Home » Datas Comemorativas

19 de novembro Dia da Bandeira

As datas de comemorações do Brasil são muito festivas e alegres, porem, sua história em contexto supera toda a euforia esperada na data.

Bbandeira nacional

Contexto Histórico

O Dia da Bandeira é considerado por muitas pessoas que se importam com os contextos históricos do Brasil um dos dias mais importantes do ano, toda uma explicação e toda uma aclamação pela nossa nacionalidade se torna cada vez mais explícita e orgulha a milhões de brasileiros em sua data.

Dia da bandeira

O Dia da Bandeira acontece e é comemorado no dia 19 de novembro, pois, foi neste dia só que no ano de 1889, que o decreto por lei oficializou um dia que homenageasse o símbolo extremo da pátria de um país, tudo isto acontece devido ao fato de nossa bandeira ter sido instituída depois de quatro dias à Proclamação da República, portanto, comemora-se no dia 19 de novembro de todos os anos.

Alguns eventos acontecem exclusivamente para a celebração desta data em alguns cantos do país, locais públicos e órgãos governamentais se responsabilizam de celebrar da maneira mais política e sincera possível o dia da Bandeira, que, consequentemente, ao final de cada celebração, é brindada com chave de ouro ao bom e velho Hino Nacional.

Curiosidades da Data

Dentro destes contextos que acontecem anualmente, algumas curiosidades e características são encontradas e respeitadas por todos, caso isto não aconteça, certamente uma punição individual deverá ser aplicada. Veja:

História do dia da bandeira

-Primeiramente, uma das curiosidades e demonstrações de respeito mais fortes e contundentes é que quando há várias bandeiras hasteadas em nosso país, por algum tipo de celebração, seja no esporte regional ou em algum evento de gala, a bandeira nacional deve ser a primeira a chegar ao topo e a ultima a descer.

-Outro fator interessante é que quando a bandeira nacional fica muito suja ou rasgada, ou seja, ela fica velha, imediatamente as entidades devem trocá-la por uma nova, então, a mesma bandeira deverá ser levada a uma unidade militar na qual será queimada em todo dia 19 de novembro.

-Para finalizar, um fator interessante é que quando a bandeira é hasteada no período da noite, ela deve ser iluminada, ou seja, com lâmpadas de ambas a parte de seu apoio para poder deixar bem explicita a nossa nacionalidade e patriotismo.

Dia da bandeira Calendario

Hino da Bandeira

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 23/01/2013

Compartilhar