que vocês não conversaram sobre isso, afinal esse momento vocês só querem se curtir!
Evite também rir alto demais ou falar alto demais. Isso pode ser irritante e dar uma impressão errada para sua sogra. Converse naturalmente e demonstre interesse por ela e pela família em que você está entrando agora.
E lembre-se: tenha calma e seja sempre você mesmo!

Publicado por Bianca
Revisado em 15/03/2016

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

3 dicas fundamentais no encontro com a sogra - Blogcamp

Home » Família. 3 dicas fundamentais no encontro com a sogra. Conhecer a família de quem você namora pode ser um grande desafio, seja você mesmo e procure ser o ...

Blogcamp

blogcamp.com.br. Blogcamp. Mudança do comportamento do consumidor. 5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita. ... 3 dicas fundamentais no encontro com a sogra.

Estudos Sobre Blog - scribd.com

Estudos Sobre Blog - Ebook download as PDF File (.pdf), Text File (.txt) or read book online.

Blog Final - scribd.com

Scribd is the world's largest social reading and publishing site.

Blogs.com - Estudos sobre blogs e comunicação - DOCUMENTS.TIPS

Neste (escrito por 17 autores e organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo) você terá várias dicas na... Home; ... 3. Blogs.com: estudos sobre ...

Os blogs na web 2.0: publicação e organização coletiva da ...

O objetivo deste artigo é traçar um panorama atual dos métodos de representação e recuperação de conteúdo nos blogs, desde suas primeiras manifestações até ...

Blogs.com | Raquel Recuero and Marcelo Burgos - Academia.edu

Academia.edu is a platform for academics to share research papers.

Edson Amazônida Urbano

Edson Amazônida Urbano http://www.blogger.com/profile/06198221838341611241 [email protected] Blogger 548 1 25 tag:blogger.com,1999:blog-5193059645708593939.post ...